26.10.12

Gláfira leva show do disco solo ao Gasômetro

Fotos: Alan Soares


Muitos anos de carreira e shows na bagagem, além de um sonho: gravar um disco solo. É esse desejo, inerente a qualquer artista musical, que a cantora Gláfira realiza ao lançar ‘Jardim das flores’, neste sábado, 27, no Teatro Gasômetro. O show levará para o palco toda a atmosfera que envolve a nova fase da trajetória da cantora registrada em CD.

“O CD e o show possuem uma linguagem moderna e ao mesmo tempo remete-se a características peculiares da região norte. No repertório, estilos da tradição amazônica como bumba-meu-boi e cantigas, como nas faixas ‘Essa menina’ e ‘Prece a São José’, mas também conta com outras referência brasileiras, como o baião e o samba facilmente identificadas nas músicas ‘Cantarmar’ e ‘Samba sobre nada’, e da World Music com o drum n’ bass ‘Acrobata’”, descreve a cantora, que ao longo da carreira alternou fases solo, parcerias e um período na banda Álibi de Orfeu, com o qual também lançou CD. 

Transita, portanto, da MPB ao rock com a mesma paixão. Toda essa versatilidade vem de uma ligação muito forte de Gláfira com a música em suas mais diversas linguagens, quase que como uma bagagem hereditária. 

“A música sempre permeou minha vida. Meu pai foi operador de áudio de várias rádios na cidade, e sempre trazia trabalho para casa (risos). Passávamos muito tempo ouvindo os discos, que ele precisava levar selecionados para a programação do dia seguinte. Também tive a honra de ter vindo sobrinha 

de uma grande cantora da cidade, a Silvia Lôbo. Na adolescência ia aos ensaios, em show, convivia com os músicos que tocavam com ela. De fato, conheci primeiro os bastidores e só aos 17 anos é que comecei a me aventurar na profissão”, recorda.

 ‘Jardim das flores’ reúne 10 faixas, entre elas músicas autorais e de outros compositores, e foi todo gravado em formação de power trio, com Maurício Panzera no baixo,Arhur Kunz na bateria e Renato Torres na guitarra (ele também assina a produção musical), com participação especial do pianista Lenilson Albuquerque. “Quis assim porque é mais fácil deslocar o show na íntegra, como está no CD. Gostei demais do resultado. Quem me conhece sabe quão criteriosa sou”, diz.

Serviço
Show de lançamento do disco ‘Jardim das flores’, de Gláfira. Dia 27 deste mês, no Teatro Gasômetro, às 20h. Ingressos a R$ 5, a venda na bilheteria do teatro. Patrocínio: Banco da Amazônia. Apoio cultural: Estúdio Amarelo 115, Box Comunicação e MKT, Unique Spa, Doceria Abelhuda, Colégio Impacto, Gráfica e Editora Mega Mestre, Ná Music, FCPTN e Governo do Estado do Pará. Realização: Reator Cultural. Informações: (91) 3348-5614.

Nenhum comentário: