3.6.13

São Caetano de Odivelas vai produzir um curta

Em 2012 foram realizadas as primeiras oficinas
O projeto Olhar Odivelas  vai realizar oficinas de audiovisual com jovens e ensiná-los  a fazer um filme, da ideia inicial para o roteiro até a exibição. Os trabalhos vão até julho,  resultando em um curta metragem. 
 
Junho é especial no município. Neste mês quando todos se voltam à produção da festa junina, uma manifestação chama atenção, o boi de máscara. Neste sábado, 8 de junho, por exemplo, o Boi Faceiro sairá pelas ruas da cidade, a partir das 16h, colorindo e animando moradores e visitantes. O encontro dele com outros bois marca um dos momentos mais simbólicos da cidade. E os alunos das oficinas com certeza estarão atentos. 

Desenvolvido pela jornalista, documentarista e produtora cultural Angela Gomes, o projeto que prevê a realização destas oficinas foi selecionado através do edital cultural 2013 do Banco da Amazônia e garantiu patrocínio para sua realização, com apoio da Prefeitura Municipal de São Caetano, através da Secretaria de Cultura. 

Alguns jovens já receberam iniciação
A de “Introdução ao Universo Audiovisual” começou dia 1º, e está oferecendo aos alunos um panorama do audiovisual e da história do cinema no Brasil, noções de linguagem cinematográfica, as novas possibilidades de produção audiovisual com as novas mídias e tecnologias digitais, e a utilização de diferentes plataformas de comunicação para a difusão de conteúdo. 

Em seguida, na oficina “Audiovisual em Pequenos Formatos”, eles serão capacitados a utilizar mídias como o telefone celular e câmera digital para executar pequenos projetos que podem ser difundidos principalmente na internet. E como fazer esse uso da internet será o assunto do módulo “Web e Mídias Sociais”, onde as próprias oficinas serão objeto de exercício com a criação de blogs, páginas nas mídias sociais e outras formas de divulgação online. 

O módulo “Contar uma Estória Audiovisual” vai trazer aos participantes a noção de desenvolvimento de roteiro audiovisual. É neste momento que um argumento será escolhido para um roteiro que será filmado, já durante a oficina de “Realização Audiovisual”, a última etapa do programa, resultando em um filme de curta-metragem. 

O Faceiro, que vai sair neste sábado, 08 às 16h30
Como forma de aplicar os conhecimentos obtidos durante o projeto, serão utilizados recursos da comunicação multiplataforma onde os alunos irão criar blog, site, webdocs, canal de vídeo no youtube, e perfis nas mídias sociais para divulgar o resultado das oficinas. 

O objetivo é oferecer a possibilidade desses jovens vivenciarem todas as etapas de uma produção audiovisual, para a partir daí poderem idealizar, planejar e realizar seus próprios projetos, principalmente a partir de pequenos formatos para internet, que hoje podem ser produzidos com câmeras digitais simples ou celular. 

São Caetano de Odivelas fica no litoral nordeste a cerca de 120 quilômetros de Belém. Possui 17 mil habitantes e é um dos municípios mais carentes socioeconomicamente no Pará. Sua população vive basicamente da pesca, extração de caranguejo, aposentadoria dos idosos e funcionalismo público. Uma de suas maiores riquezas, porém, vem da área cultural. 

É de lá um dos maiores símbolos do folclore paraense, o boi de máscaras, que alegra as festas juninas no município e em todo o estado. Também possui duas das mais tradicionais bandas de música do Pará, as centenárias Rodrigues dos Santos e Milícia Odivelense, que mantém duas escolas de música que formam gerações inteiras de músicos, fazendo com o município seja um polo da cultura musical sinfônica. 

Pierrots dançam até o anoitecer. É uma festa!
Para a produtora do projeto, a expectativa é que a linguagem audiovisual passe a ser uma nova possibilidade de expressão para os jovens do município, e até mesmo de profissão.

"Realizar um projeto desta natureza é também uma oportunidade de contribuir para a formação do pensamento crítico desses cidadãos através da linguagem audiovisual, mostrando meios para que a comunidade possa refletir, analisar e trabalhar sobre diversos aspectos de seu ambiente, estimulando seu auto reconhecimento e auto estima, incentivando o trabalho em grupo e a cooperação através de projetos artísticos e culturais”, finaliza.

Inscrições na Secretaria de Cultura do Município ou pelo email visionariafilmes@gmail.com. 

Um comentário:

Andre Freitas dos Santos disse...

Sarah D Montserrat
Bom dia Face...pouco venho aqui me manifestar sobre algo que acontece e minha vida,mais hoje pensando nos ultimos acontecimento que ocorreu precisamente no municipio de São Caetano de Odivelas,me fez refletir!!!é bom sim comentar com toda a comunidade principalmente a LGBT,pois eu acredito no que estou fazendo de bom pra minha comunidade,todos sabem das responsabilidades que assumo em ser uma comunicadora e levo a diversos municipios meu apoio muitas vezes sem bonus algum,tirando até de meus compromissos pessoas que não devo esquecer!!!.Mais em fim me sinto feliz no que faço pois pra mim é uma forma de contribuir com a luta e com a promoção dos diretos da minha comunidades LGBT.Mais o que não posso e aceitar que pessoas como o senhor Alexandre Harre Cabeleleiro,presidente do Grupo Diversidade Odivelense,ter a postura inadequada,desrespeitosa e com um grande descaso com os colaboradose artistas do seu evento denominado Parada gay 2013,Eu acho que todos devemos pensar!!!O verdadeiro homem,não se dignifica pelos seus bens,por que perde carros,dinheiro isso tudo com trabalho se conquista!!!Mais DIGNIDADE e RESPEITO isso não se compra nem se ganha.FICA A DICA,sem MAIS