9.2.17

Forró das Três e Meia na farra do final de semana

A experiência deu certo e neste sábado, 11, o grupo estará no Espaço Cultural Apoena, animando o Baile Carnavalesco do Bloco da Canalha, e no domingo, 12, volta ao Centro Histórico de Belém, para realizar mais um Cortejo Forrozeiro, à convite da Casa Velha.  

Por Jaqueline Ferreira 

Se o carnaval é tido como a festa popular mais democrática que existe, por que não juntar com o forró e fazer uma cortejo forrozeiro arretado ao som da sanfona e zabumba?! Um cortejo de carnaval ao som de forró, xote, baião e quadrilha, puxado pela zabumba, sanfona e triângulo.  

Quem disse que esses ritmos não podem ganhar a avenida na festa de Momo, na capital paraense? O grupo Forró das Três e Meia provou que sim e arrastou admiradores num cortejo animado pela Cidade Velha, no último final de semana. A ideia caiu bem no gosto do povo e os músicos vão repetir a experiência de tomar conta das ruas, neste domingo, 12.

A convite da Casa Velha 226, centro cultural que vêm movimentando a cidade com uma vasta programação semanal, o grupo quer arrastar a galera pelas ruas do bairro em um clima arretado de arrasta-pé. Circulará no entorno da Casa, a partir das 18h, e depois retorna ao ponto de partida, onde a festa continua.

O Forró das Três e Meia é um grupo itinerante, que surgiu durante as viagens do acordeonista Reebs Carneiro pelo Brasil. Em Belém, o projeto ganhou a participação de mais três músicos da terra, Johny Craveiro (percussão e vocal), Rodrigo Ethnos (triângulo e vocal) e Victor Hugo (zabumba e vocal). 

“Passei dois anos percorrendo a costa brasileira procurando a chave do que se chama o forró. Aqui em Belém, juntamos esse grupo e temos feito um forró que, inconscientemente, mescla a tradicional música nordestina com elementos indenitários paraenses. O resultado é um barulho de chinelo raspando o chão, que dá pra ouvir de longe", explica o músico, Reebs Carneiro. Juntos, eles têm realizado uma vasta agenda de apresentações em espaços culturais da cidade, reunindo os amantes do forró estilo pé de serra.

Agenda

  • Bloco da Canalha. Data: 11 de fevereiro, sábado. Hora: 20h. Local: Espaço Cultural Apoena (Av. Duque de Caxias, 450, esquina com Antônio Barreto - Marco). Ingressos: R$ 10,00. Contatos: 98373-7177//98350-003.
  • Cortejo Forrozeiro. Data: 12 de fevereiro, domingo. Hora: 18h. Local: Casa Velha 266 (Travessa Gurupá, 226, entre Dr. Malcher e Cametá - Cidade Velha). Ingressos: R$ 5,00. Contatos: 98373-7177//98350-0035.

Nenhum comentário: