15.1.22

Mestre Damasceno e Nativos Marajoara lançam CD

Mestre Damasceno e Dona Onete
Foto: Guto Nunes

O novo álbum chama-se “Encontro D’água”, foi produzido com apoio da Lei Aldir Blanc do Estado do Pará, através da Secult, edital de Música 2020, tem participação de Dona Onete, na faixa “Feira do Veropa”, e chega às plataformas digitais da música, no dia 21 de janeiro. Em Salvaterra, Mestre Damasceno e o Conjunto de Carimbó Nativos Marajoara fazem um show com transmissão pela Internet, no dia 5 de fevereiro, da Pousada Boto.

Mestre Damasceno nasceu em 1954, é natural do município de Salvaterra, do arquipélago do Marajó. Cresceu em uma família de colocadores de boi-bumbá e atua na cultura popular desde os 19 anos, mesma idade em que se tornou deficiente visual devido a um acidente de trabalho. 

Vindo da tradição do carimbó pau e corda, é dono de voz e timbre marcantes, típicos de mestres marajoaras e da verdadeira identidade de caboclo quilombola marajoara. Ele canta sobre a natureza, sobre o tempo, os rios, sobre as suas ocupações de pescaria e de artesanato. Fala sobre encantarias, sobre a influência da lua nas águas. 

A gravação do novo álbum tende a reforçar tudo isso. Mestre Damasco gravou o disco em Salvaterra, em uma residência que foi transformada em estúdio pelo Produtor Musical Leo Chermont, com a ajuda de toda a equipe. Posteriormente, já em Belém, Leo Chermont realizou a gravação com Dona Onete no estúdio do Assis Figueiredo, e finalizou com a mixagem e masterização, no Casarão Floresta Sonora. 

São 11 faixas, sendo 10 do verdadeiro carimbó marajoara vibrante, daquele tipo que transcende a sensação de felicidade, todas falando da forma de viver em contato com a natureza, no tempo e na atmosfera de quem vive no Marajó. Tem também uma toada que fala da cidade de Salvaterra. Falar das suas origens, da natureza e do seu modo de viver é a grande especialidade do Mestre.

O Conjunto de Carimbó Nativos Marajoara, que acompanha o Mestre desde agosto de 2013, é composto por cerca de 7 músicos, todos moradores do município de Salvaterra, e nasceu exclusivamente com o intuito de acompanhar Mestre Damasceno, sendo formado por Agnaldo Vasconcelos (curimbó), David Xaropinho (violão e flauta), Arivaldo Nicaca (banjo), Emerson Miranda (saxofone), Francisco Jr. (maraca), Anderson Pé (curimbó) e Naldo Modesto (ganzá), além da dançarina Bia Leal.

Feira do Veropa, em parceria com Dona Onete

Foto: Kleyton Silva

Feira do Veropa fala sobre a maior feira ao ar livre da América Latina, inaugurada em 1965. Ponto turístico e econômico paraense, que abastece a região metropolitana de Belém. A música chama o mercado do Ver-o-Peso pelo nome que é conhecido pelos paraenses, “Feira do Veropa”, ressaltando sua diversidade de frutos, pescados e comidas regionais paraenses.

Feira do Veropa é uma música feliz, alegre, com tambores, maracas e outros sons que falam sobre o sentimento de felicidade de quem já experienciou uma tarde festiva neste ponto turístico de Belém. Além disso, a Feira do Ver-o-Peso é um local muito querido e sempre visitado pelo Mestre e seu grupo, que escolhem esse local para almoçar refeições tipicamente paraenses, ao mesmo tempo em que podem escutar uma roda de carimbó acontecendo dentro da feira, ao vivo.

Atualmente com 67 anos, segue atuando no carimbo e colocando o famoso Cortejo do “Búfalo-bumbá” nas ruas de Salvaterra. É ainda repentista, compositor, artesão, pescador – inclusive consegue pescar com as mãos, e também é campeão local de dominó. A deficiência visual quase nada lhe impede. Devido a esta limitação, desenvolveu mais os outros sentidos. Conhece a cidade com a palma dos pés, vez que anda pelas ruas sozinho, sem se perder e em segurança porque conhece todos os caminhos.

Vamos aguardar "Encontro D’água”. Anotem: dia 21, nas plataformas digitais da música. O show será dia 5 de fevereiro, diretamente da Pousada Boto, em Salvaterra, transmitido via Live, sem público em decorrência da pandemia. Quem quiser acompanhar, pode procurar a página de Mestre Damasceno e a página dos Nativos Marajoara no Facebook, canais em que a Live será transmitida.

Equipe técnica

Guto Nunes (coordenador-geral, produtor fonográfico, cinegrafista e editor de vídeo), Léo Chermont (produtor musical), Camillo Royale (assistente de gravação), Kleyton Silva (fotógrafo), Marcelo Silva (cinegrafista) e Ana Paula Gaia (produtora executiva e social media).

Redes Sociais

Instagram Mestre Damasceno: https://instagram.com/mestredamasceno

Facebook Mestre Damasceno: https://www.facebook.com/MestreDamasceno

Facebook Nativos Marajoara: https://www.facebook.com/nativosmarajoara

Realização Lei Aldir Blanc do Estado do Pará. Secretaria do Estado de Cultura. Edital de Música 2020. Apoio: Gutunes Produções, Casarão Floresta Sonora, Gráfica Poliserv, Coletivo Pulsar Marajoara e Pousada Boto.

(Holofote Virtual com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: