11.7.12

Theatro da Paz entra em ritmo de guitarrada

Trabalho duro, mas o sorriso está fácil no rosto da equipe do projeto "Mestre Vieira - 50 anos de guitarrada". É garra, é coisa maravilha. Os shows para a gravação do DVD duplo de Mestre Vieira serão nesta quarta, 11, e quinta, 12, às 20h. A entrada é franca, sem retirada de ingressos. Cheguem cedo. 

Dois ícones. Monumentos da cultura imaterial e material paraense. O Theatro da Paz e Mestre Vieira. É um encontro pra ficar na história. Em dois dias emocionantes, os shows de gravação do DVD de Mestre Vieira vão provocar muitos outros encontros. Os Dinâmicos, que reúne os músicos da banda original de Mestre Vieira, já estão em Belém. 

É com eles que Mestre Vieira dá início à festa musical que irá passear por 50 anos de história, nesta quarta-feira, 11 de julho. Lauro Honório (guitarra base), Idalgino Cabral (baixo), Luís Poça (teclado) e Dejacir Magno (voz), integraram o grupo “Vieira e Seu Conjunto”, que gravou diversos LPs de Mestre Vieira, entre o final dos anos 1970 e o início dos anos 1990. No palco do Da Paz, além deles, Jairo Rocha (baterista), que integra a banda mais recentemente e que também é de Barcarena.

Reforçando o molho sonoro da guitarrada, Félix Robatto, que dirige musicalmente o DVD não resistiu e vai tocar percussão, junto a Itanaã Figueredo, herdeiro do talento do pai, o percussionista Aritanã. E tem mais. Keila Gentil e William Pereira, da Gang do Eletro, farão os back vocals, e convidados como Luiz Pardal (bandolim), que toca “Melô do Bandolim”, Iva Rothe (voz), que vai cantar “Mariazinha”. 

Fernanod Catatau com o Mestre

O guitarrista Fernando Catatau, da banda Cidadão Instigado, também estará presente. Chegou nesta madrugada de terça pra quarta-feira em Belém. 

Ele que nasceu no Ceará, ouviu muito o som de Vieira e Seu Conjunto, que estourou em Fortaleza no início dos anos 1980, vendendo quase 300 mil cópias do LP Lambada das Quebradas Vol. 2. Catatau escolheu para tocar e cantar, a música “Vendi o Bode”, música resposta ao Melô do Bode, que foi o sucesso daquele segundo LP. 

Já Lia Sophia nasceu na Guiana Francesa, território europeu-caribenho e um dos lugares de onde vieram as sonoridades que influenciaram o inconsciente musical de Mestre Vieira. Ela vai tocar banjo e cantar “Eu voltei pra você”, um roquinho, acreditem. E já disse: quer gravar em seu próximo disco. Toninho do Carmo foi convocado pra tocar “Delicioso”, música que pede um bom sax. 

O dia 11 vai focar o início da carreira de Mestre Vieira. No segundo dia entramos em outras fases, daí a importância de se presenciar os dois dias de show. Mestre será acompanhado por uma banda base, formada pelos músicos Elvis (guitarra base), Givaldo Pastana (guitarra base), Junior Dusik (Baterista), Ulisses (teclado), Itanãa (percussão) e Adalberto Junior (baixo), além dos vocais de Keila Gentil e William Pereira, da Gang do Eletro, que estão pautados para os dois dias de shows. 

Com Manoel Cordeiro e Lia Sophia
Nesta ocasião, os convidados serão Sebastião Tapajós, Paulinho Moura e Trio Manari, que tocarão “Sou Mais eu”, e Manari ainda toca “Dançando no Rio”, de um LP lançado já em 2002 e que, por um acaso que só mesmo um mestre provoca, é homônima de uma música já gravada por Kleber Paturi, Márcio Jardim e Nazaco Gomes. Paturi se supreendeu ao ouvir do diretor o nome da música que tocarão. 

“Mas qual música, a nossa?”, espantou-se, e todos ficaram se olhando ao descobrirem que Mestre Vieira já tinha lançado a sua “Dançando no Rio” também, no disco Lambadão do Vieira. Mestre Curica tocará “Cidade Linda” e “Lembrando Portugal”. Além dele, ainda tem Pio Lobato, Gorayeb, Breno Oliveira e Vovô, que já tocam com Mestre Vieira em shows pelo país, e vão mandar “Bolinha”, “Viajando” e “Lambada do Motoqueiro”. 

Tem também o guitarrista André Macleuri, pesquisador em música e um apaixonado pela guitarrada, que vem há muitos anos acompanhando a trajetória de Mestre Vieira. Ele toca “Lambada Força Total”. Antes de fechar o segundo dia, o público vai ver no palco Felipe Cordeiro e seu pai Manoel Cordeiro, que tocarão Loirinha, um hit arrebatador. Felipe também toca com Manari a já citada “Dançando no Rio”. 

Félix, Curica e o Mestre Vieira
Gaby Amarantos não ia perder a festa e vai cantar “Vamos dançar a Lambada”, do primeiro LP de Mestre Vieira. No final do show, um tipo de indicação ao recomeço. 

Mestre Vieira tocará com seus filhos Waldecir (bateria), Wilson (teclado) e seus netos Éric e Kim Vieira (ambos na percussão), músicas que foram gravadas com eles no CD “Guitarrada Magnética”, o primeiro solo na carreira de Mestre Vieira, um disco independente, gravado num estúdio em Barcarena, cidade onde o músico nasceu, e que traz as músicas de maior sucesso na atualidade do Mestre. Neste time joga ainda o baixista Beto, também de Barcarena. Este CD é, de cara, um futuro disco histórico, tenha certeza disso. Ainda devem ter exemplares no Ná Figueredo. Corram! 

No repertório dos dois dias estão sucessos como Jamaicana, e as históricas Lambada das Quebradas, Lambada da Baleia, Lambada do Fantasma e Lambada do Mapinguari. É ou não é, Mestre Vieira, o rei da lambada? Tem ainda Colombiana, Maravilha e Bailarina, entre outras, mas é claro que muita coisa vai ficar de fora. Precisaríamos de mais alguns dias pra dar cabo de tudo que Mestre Vieira já criou, mas o que se planeja é alçar um vôo alto e rasante pela trajetória do Mestre Vieira. 

Para entender o projeto inteiro 

Mestre Vieira – 50 anos de guitarrada é o projeto que retoma a trajetória de Mestre Vieira, criador da Lambada, ritmo precursor da atual guitarrada, que vem contagiando o país. Com apresentação do programa Conexão Vivo, tem patrocínio é da Vivo e Lei Semear – Fundação Tancredo Neves – e Governo do Pará. Os apoios são inúmeros: Albras, prefeitura de Barcarena, Sol Informática, Instituto de Artes do Pará, Funtelpa, Theatro da Paz, Secult, entre tantos outros, além de uma lista de agradecimentos quilométrica. 

Dividido em três fases distintas, o trabalho está gerando um documentário, um DVD duplo e um site oficial – www.mestrevieira.com.br. Os lançamentos serão em outubro deste ano, mês de aniversário de Mestre Vieira, que completará 78 anos. O site, já está no ar.

No projeto, entre músicos, artistas convidados e equipe técnica de filmagem, gravação de áudio, produção e direção, estão envolvidas mais de 70 pessoas só na equipe do DVD. Na equipe do filme estiveram ligados diretamente mais de 40 profissionais, entre técnicos, produção, músicos e entrevistados, sem falar de parceiros, apoiadores e eventuais colaboradores, aumentando a soma para umas 150 pessoas que se dedicaram e ainda se dedicam ao projeto “Mestre Vieira – 50 anos de Guitarrada”. 

Com André Macleuri
O que reúne 

DVD – Duplo, o DVD vai trazer dois shows. No primeiro será enfatizado o repertório de músicas dos LPs de Mestre Vieira, lançados entre 1978 e 1992, com participações de Os Dinâmicos e de artistas convidados. No segundo, Mestre Vieira toca com uma banda base, recebendo músicos influenciados pelo som da guitarrada e encerra a festa tocando com seus filhos e netos. 

Documentário - O filme “Coisa Maravilha – Mestre Vieira 50 anos de Guitarrada” tem direção de Luciana Medeiros e foi captado entre setembro e novembro de 2011, em Belém e Barcarena, no Pará. 

Site - O site oficial - www.mestrevieira.com.br - com biografia e discografia é também um espaço para a difusão da guitarrada através de notícias, agenda de shows, galeria de fotos e vídeos, colocando o ritmo paraense à disposição do mundo.

Nenhum comentário: