4.9.20

6o Amazônia Doc em aquecimento para o festival

Neste sábado, 5, às 17h, tem web encontro Atrizes na Amazônia, com mediação é de Lorenna Montenegro, crítica de cinema e roteirista, além de coordenadora do 1º Festival As Amazonas do Cinema, que integra a programação do Amazônia Doc 3 em 1. A transmissão será pelo canal de Youtube do Amazônia Doc e pelo Facebook da Equatorial Energia. 

Programado para o período de 12 a 23 de setembro, a 6ª edição do Amazônia Doc - Festival Pan Amazônico de Cinema entra na contagem regressiva e para ir aquecendo o clima para a maratona de longas, médias e curtas, oficina e bate papos, Lorenna Montenegro vai mediar o bate papo com quatro atrizes convidadas.

Tuna Dwek, uma delas, é paulistana, com formação em teatro, televisão, cinema e publicidade. Formada pela Escola de Arte Dramática –EAD/USP, SP e em Ciencias Sociais pela PUC-SP e Université Paris. Joyce Cursino, também estará no bate papo. Ela já participou de 3 longas metragens, 3 séries de TV e uma websérie, além de vários curtas, comerciais e videoclipes. A moça também é fundadora da Negritar Filmes e Produções.

Já Astrea Lucena é atriz paraense com trabalhos nas telinhas, nas telonas e nos palcos. Experiente e com longa trajetória, ela também vem ministrando oficinas voltadas para novos atores. Um dos trabalhos mais recentes foi a atuação na série exibida pela Net Flix “O Escolhido”. A quarta convidada é Iza Moreira, natural de Belém, mas que mudou-se para São Paulo com 17 anos para trabalhar como modelo profissionalmente. Estreou como atriz em julho deste ano, na série Boca a Boca, Netflix.

O Festival de Cinema AMAZÔNIA DOC 3 em 1 uma realização do Instituto Culta da Amazônia, com a Co-realização do Instituto Márcio Tuma; patrocínio da Equatorial Energia, por meio da Lei Semear de Incentivo à Cultura - Fundação Cultural do Pará - Governo do Pará. A produção é da ZFilmes; e apoio cultural da Cultura Rede de Comunicação e Sebrae-Pa; Ufpa - Curso de Cinema, Estrela do Norte - Elo Company e Casa NaMata. A programação oficial deve ser divulgada em poucos dias, pelo site do festival.

Três festivais em um

Ferroada, na mostra principal
Em versão on line e formato 3 em 1, as mostras competitivas e as atividades paralelas, que contam com oficinas, bate-papos e masterclass, serão transmitidas gratuitamente pela plataforma de streaming AMAZÔNIAFLIX, uma novidade na região. O acesso será pelo site e canal de Youtube do evento.

Para montar a Mostra Pan-amazônica principal, a curadoria deste ano assistiu mais de 300 filmes, vindo de nove países da Pan Amazônia. Este ano, competem 16 curtas metragens vindos de 7 Estados brasileiros e do DF, além de filmes da Colômbia e do Peru, países da Amazônia Legal. Outros 17 filmes entre longas e médias metragens vieram de mais 4 estados brasileiros e do DF, além da Colômbia, Peru e Guiana Francesa, que também estão na competição.

Além da mostra mais tradicional do festival, o 1o Festival As Amazonas do Cinema recebeu 50 filmes inscritos, dos quais 21 foram habilitados à Mostra Competitiva, a partir de critérios específicos deste festival, cuja iniciativa vem contribuir com a valorização do produto audiovisual do gênero documentário dirigido por mulheres. 

Graciela Guarani, cineasta na mostra competitiva 
também vai ministrar oficina.
Além de trazer histórias contadas através de um olhar feminino e amazônico, o festival também vai homenagear uma grande personalidade da nossa cultura, entregando o Troféu ENEIDA DE MORAES às vencedoras. Mulher da Literatura, importante militante política e ativista cultural, a escritora foi fundadora do Museu da Imagem e do Som – PARÁ, em 1971, ano que ela faleceu.

Já o 1º Curta Escolas é iniciativa que busca estimular a expressão artística dos alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas Estaduais do Pará através da linguagem cinematográfica. Os filmes seleccionados vão concorrer à Mostra Competitiva Primeiro Olhar. Serão premiados três (3) filmes pelo critério do Júri Oficial, nas categorias: Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro.

Será também premiado o Melhor Filme pelo voto popular, com voto feito através da plataforma de exibição. Os estudantes vencedores ganharão troféus e vão participar de oficinas voltadas para a área do audiovisual, oferecidas pelo Instituto Culta da Amazônia e ZFilmes Produções. Haverá neste caso, exibição da mostra também pela Tv Cultura do Pará.

Nenhum comentário: