19.6.19

Amazônia Doc exibe filmes premiados na 5a edição

Não só os premiados mas também filmes lançados durante as sessões extras, nesta 5a edição do Festival Amazônia Doc. A programação vai de 20 a 26 de junho, às 16h30 e 18h30, no Cinema Olympia, em Belém, com entrada é gratuita. 

A abertura, nesta quinta-feira, 20, será às 16h30 com exibição do curta-metragem em homenagem à professora e crítica de cinema Maria Luzia Miranda Álvares, homenageada este ano. A direção é de Zienhe Castro, que apresenta depoimento das memórias da professora, desde os tempos dos primeiros cineclubes em Belém até a discussão sobre cinema e gênero na Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Em seguida, será exibido "Léguas a nos separar", de Vitor Souza Lima, vencedor na categoria melhor curta metragem da mostra "Amazônia Legal". E também "Torre das Donzelas", da diretora carioca Susanna Lira, lançado em 2018, e que recebeu o prêmio de Melhor Documentário no Festival do Rio do ano passado, além do Prêmio Petrobras de Cinema na 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e de Melhor Direção no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

“Torre das Donzelas” conta a história da luta das presas políticas no Brasil a partir da vida de mulheres militantes de esquerda e ex-companheiras de cela de Dilma Rousseff na ditadura militar. Elas estiveram presas juntas na década de 70 na Torre das Donzelas, como era chamado o conjunto de celas femininas no alto do Presídio.

Produções paraenses

No domingo (23), serão reexibidos "Explosão da Ilha", de Leo Chermont, e que conta a história do contato do músico paraense com um dos principais mestres do carimbó da região do salgado, mestre Chico Braga, de Algodoal, município de Marapanim. Também abordando a temática da música tradicional do estado, no mesmo dia será reapresentado "Boi do Pavulagem é boi do mundo", de Ursula Vidal e Homero Fortunato, que mostra a trajetória do grupo Arraial do Pavulagem.

E para finalizar, o dia 26 foi reservado para a exibição dos premiados na primeira edição do evento, em 2009, com "Verde terra prometida: laços Amazônia e nordeste", da antropóloga Cláudia Kahwage, sobre a vinda de famílias do estado da região nordeste para cidades amazônicas; e "Mataram irmã Dorothy", de Daniel Junge, sobre a morte da missionária norte-americana em 2005, na cidade de Anapu.

O festival Amazônia DOC - Festival Pan-Amazônico de Cinema 2019 foi realizado de 30 de maio a 07 de junho, com programação intensa e reflexões sobre questões de gênero, meio ambiente e movimentos sociais. Trouxe discussões como a luta pelos direitos dos indígenas e da comunidade LGBTQI+, e atividades de formação, além de convidados da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Canal Brasil, Globo News, Médicos Sem Fronteiras, Plataforma VideoCamp, Plataforma Taturana, CineClubeTF.

A realização é da Secretaria do Audiovisual e Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania, com co-realização do Instituto de Cultura da Amazônia (Culta) e Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult-PA) e produção de ZFilmes. Apoio cultural: Fundação Cultural do Pará (FCP), Sesc, Belém Soft Hotel, San Tito, Universidade Federal do Pará (UFPA), Sebrae, Estrela do Norte, Banpará, Pará 2000, NET. Apoio: YetLab, Inovador Talvez, CONNE, Projeto Circular e Funtelpa.

PROGRAMAÇÃO

QUINTA - 20/06 – 16h30
  • Curta Metragem de Homenagem Luzia Miranda Álvares - Dir. Zienhe Castro (10’)
  • “Léguas a nos separar” - Dir.: Vitor Souza Lima (24’)
  • “Torre das Donzelas” - Dir. Susanna Lira (98’)

SEXTA - 21/06 – 18h30
  • “Majur” - Dir.: Rafael Irineu (20”)
  • “Beat é Protesto! O Funk pela ótica feminina” - Dir. Mayara Efe (23’)
  • “Mamirauá” - Dir.: Silvio Da-rin (90’)

SÁB. - 22/06 – 16h30
  • “Huahua” - Dir.: José Espinosa Anguaya (70”)
  • “Bimi Shu Ykaya” - Dir. Yube huni kuin/ Siã Huni Kuin/Isaka huni kuin  (52’)

DOM. - 23/06 – 16h30
  • Curta Metragem de Homenagem Luzia Miranda Álvares - Dir. Zienhe Castro (10’)
  • “Explosão da Ilha” - Dir.: Léo Chermont (20’)
  • “Boi do Pavulagem é boi do mundo” - Dir. Úrsula Vidal/ Homero Flavio (52’)

TERÇA - 25/06 – 18h30
  • “Em El Murmullo Del Vento” - Dir.: Nina Wara Carrasco (61’ )
  • “Sotaque do Olhar” - Dir. Mikaela Plotkin (74’)

QUARTA - 26/06 – 18h30
  • Curta Metragem de Homenagem Luzia Miranda Álvares - Dir. Zienhe Castro (10’)
  • “Verde Terra Prometida: Laços Amazônia e Nordeste” - Dir.: Claudia Kahwage (26’)
  • “Mataram Irmã Dorothy” - Dir. Daniel Junge (94’)

Nenhum comentário: