21.6.19

Dia da Poesia vai celebrar Ruy Paranatinga Barata

O Dia da Poesia será celebrado com homenagem à Ruy Paranatinga Barata (1920 - 1990) que nasceu e completaria 99 anos justamente em 25 de junho. A programação vai até dia 27, com participação de poetas e escritores, que abordarão a obra do poeta sob seus diversos aspectos.

Ruy Paratinga Barata nasceu em Santarém, no dia 25 de junho de 1920. Morreria em abril de 1990, em São Paulo, mas através de sua obra ele continua vivo e considerado um dos maiores de nossa poesia que tanto deu à canção, em parcerias com seu filho Paulo André Barata.

O Dia da Poesia é Lei no Pará, publicada no Diário Oficial do Estado do Pará, em 8 de abril de 1999 – tendo o número 6.195, de autoria do ex-deputado Nadir Neves e tendo sido sancionada pelo falecido governador Almir Gabriel, mas nunca foi comemorado de fato.

Duas décadas depois de criada a lei, e iniciando as celebrações do centenário de nascimento do poeta Ruy Barata, a transcorrer de 2020 a 2021, a Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), através da Diretoria de Artes, resolve assim celebrar a data, embora para os poetas dia de poesia não precisasse de calendário. “Parece lugar-comum dizer isso, mas o dia da Poesia é todo dia; ele é feito pela escrita de cada poeta que reverbera o fazer poético no nosso estado-continente”, diz Alfredo Garcia, Diretor de Artes da fundação.

A programação abre com uma mesa-redonda que vai abordar diversos aspectos da obra poética de Ruy Barata, tendo como expositores Lília Chaves (“Anjo dos Abismos; o anjo e os amigos”); Amarílis Tupiassu (“Do Anjo dos Abismos ao Nativo de Câncer: estilos em transição”); Marinilce Coelho (“Ruy Barata: a poesia para além de uma geração”) e João de Jesus Paes Loureiro (“Ruy Barata: o poeta e o letrista”), com  mediação do professor e poeta Paulo Nunes, no dia 25 de Junho, considerado o Dia da Poesia no Pará, de 9 às 12 horas, no auditório da Casa das Artes (confira programação e endereço).


As inscrições podem ser feitas no local. 
Haverá certificação aos participantes dos 3 dias.


No dia 26, o tema “Poesia para a infância” tem como convidados os poetas Antônio Juraci Siqueira e Giselle Ribeiro, no horário de 19 às 21 horas, tendo como mediadora a professora Solange Ribeiro. O encerramento será no dia 27 de junho, no mesmo horário, tendo como expositores os poetas Carlos Correia Santos e Marcos Samuel Costa, e mediador o escritor Alfredo Guimarães Garcia, a temática abordada será “Poesia para quê e para quem?”, tendo ao final do diálogo o lançamento do livro “Caminhos para longitude”, de Marcos Samuel Costa.

PROGRAMAÇÃO

25 de junho (terça-feira) 
9 horas/12 horas – Mesa-redonda: “Ruy Barata em cinco vozes”, com Amarílis Tupiassu, João de Jesus Paes Loureiro, Lilia Chaves, Marinilce Coelho e Paulo Nunes (mediador).

26 de junho (quarta-feira)
19 horas/21 horas – Mesa-redonda “Poesia para Infância”, com Antonio Juraci Siqueira e Gisele Ribeiro e mediação de Solange Ribeiro. Sessão de autógrafos do livro “A princesa sem dons para tamanha felicidade”, de Giselle Ribeiro. 

27 de junho (quinta-feira)
19 horas/21 horas – Mesa-redonda “Poesia para quê e para quem?”, com Marcos Samuel Costa e Carlos Correia Santos e mediação de Alfredo Garcia. Após evento haverá lançamento do livro “Caminhos para longitude”, de Marcos Samuel Costa.

Serviço
Dia da Poesia - 99 anos Ruy Barata. Auditório da Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré). Inscrições: Não haverá inscrição prévia. A frequência comprovada nas três atividades dará direito a uma certificação de 10 horas. Informações: (091) 3323-0351.

(Holofote Virtual com assessoria de imprensa da FCP)

Nenhum comentário: