19.2.18

Concerto “sem chumbo nos pés” no palco do Sesc

Propondo um diálogo entre a canção e a música eletrônica, o espetáculo de Naldinho Freire em parceria com a paraense Beá Santos está de volta a Belém, no Centro Cultural Sesc Boulevard. Nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, às 19h, com entrada franca.

O show traz informações musicais diversas, acumuladas por uma trajetória de mais 30 anos de fazer artístico. Filtrado por uma viagem pela poesia e pelas formas musicais adotadas pelo duo, o concerto traz canções inéditas como “Biruta” (Naldinho Freire e Lau Siqueira), “Surreal” (Naldinho Freire/ Kelcy Ferreira) e “Pretty Down” (Mario Lucio), entre outras, também compostas por vários parceiros e trabalhadas ao longo de 2016.

“Estabelecer conexões é a melhor forma de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, ainda que simbolicamente. A arte nos proporciona essa vivência, Brasil, África, Europa… Minhas raízes têm um pouquinho de cada lugar”, diz Naldinho Freire.

“Sem chumbo nos pés”, o novo projeto do músico paraibano, com direção e produção musical da instrumentista Beá Santos, é o retorno de Naldinho Freire a composições mais pautadas pelo violão, como o instrumento norteador para as melodias e textos das canções, numa constante interlocução com a música eletrônica, proporcionando nuances que levam a patamares e recortes contemporâneos. 

“Todo artista é um pássaro”, afirma Naldinho. “E creio que nós precisamos dessas asas que nos levam a criar. 

O mundo é um espaço com seus pesos e cabe-nos fazer florescer a essência da leveza, pois a arte é uma das poucas coisas que nos abrem os olhos, a mente e o coração. É disso que eu trato neste novo projeto, marcado pelo meu momento pessoal e afetivo, mas também pelo contexto político que estamos vivendo”, comenta o artista.

Intitulado a partir da canção “Pássaros”, parceria de Freire com Pedro Osmar do grupo Jaguaribe Carne, no final de 2016, o projeto foi apresentado à produtora cultural paraense Inês Silveira, que realizou a curadoria musical e sugeriu canções que fazem parte do show que está em circulação, experimentação e em fase de produção fonográfica. 

O show estreou no Recife (PE), em janeiro de 2017, e foi apresentado no mês de abril na cidade de Praia, capital de Cabo Verde, e no município do Tarrafal – Ilha de Santiago/CV. No mês de agosto, estreou em Belém, e em outubro seguiu em turnê por alguns estados do Brasil, chegando ao Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Recife (PE), J. Pessoa (PB), Pium (RN), Natal (RN) e Maceió (AL).

Em Alagoas (Foto: Divulgação)
Sobre o artista - Músico-educador, compositor e pesquisador, Naldinho Freire é paraibano, mas está radicado em Belém do Pará. Em 1995 lançou o LP Lapidar; com show homônimo. Viajou por várias capitais do Brasil e países da Europa. Participou dos Festivais realizados pelo SESC no Brasil durante os anos de 1995 a 2004. 

Em 2005, no projeto Misa Acústico, lançou o CD Viandante, gravado ao vivo no Teatro SESC Jofre Soares – Alagoas (BR). Em 2006 publicou, através do CD Raízes, sua pesquisa na música de tradição oral do Nordeste, integrando a Coleção Memória Musical do SESC (AL). Participou do CD Sound of Alagoas lançado em Berlim/GER por ocasião da POPKOMM. 

No período 2008 a 2010 realizou tournée de lançamento do CD RAÍZES na África, pelas Ilhas de Cabo Verde (Santiago, São Vicente e Sal), em Paris/FR, Toulouse/FR, Portugal (nas cidades de Tavira e Castro Marim) e em Rotterdam/NL.  Em 2010 através da Embaixada do Brasil em Cabo Verde, realizou concertos na cidade de Praia e São Domingos, e em 2011 e 2012, no Brasil, publicando o DVD Raízes: Traços Contemporâneos. Em maio de 2011, assumiu a representação da Fundação Nacional de Arte (Funarte/MinC), para as Regiões Norte e Nordeste do Brasil, permanecendo na função até dezembro de 2016. 

Serviço
Espetáculo musical "sem chumbo nos pés", de Naldinho Freire. Nesta quarta-feira, 21, às 19h. Entrada franca.

(Holofote Virtual com assessoria de imprensa do artista).

Nenhum comentário: