10.4.17

Frei Betto chega a Belém para lançar biografia

O lançamento do lançamento do livro “Frei Betto — Biografia”, de Américo Freire e Evanize Sydow, será hoje, 10 de abril, às 18h, no auditório da OAB (Gama Abreu, em frente Praça Barão do Rio Branco). Haverá bate papo com os autores e Frei Beto, e apresentação musical com a cantora, instrumentista e compositora Iva Rothe e do músico compositor Maurício Panzera. Entrada franca.

O livro conta as diversas histórias que marcam a vida de Frei Betto, em que a religião, a política e a militância se articulam para criar uma sociedade democrática e plural, que acolha todos os cidadãos. Os autores revelam o significado histórico da vida e do trabalho de Carlos Alberto Libanio Christo, o Frei Betto, em meio às transformações político-sociais que ocorreram no Brasil e nos demais países da América Latina a partir dos anos 1960.

O livro já foi lançado, no final de 2016, no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Tem prefácio de Fidel Castro e no texto de Fernando de Morais traz o comentário...”Talvez por ser escrito a quatro mãos por uma jornalista e um historiador, Frei Betto: biografia seduz o leitor com uma saborosa técnica narrativa”.

Betto é um personagem-chave dessa história no Brasil e uma figura fundamental para entender como acontecem essas conexões. Ele é um articulador nesse processo, porque ajuda a compor o campo popular no país. Rever a biografia dele é compreender esse papel que o Betto teve como ponte.

Adepto da Teologia da Libertação, Frei Beto é militante de movimentos pastorais e sociais, tendo ocupado a função de assessor especial do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva entre 2003 e 2004. 

Foi coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero. Em 1962, foi escolhido como dirigente nacional da Juventude Estudantil Católica (JEC). Foi preso por duas vezes sob a ditadura militar: em 1964, por 15 dias; e entre 1969-1973. Após cumprir quatro anos de prisão, Frei Betto teve sua sentença reduzida pelo STF para dois anos.

Carlos Alberto Libânio Christo nasceu no ano de 1944, em Belo Horizonte, MG, Filho de um cronista do jornal Estado de Minas e de uma autora de livros sobre culinária, manifestou desde cedo a vocação para a escrita. Em 1965, entrou para o convento dos dominicanos, onde se tornou frade. Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia.

Como jornalista, atuou na Revista Realidade e no jornal Folha da Tarde desafiando a censura do regime militar. Foi preso político de 1969 até 1973. Foi a partir de um livro publicado nesse período que ganhou renome nacional e internacional. Com o livro Batismo de sangue, de 1983, ganhou o Jabuti, principal prêmio literário do Brasil. Assessor da Pastoral Operária e de movimentos populares, colabora com vários jornais e revistas.

Sua experiência na prisão está relatada nos livros "Cartas da Prisão" (Agir), "Diário de Fernando - nos cárceres da ditadura militar brasileira" (Rocco) e Batismo de Sangue (Rocco), premiado com o Jabuti de 1983, traduzido na França e na Itália. Também escreveu O fermento na massa, 1981; O dia de Ângelo, 1987; Essa escola chamada vida, 1988 (em parceria com Paulo Freire e Ricardo Kotscho) e A menina e o Alfabetto, autobiografia escolar, 2002.

Serviço
Lançamento do livro  “Frei Betto — Biografia”, de Américo Freire e Evanize Sydow. Nesta segunda-feira, 10, às 18h, no auditório da OAB, na Gama Abreu, Praça Barão do Rio Branco (Praça da Trindade), 93 - Campina. Haverá bate papo e apresentação musical. Realização: OAB e Milton Kanashiro. Apoio: Holofote Virtual, Ocupa República e Toró Gastronomia Sustentável.

Nenhum comentário: