25.4.17

Casarão traz sábado cênico e lúdico no Amostra Aí

O Casarão do Boneco realiza, neste sábado, 29, a partir das 18h, mais um Amostra Aí, evento voltado ao público infantil, mas que adulto também adora. A proposta segue a linha de sustentabilidade do espaço, com ingresso na base do ‘Pague quanto puder’.​ Na Av. 16 de Novembro, 815, entre Veiga Cabral e Praça Amazonas.

Sempre recheado de bons espetáculos, performances e contações de histórias, e datado do ano de 1903, além de manutenção, o Casarão do Boneco precisa de reparos em seu corredor, pisos e fachada. Em 2015, foi lançada uma campanha Salve Salve Casarão do Boneco, com projeto de captação de recursos pelo Catarse. A meta de  R$ 60.000,00 não foi alcançada: https://www.catarse.me/salvecasaraodoboneco. 

O Casarão segue sua jornada, abrindo suas portas, recebendo o público, trazendo momentos lúdicos e de emoções diversas, com apresentações no Anfiteatro dos Tajás e em suas salas, realizando oficinas, encontros e sim, tramando sempre mil ideias para que se cumpra a real meta de seu destino. O espetáculo não pode parar!

Histórias, exposição de mamulengos e performance

Marluce Oliveira conta história
A nova edição do projeto Amostra Aí, inicia às 18h, ainda no portão do Casarão do Boneco, quando o público é recebido pelo mascarado Evanescente, uma performance mascarada ou um teatro de rua na calçada. 

Maurício Francco coloca a máscara Evanescente, os sinônimos do seu nome demarcam suas características, da leveza no andar ou o esvanecer do até logo. A ação artística provoca o jogo do relacionar-se com o entorno.

Próximo passo é para dentro do Casarão, onde os bonecos anfitriões recebem todos na diversificada e colorida exposição de Mamulengos do Casarão. A mostra remonta um histórico de trabalho da In Bust – Teatro Com Bonecos, na Tv Cultura com o programa infantil Catalendas, além de bonecos de oficinas e espetáculos construídos ao longo de duas décadas do grupo.

Moradores totais do casarão, é lá mesmo, que eles vivem e fazem a festa, vejam: https://www.youtube.com/watch?v=l6lUPJKjczc

Inaugurada na última edição do projeto Circular Campina-Cidade Velha, no começo do mês de abril, a exposição atraiu a atenção de crianças e adultos, que têm a oportunidade de se encantar com a originalidade e detalhes dos bonecos, construídos com características da cultura paraense: o patchouli, a juta, as sementes, o miriti, que por si, já contam histórias da região nortista.

Vandileia Foro conta história
Ás 19h, duas histórias serão apresentadas no Anfiteatro dos Tajás, “A menina que Reencantou seu mundo”, de Marluce Araújo. Arte-educadora que sempre enriquece a programação da casa com a ludicidade de suas histórias, conta como a menina AUE descobre na arte de contar histórias, seu encanto pelo mundo.

Em seguida Vandiléia Foro apresenta “Clarinha na ilha”, que narra a história de uma menina que ao brincar de barco em sua banheira, imagina fazer um passeio por uma ilha, onde encontra animais diferentes dos que conhecia, estranhos, mas que garantem uma história cheia de aventuras e novas descobertas. Tudo isso é contado por uma vendedora de brinquedos que está perdida, sem saber como chegar na Ilha de Cotijuba.

Entre a abertura e o início da contação de histórias, o público também pode dar uma voltinha e se deliciar com as comidas da Alimentação Gentil, e adquirir na lojinha, DVD's, CD's e livros, com preços acessíveis. O bazar de roupas vai funcionar também com novidades em seu acervo.

In Bust encerra programação com espetáculo

O Conto que eu Vim Contar, com In Bust
Fechando a noite, a In Bust Teatro com Bonecos apresenta “O conto que eu vim contar” a história se passa numa fazenda, no Marajó- Pará. Seu Bastião, um homem muito brabo, é o dono do lugar. Ele tem uma filha linda, Hosana, que sonha em ser mãe. Desde que a mãe de Hosana se foi, o Bastião nunca mais sorriu e tem medo de perder a filha. 

A história se passa em um lugar que é banhado por um rio cheio de segredos, guardado pela Mãe D’água, onde vivem muitas criaturas, inclusive.o Boto. O texto, de Adriana Cruz, é inspirado no texto Um Conto de Natal, que David Matos criou para o programa Catalendas, da TV Cultura do Pará.

O Casarão do Boneco é a sede do grupo In Bust – Teatro Com Bonecos a mais de 14 anos. De três anos para cá um coletivo de artistas, com o desejo de manter em funcionamento um espaço cultural que exerça a função social de difundir a arte na cidade de Belém, tem mantido uma programação anual. São eles: In Bust Teatro Com Bonecos, Produtores Criativos, Cia de Teatro Madalenas, Bando de atores independentes, Projeto Vertigem, Cia Sorteio de Contos. A Amostra Aí tem apoio da Cultura Rede de Comunicação e do blog Holofote Virtual.

Serviço
“Amostra Aí” de abril. Neste sábado, 29, a partir das 18h, no Casarão do Boneco – Av. 16 de Novembro 815 próximo a praça Amazonas. Os portões abrem às 18h. O ingresso é: Pague quanto puder.

Nenhum comentário: