19.10.12

Palafita vem de black soul samba-rock e carimbó

Desde a última festa da Black Soul Samba, quando o Palafita tremeu com a apresentação do rei do brega Oswaldo Bezerra, já tinha gente aguardando a homenagem aos Mutantes, que seria feita pelo Projeto Secreto Macacos e a cantora Juliana Sinimbú, mas no início desta semana, Uirá Seidl, Dj do coletivo, anunciava no Facebook que o show tinha saído da programação de outubro. Na vaga, duas outras homenagens foram programadas para o caldeirão musical da Black. Batido o martelo, Tim Maia e Mestre Cupijó ganharão as saudações desta sexta-feira, 19, no trapiche mais badalado da Cidade Velha. 

 Está valendo! Aliás, Tim Maia vai baixar duas vezes em Belém neste final de semana, já que o musical Vale Tudo estará em cartaz no sábado, 20, e no domingo, 21, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. Mas no Palafita é a banda “Voucongás” que entra em cena já na sexta, prometendo sets inéditos para os sons e as cores do nosso rei do soul. De quebra, a banda também vai mandar o samba rock incomparável de Bem Jor. 

O cantor e compositor Tim Maia é um dos artistas mais lembrados da música brasileira e em 28 de setembro completaria 70 anos, não tivesse nos deixado na mão depois de um show que prometia ser inesquecível em uma noite do ano de 1998, no Rio de janeiro, quando deixou o palco, passando mal, para nunca mais voltar, fisicamente. 

Marcel Barreto: Voucomgás!
Em fases de extrema criatividade e elevação musical, impressas nos dois volumes do disco “Universo em Desencanto” ou em outras mais lúdicas com músicas como “Do Leme ao Pontal”, “Vale Tudo” e “Não quero dinheiro”, até as mais românticas das canções “Me dê motivo”, “Primavera” e “Azul da Cor do Mar”, Tim Maia está marcado na memória de várias gerações musicais. 

E não só pela herança deixada no cancioneiro popular do Brasil, mas também pelo jeito forte e temperamental do “Síndico”, o cantor continua sendo reverenciado. 

A banda “Voucongás” que vai encarnar Tim é formada pelos músicos Marcel Barreto, Júnior Gurgel e Rafael Azevedo, que swingam entre a guitarra, a bateria e o baixo. Depois de terem acompanhado músicos de todo o Brasil e morado no eixo Rio – São Paulo, eles garantem que a boa experiência profissional estará marcada na energia sonora de seu show de estreia na Black Soul Samba. 

Já o grupo Som de Pau Oco vai trazer o carimbó e o siriá inconfundíveis de Mestre Cupijó, falecido em 25 de setembro deste ano. O cametaense é um dos três ícones da música de raiz do Pará, ao lado de Lucindo e Verequete. Se apresentando pela segunda vez na Black Soul Samba, o “Som de Pau Oco” vai levar suas composições coloquiais, espontâneas e alegres para o palco do Palafita, em um show preparado especialmente para reavivar a memória e também apresentar o legado do mestre a uma geração que não terá mais a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. 

Mestre Cupijó
Trazendo no nome a reverência do tambor de madeira, o “curimbó”, que em Tupi Guarani, quer dizer "pau oco, pau escavado", o grupo tem ainda na sua instrumentação, o clarinete, o saxofone, o milheiro, o banjo, o tambor de onça, o reco-reco, as maracás e as matracas.

Além da homenagem à Cupijó, o show do Som de Pau Oco terá ainda músicas dos Mestres Lucindo e Verequete, e composições do grupo, que ganham vida a partir dos temas do cotidiano e da inspiração da infância e falam do cotidiano urbano, como também da diversidade temática presente nas histórias, casos e lendas da região Norte. “A sereia cantou”, por exemplo, de autoria de Edson Douglas e Renato Cardoso, é uma das composições mais empolgantes do grupo. 

A costura das homenagens fica por conta do staff da Black Soul Samba, que como sempre elevam os tons das pistas num passeio pelo melhor da musicalidade negra ancestral e todas as suas vertentes. Uirá Seidl, Kauê Almeida, Eddie Pereira, Fernando Wanzeler e Homero da Cuíca garantem a boa vibração numa noite com desfile de ritmos e cores brasileiras. 

Serviço 
Nesta sexta, 19, a partir das 21h, no Palafita – Rua Siqueira Mendes, ao lado do Píer das 11 Janelas, na Cidade Velha. Ingresso: R$10,00 – com meia entrada para estudantes. Mais informações: www.blacksoulsamba.blogspot.com/ @blacksoulsamba (Twitter)/Página Black Soul Samba (Facebook) / Fone: (91) 8413 0861.

Nenhum comentário: