19.11.13

Simone Bastos lança dois novos curtas em Belém

Cineasta paraense radicada em Florianópolis (SC), ela traz para Belém filmes ambientados nos anos 1960.  “Outonos na Alma” e  “Epílogo” ganham sessão no dia 28 de novembro, às 20h, no SESC Boulevard, com entrada franca, contando com a projeção de “X”, também de Simone, já exibido aqui em 2009, no Cinema Olympia.

“Outonos na Alma” foi inteiramente gravado em ambientes fechados, com locações em uma sala da Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo, e dentro do bar São Benedito no bairro de Pinheiros. Já “Epílogo” teve  a maior parte das cenas gravadas em externas na vila histórica de Paranapiacaba, distrito de Santo André-SP,  construída no século XIX para abrigar os funcionários da São Paulo Railway Company, uma companhia de trens, locações sujeitas a chuva, muita neblina e em baixa temperatura. 

Inspirados no movimento Nouvelle Vague, quando jovens realizadores do cinema francês romperam com as regras aceitas pelo circuito comercial dos anos 1950 e 1960, os curtas foram realizados numa parceria entre a produtora Deroul Filmes, o grupo de teatro Cia. Fé Cênica, Locadora Elitecam e a Cafeína Produções.

A inquietação da diretora e a vontade de realizar estas produções de maneira independente seduziram os atores da Cia. Fé Cênica, grupo de teatro que atua na cidade de São Paulo. Os atores Claudio Marinho, Viviane Bernard e Gerado Machado, além de integrar o elenco dos filmes, também se dedicaram a outras funções, aproveitando habilidades desenvolvidas no teatro.

Eles dividiram tarefas fundamentais na criação dos filmes, como produção, figurinos, maquiagem, direção de arte e direção de cena. A parceria se fortaleceu mais ainda com a Locadora Elitecam e Cafeína Produções.

“O esquema de coprodução e parcerias entre as produtoras nos fortalece para realizar os projetos, além de criar equipes diversas para cada filme”, diz a cineasta que também dividiu a função de direção de produção com Anete Pitão, paraense que atua no cinema carioca.

O roteiro de “Outonos na Alma” é assinado por André Bastos, marido e parceiro de criação da diretora. Ele propõe um diálogo entre o personagem Igor, que decide ligar para Louise após anos sem um encontro. Eles conversam sobre perdas, desencontros, amores, paixões, passado e presente.

“André tem uma escrita fluida. Suas poesias e contos existenciais têm permeado toda minha carreira, desde o teatro e agora no cinema. Ter como parceiro um roteirista é essencial para a realização de um projeto”, diz Simone, que em seu filme tem os atores Viviane Bernard, Geraldo Machado e Walmir Puccini.

Os atores Claudio Marinho e Lorenna Mesquita, paraenses radicados em São Paulo, formam um casal no curta-metragem ”Epílogo”. O filme mostra a história de amor e separação de um jovem casal e apresenta a atriz mirim Gabrielly Alencar, que estreia aos cinco anos de idade.

Serviço

Exibição do curta-metragem “X” e lançamento dos curtas “Epílogo” e “Outonos na Alma”. Dia 28 de novembro, às 20h, no SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523, em frente à Estação das Docas). Entrada franca. Informações: (91) 3224-5305/ (91) 3224-5654.

Nenhum comentário: