2.2.17

Projeto Vertigem chega com “Trunfo” em Goiânia

Fotos: Débora Flor
Concebido entre fevereiro e setembro de 2015, em Belém, “Trunfo” foi contemplado pela segunda vez com o Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo, em 2015, desta vez para uma circulação nacional. É na capital de Goiás que serão realizadas as primeiras ações do grupo, com apresentações nesta quinta (2) e sexta (3), às 20h, no alto da Praça Universitária, no setor universitário da cidade.

O grupo chegou na noite de terça-feira, 31 de janeiro, à capital de Goiás, e durante a tarde desta quarta-feira, 1º, se encontrou com a Cia Corpo na Contramão, grupo que há mais de 20 anos realiza um trabalho de pesquisa em união de técnicas e linguagens. Foi o primeiro intercâmbio da circulação. 

“Treinamos uma dinâmica de View Point sensacional. É uma técnica de criação, que lembra o contato-improvisação, mas tem outros gatilhos, não só corpo, texto também entra, e música, etc, tudo é estímulo”, relata Luan Weyl, que integra o elenco de “Trunfo”, formado ainda por Marina Trindade, uma das atrizes fundadora do grupo, em 2012, e por Katherine Valente.

Apresentar o espetáculo a outros públicos e interagir com artistas que investigam linguagens para a cena do corpo, ganhar experiência, quem sabe o mundo. Depois de Goiânia, Trunfo passará ainda por Nova Lima/MG, Salvador/BA e Campinas/SP, cidades que entraram no roteiro, além do Vale do Capão (BA), onde participam do Festival Internacional Diamantino de Circo. 

Jornadas iniciadas a partir das cartas de Tarô

Ambivalente, o espetáculo conduz a plateia a uma experiência única, onde os universos mágicos do circo e do jogo milenar das cartas de Tarô se encontram. O jogo interessante de “Trunfo” é que sua jornada é definida quando os atores oferecem a alguém na plateia a chance de tirar a grande sorte no baralho. 

Das 13 cartas confeccionadas especialmente para o espetáculo, cinco são puxadas por pessoas na plateia. Cada carta aponta para uma sequencia e combinações de cenas aparecem. 

O trabalho chega a ser desafiador, pois todo o elenco precisa saber todas as falas e cenas. A equipe técnica também precisa estar atenta, pois a cada nova edição de movimentos, nova luz, outra trilha e sonoplastia são necessárias para corresponderem à encenação. Um jogo de sorte e destino. 

“Trunfo” experimenta linguagens, entre elas a do teatro dentro do formato circense. Paulo Ricardo Nascimento, fundador do grupo In Bust Teatro com Bonecos, dirige o Projeto Vertigem, desde 2012, quando o grupo estreou o primeiro espetáculo "Te vira! Tu não és de circo?", também contemplado com o Prêmio Funarte/Petrobrás Carequinha de Estímulo ao Circo 2011 e depois em 2013, o espetáculo “mARESia”, contemplado com bolsa do Instituto de Artes do Pará. 

O hibridismo na cena do circo

Além do jogo teatral, a experiência diversa que cada um dos atores traz para o grupo torna o híbrido, uma particularidade da montagem. “Cada um de nós tem experiências bem diferentes. Eu trago minha vivência da dança, desde criança, e do circo, desde 2009. 

Luan traz experiência riquíssima da arte de rua e das artes marciais e a Kathe, que é formada no curso técnico em ator e que trabalha bastante com teatro de rua, há três anos encontrou uma paixão pelo circo e mergulhou de cabeça. Todas essas vivências se encontram nessa arte de desafiar o corpo”, diz Marina Trindade.

Katherine Valente integra o grupo desde as apresentações do espetáculo em 2015. Para ela o jogo teatral em Trunfo encontrou um terreno mais concreto dentro da proposta circense da encenação. “Nesta nova fase, estamos com entrosamento. A linguagem do circo somada com o jogo do teatro é perfeita. Aliás, são duas artes que nunca deveriam ter sido dissociadas. As duas artes juntas e interligadas acrescentam uma a outra, ressignificando o que se quer pra cena”, reflete a atriz.

Há quatro anos experimentando diversas linguagens artísticas e há mais de dez lidando com o Tarô,  Luan diz que esta é uma oportunidade para colocar em prática o que já experimentou tendo o corpo foco de encenação. 

“Essa circulação é como a realização de um sonho. Venho trabalhando teatro, circo e corpo de forma geral, sem me especializar em uma área. E neste sentido, Trunfo é perfeito. Cada carta tirada no jogo se manifesta de forma diferente (acrobacia de solo, tecido aéreo, trapézio, malabarismo, palhaçada...)”, diz o ator.

CIRCULAÇÃO

Intercâmbio
“A jornada: do treinamento ao processo de criação em artes circenses” - Período-duração: 1 dia /Carga-horária: 8h

Goiania/GO

Produção Local: Jambo e Jambu
Dia 1º - Intercâmbio: com o Cia Corpo na Contramão
Dias 2 e 3- "TRUNFO" - apresentação + bate-papo
Horário: 20h
Local: alto da Praça Universitária - atrás biblioteca Marieta Telles Machado.
Endereço: Praça Universitária - Setor Universitário. - Goiânia/GO

Nova Lima – MG

Produção Local: Cia Suspensa
Dia 6 – Intercâmbio com a Companhia Suspensa 
Dias 7 e 8 - "TRUNFO" - apresentação + bate-papo
Horário: 20h
Local: C.A.S.A – Centro de Arte Suspensa Armatrux
Rua Himalaia, 69 - Vale do Sol

Salvador – BA
Produção Local: Fulanas Cia de Circo
Dia 10 – Intercâmbio com as Fulanas Cia de Circo
Dias 11 e 12 - "TRUNFO" - apresentação + bate-papo
Horário: 17h30
Espaço Circo Picolino - Av. Otávio Mangabeira. S/n - Pituaçu - Salvador/BA

Chapada  – Vale do Capão – BA
Dia 16 – Apresentação do espetáculo TRUNFO

Campina – SP
Produção Local: Nano Circo
Dia 19- "TRUNFO" - apresentação
Horário: 19h
Espaço Nano Circo - Rua Tácito Monteiro de Carvalho e Silva n: 629 
Barão Geraldo - Campinas/SP

Ficha Técnica
TRUNFO - Duração: 40min
Elenco: Marina Trindade | Katherine Valente | Luan Weyl
Direção: Paulo Ricardo Nascimento
Criação de Cenas: Coletivo
Iluminação: Malu Rabelo
Trilha Sonora: Armando de Mendonça
Sonoplastia: Paulo Ricardo Nascimento
Cenografia: Cleber CajunConfecção das cartas: Victoria Rapsódia
Figurino: Anibal Pacha, Nanan Falcão
Realização: Projeto Vertigem
Coordenação do projeto: Marina Trindade
Produção e Comunicação: Central de Produção - Cinema e Vídeo na Amazônia
Produção Executiva: Tainah Fagundes
Fotografia: Débora Flor
Vídeo: Rafael Café e Débora Flor
Arte Gráfica: Lucas Gouvea

Nenhum comentário: