13.11.13

Filmes premiados em Curitiba chegam a Belém

Curitiba está comemorando os 20 anos de sua Bienal Internacional, um evento que reúne, até 1º de dezembro, obras de mais de 150 artistas contemporâneos dos cinco continentes, através de exposições em diversos museus e centros culturais, os trabalhos podem ser vistos no espaço público, em parques e até nos ônibus da cidade. A festa chega a Belém em formato audiovisual, com sessão única, nesta quarta-feira, 13, a partir das 19h, no Centro Cultural Sesc Boulevard.

Os filmes integraram o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba – FICBIC, que também será levado para Brasília (DF), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). 

Em Belém, serão exibidos seis trabalhos selecionados para a versão itinerante do festival. Entre os destaques da mostra, está o vencedor do Prêmio de Melhor Documentário da Olhar Brasilis (Festival de Cinema de Santos), o filme “Pátio” (2013, 17min), de Aly Muritiba.

Exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2013, a produção é a segunda parte da “Trilogia do Cárcere”, um documentário de observação sobre o dia a dia de um detento no pátio da cadeia na qual está preso. 

"Urânio Picuí"
Cineasta baiano residente em Curitiba, Aly viu seu nome alcançar grande repercussão ao ter seu filme anterior, “A Fábrica”, entre os 11 pré-selecionados para o Oscar de melhor curta-metragem. A programação contará ainda com o curta "Urânio Picuí" (2011, 15 min), de Tiago Melo e Antônio Carrilho. 

Os londrinenses também poderão conferir as quatro produções premiadas na Mostra Universitária Competitiva do FICBIC. Os vencedores das categorias ficção, videoclipe, experimental e documentário, além de terem seus filmes exibidos em várias cidades, ganharam passagens para conferir de perto o Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2014.

FILMES

Curtas-metragens nacionais:
  • “Pátio” (2013, 17min), de Aly Muritiba.
  • “Urânio Picuí” (2011, 15 min), de Tiago Melo e Antônio Carrilho.


Vencedores da Mostra Universitária Competitiva:
  • Documentário: “Leprosário” (2012, 10min30) de Luís Augusto Barbosa – Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Experimental: “Meditação: Um Tríptico Telemático” (2013, 10min) de Roderick Steel (USP)
  • Ficção: “Antes de Palavras” (2013, 13min04) de Diego Carvalho Sá (Academia Internacional de Cinema – AIC).
  • Videoclipe: “Espelho de Alice” (2012, 4min38) de Nathália Araújo Miranda e Gabriel Lima (Universidade Federal da Bahia – UFBA).

Serviço

Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba. Nesta quarta-feira, 13, a partir das 19h, no Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 - em frente à Estação das Docas). Entrada franca. Informações: (91) 3224-5305/5654. 

Nenhum comentário: