11.9.24

UFPA recebe palestra do cubano Leonardo Padura

A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebe nesta sexta, 13, às 17h, a palestra "Leonardo Padura por ele mesmo: trajetória literária", no Auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), com a apresentação do reitor Emmanuel Zagury Tourinho e moderação de Ivana Jinkings, fundadora da Boitempo.

Considerado um dos maiores romancistas contemporâneos, Padura iniciou sua trajetória no jornalismo em Havana, atuando nos principais periódicos da cidade. Nos anos 1990, decidiu se dedicar inteiramente à literatura, com suas obras traduzidas para mais de 30 idiomas. Os livros são publicados no Brasil pela Boitempo. 

As narrativas de suas obras exploram temas como amizade, medo, repressão e, principalmente, memória e história, em uma busca constante por refletir a “condição humana universal”, conectando-se com o leitor em níveis profundos e pessoais. Essa rica produção literária lhe rendeu, entre outros, o Prêmio Nacional de Literatura de Cuba em 2012.

Em 2015, Padura foi laureado com o Prêmio Princesa de Astúrias, na categoria Letras, em reconhecimento ao seu papel como um “inquiridor do culto e do popular”, além de ser descrito como um intelectual independente, com uma postura ética firme. 

Em 2018, recebeu o Prêmio Internacional de Novela Histórica Barcino, concedido pela Prefeitura de Barcelona. Já em 2016, com Passado Perfeito, Padura apresentou ao mundo o detetive Mario Conde, personagem que protagoniza seus romances policiais e foi adaptado para a série de streaming Quatro Estações em Havana.

Edições brasileiras pela Boitempo

Após a palestra, Padura estará disponível para uma sessão de autógrafos no hall do Centro de Eventos Benedito Nunes, onde suas obras também poderão ser adquiridas. 

Entre os títulos estão: O homem que amava os cachorros (2015), Hereges (2015), Paisagem de outono (2016), Passado perfeito (2016), Máscaras (2016), Ventos de quaresma (2016), A transparência do tempo (2018), O romance da minha vida (2019), Água por todos os lados (2020), Como poeira ao vento (2021), Febre de cavalos (2022) e Pessoas decentes (2023). 

A visita de Padura ao Brasil, após cinco anos, resulta de um convite do Clube de Leitura do Centro Cultural Banco do Brasil, sediado no Rio de Janeiro. Em Belém, a iniciativa é organizada pela Reitoria da UFPA, em parceria com a Editora da UFPA e apoio da Boitempo e da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). 

Serviço

Evento: Palestra “Leonardo Padura por ele mesmo: trajetória literária”

Data: 13 de setembro (sexta-feira)

Horário: 17h

Local: Auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), Campus da UFPA, Belém

Entrada: Gratuita, sem necessidade de inscrição prévia (sujeita à lotação).

Nenhum comentário: