26.11.13

Cultura de rua ganha espaço na Theodoro Braga

A exposição Olhar Urbano, do artista paraense Jeyson Martins, integra novamente rua e galeria, trazendo para a Theodoro Braga um pocket show do grupo Cronistas da Rua. Nesta quarta-feira, 27, a partir das 19h. A mostra segue até dia 29 de novembro. Entrada franca. 

A exposição Olhar Urbano une duas linguagens que habitam o universo da cidade: o graffiti e a fotografia. Usando técnicas de Pinhole (fotografia artesanal) Jeyson criou câmeras a partir de latas de tinta spray descartadas por grafiteiros e com elas produz as fotos que estão expostas na Galeria Theodoro Braga até dia 29 deste mês. 

Além disso, o artista ainda faz intervenções com tinta sobre as fotos, criando um diálogo entre o efêmero e o eterno, entre luz e tinta. A estrutura vertical da câmera-lata-spray possibilita um outro formato de fotografia, que remete ao processo de verticalização da cidade. Transformações no ambiente urbano que também são impressas com tinta ao intervir nas fotografias com processos utilizados nas intervenções na rua. Criando assim, uma transgressão ao combinar elementos compor uma imagem urbana, sob a luz de uma câmera artesanal pinhole, que, assim como o graffiti, não é convencional e foge às regras.

A exposição é a chance do público conferir evolução do projeto Photograff (http://vimeo.com/48662212), desenvolvido ano passado pelo artista e selecionado pelo Prêmio Nacional de Inovação e Criatividade - Movimento Hotspot, na categoria Fotografia.


Cronistas da Rua - Foi a vontade de expor ideias novas, vivências, devaneios e entre outras formas de exprimir a arte e transformá-la em poesia que surge em 2011, o grupo Cronistas da Rua. Urbano. O  linguajar da terra ganhou como característica única o espaço entre a musicalidade camaleônica e o sotaque “pai d’égua” de ser. 

É esta mistura da musicalidade regional com Hip Hop, que vem completar a atmosfera urbana criada por Jeyson Martins, através do graffiti e do olhar experimental de suas fotografias com câmeras de lata de spray. 

Segundo o artista, a proposta é misturar a exposição com a musicalidade do Cronistas da Rua e assim criar uma imersão completa na cultura urbana. “A ideia foi fazer a imersão de mais uma linguagem urbana dentro do espaço expositivo e ninguém melhor que os Cronistas para isso, a essência da rua corre nas veias do grupo.” Conta Jeyson.

Idealizado por Dime (cronista), vocalista e compositor, o grupo logo ganhou um novo elemento, o beatbox Alonso Nugoli. Hoje, o projeto vem contando com a participação do DJ e produtor Proefx e com a cantora Adriana Cavalcante, além de uma banda base quando necessário. Este ano o grupo participou da Mostra Terruá Pará e também acaba de ser classificados para a final do CCAA festival.

Seu clipe Amanajé (http://www.youtube.com/watch?v=UAYXc0uZSF8), lançado mês passado, já tem mais de 2 mil visualizações no youtube. Foi gravado ao vivo no mercado de São Braz e conta com a participação da cantora paraense Adriana Cavalcante.

Serviço
Exposição Olhar Urbano - Na Galeria Theodoro Braga até dia 29 deste mês. No subsolo do Centur - Av. Gentil Bittencourt, entre Rui Barbosa e Quintino.

Nenhum comentário: