2.9.24

Seresta do Carmo realiza a 2a edição nesta sexta

A 2a edição da Seresta do Carmo, inicia às 18h, nesta sexta-feira, 6, com uma palestra de educação patrimonial às 18h, no Teatro Nazareno Tourinho, e shows, a partir das 19h30, do grupo Sereia do Mar, Mariza Black e Creuza Gomes. Na Praça do Carmo, com apoio da prefeitura de Belém e patrocínio do Banco da Amazônia (Basa) e Governo Federal. 

A programação inicia com a palestra “Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural”, às 18h, no Teatro Popular Nazareno Tourinho, ministrada pelo arquiteto Matheus Vieira, profissional que já coordenou projetos de restauro do Cine Olympia,  Praça do Relógio, Solar da Beira e Forte de Macapá.

Após a palestra, o público contará com dois grandes shows. Iniciando às 19h30, o Grupo Sereia do Mar, formado somente por mulheres do município de Marapanim, abre o palco apresentando um repertório autoral de carimbó. E logo depois tem

“A parceria com o Basa sela a retomada da Seresta na praça do Carmo, um projeto que tem uma representatividade muito grande no setor cultural e está no primeiro bairro da cidade. Esta é a segunda edição do ano e vamos dar continuidade ao movimento na praça e em seu entorno, incentivando a cultura e a economia criativa”, reforça a presidente da Fumbel, Inês Silveira.

O grupo é formado por Mestra Bigica, Maria Cristina, Alinne Ribeiro, Keyla Freire, Martinha Freire, Maria Nilce Freire, Risolene Carvalho, Maria Feliz Freire, Ádria Silva, Creusa Freire, Cleo Modesto e Geovana Vieira.

A partir das 21h, Mariza Black traz muito samba no pé, paixão pela música, além de uma convidada especial, a cantora Creuza Gomes. Ambas são grandes artistas e intérpretes do samba paraense. 

Com 20 anos de carreira, Mariza Black representa a voz e a presença marcante que canta e encanta ao som da percussão e do cavaquinho , bem como na interpretação de grandes clássicos nacionais.

Creuza Gomes traz a magia e o histórico de todo o seu legado na música paraense, atuando no cenário desde 1964, e mantendo viva a chama do samba reacional em Belém. “A  Seresta do Carmo é um evento maravilhoso que nos permite resgatar a tradição de celebrar na Praça do Carmo. Eu fico muito feliz e honrado por poder levar um pouco da minha música. Eu quero fazer todo mundo dançar e cantar comigo e resgatar a magia da seresta”, declara Creuza Gomes 

Seresta do Carmo
- O projeto iniciou em Belém no ano de 1983  e seguiu até 1985, organizado pelo grupo de cultura da antiga Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), com a participação de artistas, trovadores, poetas, músicos, e outros artistas. O projeto foi reeditado durante os governos de Edmilson Rodrigues (1997 – 2000) e (2001 – 2004) na Prefeitura de Belém.

Em 2024, a Seresta do Carmo retorna com 3 edições realizadas pela Prefeitura de Belém, via patrocínio Banco da Amazônia. A primeira edição ocorreu no dia 24 de maio. A segunda será realizada nesta sexta e a terceira está prevista para o mês de novembro.

Programação: 

18h - Palestra: “Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural” com Matheus Vieira, no Teatro Popular Nazareno Tourinho.

19h30 - Apresentação Musical: Grupo Sereia do Mar, na Praça do Carmo.

21h - Apresentação Musical: Mariza Black, com participação especial de Creuza Gomes, na Praça do Carmo.

Nenhum comentário: