3.9.20

"Bragança uma pintura" com inscrições abertas

Estão as inscrições para as oficinas do projeto “Bragança, uma pintura”, do artista plástico Tarcísio Ribeiro, premiado no edital Preamar de Cultura e Arte, do Governo do Estado do Pará  (Secult). A proposta é reunir pessoas em torno da pintura e do propósito de construção coletiva de um painel políptico. 

Ao todo, serão oito oficinas ministradas gratuitamente, sempre aos sábados, das 15h às 18h30, para moradores da cidade de Bragança. O formulário de inscrição está disponível nas páginas do projeto no Facebook e Instagram (@bragancaumapintura). 

Além de juntos construírem cada peça deste painel, Tarcísio propõe que cada encontro (oficina) também seja um momento para partilhar ideias, propiciar a interação entre seus conterrâneos - sendo ele também um artista bragantino. “Ao final das oficinas haverá café, lanche e bate-papo”, diz ele, proprietário do Magro - Caldos artesanais, um combinado de restaurante e galeria de arte. 

O projeto ainda prevê a realização de um evento em um lugar público, com apresentação musical e exibição do painel resultante das oficinas. “A intenção é reunir as pessoas, com segurança, presencialmente e em meio digital”, projeta o artista, que também irá compartilhar nas redes sociais todas as etapas do projeto.

As oficinas serão realizadas presencialmente, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa Maria Jose dos Santos Martins (Maricotinha), em Bragança, por isso o número limitado de alunos, de forma a cumprir as recomendações de segurança, em prevenção à covid-19. Os alunos deverão estar cientes de regras como o uso de máscaras, de distanciamento recomendado dos outros participantes e higienização constante das mãos e materiais utilizados. A atividade também será limitada a maiores de idade (18 anos).

Arte e estatística

Tarcísio Ribeiro, 53, nasceu em Bragança, filho de pai comerciante e mãe professora. Mudou-se para Belém em 1984 para cursar Estatística, na Universidade Federal do Pará - UFPA. Apesar de seguir carreira em sua área de formação trabalhando em importantes instituições do estado, como a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), ele já tinha um envolvimento intenso com a pintura. 

As primeiras exposições foram “Uma Obra Só”, em 1996, “Paciência” e “Centro Nervoso de Paciência”, em 1998. De lá pra cá, foram 10 exposições em 15 anos, passando por locais como Estação das Docas e a UFPA. Em 2019, ele abriu o restaurante Magro - Caldos artesanais, que funciona em uma galeria de arte, com exposição permanente de suas obras. 

Serviço
Oficinas do projeto “Bragança, uma pintura”. Inscrições: De 02 a 11/09, pelo formulário (https://forms.gle/Kk2x4mLrPKevHRBc9), disponível no Facebook e Instagram (@bragancaumapintura). Quanto: Gratuito. Vagas: 20 (apenas para maiores de 18 anos). Aulas: Aos sábados, de 12/09 a 31/10, das 15h às 18h30, na EMEF Profa Maria Jose dos Santos Martins, em Bragança.

(Texto enviado pela assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: