26.9.19

Territórios de Castanhal e novas ações em Icoaraci

A ação do projeto Territórios, nesta última terça-feira, 24, foi uma imersão em Castanhal-Pa. Artistas alemães, brasileiros, além de um francês, outro inglês e ainda um representante da Etiópia estão participando da programação que se estende até este sábado, 28, com atividades em Icoaraci.

Em Castanhal, o principal foco era a cultura indígena, mas a primeira visita foi até a casa do pesquisador Luiz Fernando Carvalho, que possui um impressionante acervo de arte, mais de duas mil peças, entre livros e trabalhos em processo, de autoria de artistas da região e também nacionais. Ele diz que ama o efêmero e que vê, na caricatura, uma arte das mais genuínas. Possui nove mil e quinhentas delas em suas coleções. Foi por muitos anos, júri do Salão Internacional de Humor da Amazônia, do cartunista  e amigo, Birtan Porto.

"Eu prefiro o processo do que a arte final, propriamente dita, por isso, aqui você vai encontrar muitos desenhos e croquis. Nas minhas curadorias, eu sempre acompanho os artistas em seus processos", diz Luiz Fernando, que ganhou caricaturas suas, feitas por inúmeros e renomados cartunistas, como Ziraldo, Jal, Laerte, Millôr e Jaguar,  por exemplo, sem falar dos paraenses Junior Lopes, J. Bosco, Waldez e do próprio Biratan. 

Depois dessa visita, a caravana seguiu para a Arte Fazenda na vila de Apeú, onde os artistas  puderam entrar em contato com uma vida mais orgânica. Do almoço a banhos de igarapé, os momentos vividos serviram para aguçar a sensibilidade de todos que, no decorrer da tarde sentiram-se inspirados para algumas experimentações artísticas. Em pleno processo,  a paisagem, o silêncio os deixaram instigados por todos os sentidos.

O espaço criado pela artista e ceramista Izer Campos foi escolhido pela produção por trazer um território de acolhimento junto a floresta, condições que geraram o clima para o inicio de noite, quando a roda de conversa colocou no centro das atenções a questão indígena no Brasil. 

A jornalista Dominik Giust, convidada pelo evento, falou sobre sua pesquisa de mestrado, que investigou as Estratégias Transmidias dos povos indígenas - o caso Tembé-Tenetehara. A roda de conversa trouxe ainda a indígena Márcia Kambeba, que relatou, a partir da história de resistência de seu povo, as questões indígenas hoje no país. Ela também apresentou cantos e poemas autorais, com que difunde mundo afora a cultura Kambeba.  

"Eu não sou índio", declarou, para o espanto dos participantes. Márcia explicou que essa denominação veio de um colonizador equivocando. "Somos vários povos  cada um com características, cultura e língua própria",  continua a Mestra em Geografia. "Levo ao mundo um trabalho que tem o clima como tema, chamando atenção para o que estão fazendo com a floresta", diz.

De um lado esses relatos, de outro o esforço em traduzir para o alemão o que a indígena contava entre um som de tambor e um poema declamado.  As falas trouxeram maior clareza aos artistas. Os europeus encontraram no debate uma realidade diferente da imagem que é repassada no exterior sobre terras e luta dos povos indígenas. 

A roda de conversa, que já estava prevista na programação, ganhou reforço a fim de preencher uma lacuna. Deveria ter sido feita visita a uma aldeia indígena, situada em Santa Luzia, no entanto, as tensões que envolveram a floresta, mais recentemente, fizeram com que a ação fosse cancelada. 

Programação segue com atelier aberto e nova exposição

De volta a Belém, os artistas seguem suas atividades no atelier aberto, montado na Estação de Trem. Nesta sexta, 27, haverá, pela manhã, a instalação de obra/painel de Sarah Wood e Benoit Flamand com o retrato de Márcia Kambeba, bem em frente à antiga Estação. De tarde haverá a construção de uma escultura com artista Wond Nega Gema, com participação de estudantes de escolas locais.

Desde que chegaram em Belém, no dia 15 de setembro, os artistas também fizeram imersão nas olarias do Paracuri, em Icoaraci e no Marajó, onde visitaram a Comunidade Quilombola Pau Furado, em Soure. Já houve ação na orla da Vila Sorriso. Uma performance, da artista Lucia Gomes, soltou pipas pela Paz. Era a Pipaz, da artista. 

Participam do projeto os artistas Anna Handick, Annette Rollenmiller, Berit Klasing, Brigitte Schwacke, Gerlind Pistner, Lisa Haselbek, Marianne Stuve, Reinhild Gerum, Stefani Peter e Thomas Volkmar Held (Tevauha), vindos da Alemanha. Além de Benoit Flamand, da França, Sarah Wood, da Inglaterra, e Wondwosen Nega Germa, da Etiópia. Acompanha todas as ações, Petros, um cineasta grego que realiza um documentário sobre o Territórios.

Ana Cristina Mendes, Wilson Neto, Herbert Rolim e Galvanda Galvão, são de Fortaleza (CE); Cledyr Pinheiro, de João Pessoa (PB), morando no Pará, e os paraenses Izer Campos, José Viana, Lucia Gomes, Michelle Cunha, Nina Matos, Mariana Rossy e Werne Souza, anfitrião do evento, com a produtora e pesquisadora Auda Piani.

A programação iniciou na quarta-feira, 18, na Galeria do CCBEU, com a exposição homônima, que reúne trabalhos de todos os artistas envolvidos, 25 ao todo, e onde permanecerá aberta ao público até dia 30 de setembro. Vai lá que está ótima, a curadoria e coordenação de montagem foi de Pablo Mufarrej! A realização do Encontro Territórios é do espaço Na Casa do Artista, e da Ponte de Cultura da Alemanha.

PROGRAMAÇÃO

DIA 27- SEXTA-FEIRA 
09h - Mural com Michelle Cunha Na Casa do Artista
09h as 13h - Atelier aberto – Estação de Icoaraci 
15h as 18h - Atelier aberto – Estação de Icoaraci
16h - Instalação de obra/painel de Sarah Wood e Benoit Flamand
Local: Em frente do Ateliê da Estação de Trem de Icoaraci
09h as 20h - Montagem da exposição Na Casa do Artista

DIA 28 – SÁBADO
09h - Apresentação do mural de Michelle Cunha
Local: Na Casa do Arista
20h - Encerramento - Música regional e Coquetel com degustação de sabores paraenses - Convidados.

DIA 30 SEGUNDA-FEIRA
9h - Exposição "Territórios", Na Casa do Artista - aberta ao público até dia 30 de outubro.

Serviço
O espaço Na Casa do Artista fica R. Padre Júlio Maria, 163, próximo a Orla de Icoaraci. A antiga Estação de Trem localiza-se na mesma rua, número 937-995. Mais informações, pelo WhatsApp: 91 98134.7719.

Nenhum comentário: