16.1.22

"O veneno da cobra e da maçã" para ler e ouvir

“O veneno da cobra e da maçã”, de Bianca Levy, aborda, em 12 contos, a saga de uma personagem real, a aposentada maranhense Maria de Fátima Pereira que vive em Marabá (PA). O livro foi lançado ano passado, ainda pode ser adquirido com a autora e acabei de conferir uma versão em áudio disponibilizada pela editora Mezanino. O link disponível ao final da matéria. 

Bianca é artista visual, performer, escritora e arte educadora. Nunca chegamos a tabalhar juntas numa redação, mas ainda que de gerações diferentes, nos conhecemos durante a estadia dela no Diário do Pará, em 2009, ela na redação e eu como assessora de imprensa de alguns projetos culturais. Mais tarde, em 2012, a convidei para integrar a equipe de comunicação de lançamento do DVD Mestre Vieira - 50 Anos de Guitarrada. E assim seguimos em conexão.

Mestre em artes e graduada em comunicação social, ela também é autora do livro de prosas poéticas “Aquífera” (Ed. Escaleras/ Parabaíba/ 2018) e em 2019 realizou a Exposição de Artes Visuais “Elemento TransitóRIO - Caminho de Volta para o mar”, exposta ao público na Galeria Theodoro Braga, em Belém, e na Galeria Vitória Barros, em Marabá. Além disso, integra as Coletâneas Trama das Águas e VI Anuário de Poesia Paraense.  

“'O veneno da cobra e da maçã' bebe da fonte do jornalismo literário e romance de não ficção. As técnicas jornalísticas clássicas foram fundamentais para colher as informações, histórias, checar cada uma delas e o literário deu o tom poético para os escritos. Mas prefiro não fechar o livro neste rótulo, que tem um quê também de realismo fantástico e de biografia. É um livro que atravessa muitos lugares”, diz Bianca.

Dona Maria
Foto: Rayda Lima

Além de episódios marcantes da nossa história sangrenta, como o massacre da ponte de Marabá, denúncias de trabalho escravo e abuso sexual infantil, também estão presentes na obra as histórias de vida da protagonista, relacionadas também às encantarias relatadas nos interiores do Pará e Maranhão. 

Bianca foi contemplada pelo Prêmio Eduardo de Castro de Literatura Marabaense e diz que sua personagem real é “uma síntese de todas as Marias do Norte e do Nordeste do Brasil”, revela a autora, que conheceu Maria durante um trabalho voluntário desenvolvido no Caps III Castanheira, em Marabá, entre 2019 e 2020. 

“Fui convidada para integrar voluntariamente a equipe terapêutica de Dona Maria, quando ela revelou em consulta que o maior sonho dela era escrever um livro sobre a própria vida, mas não sabia escrever. Fui conhecê-la e ouvi uma história tão incrível que entendi a importância de registrá-la em um livro”, conta Bianca. 

A escrita da performance e outros projetos em 2022

Além de escritora e jornalista, Bianca também cria palavras com o corpo. É que ela também aderiu a performance como mais uma linguagem de expressão artística. 

“É que me seduz as possibilidades da escrita que extrapolam as palavras. Isso me levou para a linguagem da performance; me seduz a ideia da palavra e da imagem em suportes variáveis e acessíveis, como o fanzine e a produção em caderno de artista/diário processual. A minha pretensão é seguir fazendo o que já faço, escrevendo, com a palavra e com o corpo, com cada vez mais disciplina e constância”.

A artista diz que tem sempre obras andamento e que seus processos, muitas vezes, são “simultâneos, com continuidades, rupturas, retomadas e descontuidades”. E que em relação à literatura eu ela está trabalhando em torno de quatro novas ideias, entre elas a história de seu bisavô Tamarindo Amoras. 

“Foi ouvindo minha avó contar as histórias sobre ele que eu me tornei ouvinte, contadora de histórias e escritora”, diz Bianca que também já tem argumento para um romance e vários poemas de amor e vida que vem escrevendo desde 2019. “O que vai sair primeiro, eu não sei, mas sigo no fluxo”, conclui.

Para comprar:

O livro pode ser adquirido por meio do instagram @estudiolanca ou pelo whatssapp (84) 9 9638.9426 - Parte do valor arrecadado com o livro vai ser direcionado para a própria dona Maria, para auxiliar os cuidados dela. 

Para ouvir, clique no link:

https://soundcloud.com/mezanino-editora/o-veneno-da-cobra-e-da-maca-completo?utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

Gostaram da postagem? 

O Holofote Virtual é um espaço independente de comunicação e cultura e existe desde 2008. 

Para colaborar:

Chave Pix: lume.com@gmail.com (Luciana Medeiros / Itaú ag. 0936)

Contato para serviços, permutas, parcerias:

WhatsApp: (91) 98134.7719

Para seguir :

Nenhum comentário: