28.9.19

Roberta Mártires encerra oficina de crochê criativo

A instrutora Roberta Mártires - Foto: Cláudio Ferreira
A oficina faz parte do Ciclo de Ações Educativas do Projeto Circular Campina Cidade Velha. As aulas terminam hoje, na Fábrica de Velas São João, reunindo moradores da Cidade Velha e outros apaixonados pela técnica. Ha inscrições abertas para mais duas oficinas.

A ideia de Roberta foi instigar memórias para produção de peças que pudessem contar uma história. A artista e produtora cultural, que começou a fazer crochê com 11 anos de idade, criou uma técnica própria de produção. “É uma terapia de grupo também, porque quando se começa a fazer crochê, as pessoas começam a conversar, então cada um de alguma forma vai contar um pouco de sua história e depois a gente tentar juntar essas histórias todas num trabalho manual”, explica Roberta.

O crochê é uma técnica artesanal de criação que utiliza os saberes tradicionais passados de geração em geração. Além disso, a prática do crochê, comprovadamente ativa a memória. Na oficina foram ativadas histórias individuais e coletivas.

“Uma das coisas mais importantes que o Circular promove e que também é o meu discurso é que as pessoas são o mais importante. Não são os prédios, as construções. Não que não tenham importância, mas o maior patrimônio da gente é o patrimônio humano, ainda mais nesse período que a gente vive, onde tudo está muito confuso”, conclui.

Mais duas oficinas com inscrições abertas

Foto: Cláudio Ferreira
As oficinas do Ciclo de Ações Educativos do Circular Campina Cidade Velha estão sendo realizadas em datas específicas. Estão abertas as inscrições para mais duas oficinas que serão realizdas em outubro e novembro.

“Luzes de afetos sobre a Campina” é uma proposta da Associação Fotoativa, que será realizada no período de 18, 19, 25 e 26 de outubro, das 9h às 12h, n sede da associação, localizada na Praça das Mercês.

Ver a Memória, da Olaria Mundiar, com Vandiléa Foro, nos dias 4, 6, 8 e 11 de novembro, das 15h às 18h, no Museu de Arte Sacra (Cidade velha). A proposta é agir sobre um hábito que se perdeu na cidade: a conversa na porta de casa e em vizinhança. 

Serviço
Mais informações e inscrições no site www.projetocircular.com.br. Patrocínio do Banco da Amazônia e Alubar, por meio da Lei Rouanet, e parceria com o Sesc Pará.

Nenhum comentário: