12.8.14

Arthur Nogueira mostra canções de seu novo disco

O show no Teatro Margarida Schivasappa, em Belém, nesta terça-feira, 12, reafirma a pluralidade de Arthur e seu diálogo com diversos momentos da música brasileira. O novo repertório traz como o resultado de encontros musicais com compositores de diferentes gerações, como o poeta e filósofo Antonio Cicero (irmão e principal parceiro de Marina Lima), a paulistana Marina Wisnik ou ainda Leticia Novaes, nome importante da cena contemporânea carioca.. As canções integrarão o álbum “Peixe Nada”, que sairá pelo selo “Joia Moderna”, do DJ Zé Pedro. 

Das canções à sonoridade, tudo reafirma a via de muitas mãos percorrida pelo trabalho do cantor e compositor paraense. Influência marcante na obra do artista, a poesia está presente no novo álbum – que tem direção artística do jornalista Marcus Preto -, mas em contextos distintos.

Se há Antonio Cicero – em poemas musicados e também em parceria inédita, depois de anos sem fazer letras -, há também versos de Omar Salomão, filho de Waly Salomão e um dos promissores nomes da literatura e das artes visuais do país. As recentes andanças de Arthur Nogueira viabilizaram, ainda, encontros com cantores, compositores e instrumentistas de sua geração, entre os quais Ava Rocha e Marcelo Segreto, lider da banda “Filarmônica de Pasárgada” e co-produtor, ao lado da banda Strobo, do CD “Peixe Nada”.

A apresentação desta noite, trz participação da banda Strobo – que também estará no álbum - tornando essa mescla ainda mais abrangente, por trazer às composições pautadas por um intenso diálogo com a poesia o experimentalismo pop do duo formado por Arthur Kunz e Leo Chermont, que co-produzem o disco, o segundo de Nogueira.

Baseado no processo de construção do álbum, em fase de finalização, o show de pré-lançamento que o artista fará em sua cidade natal, depois de mais de um ano sem tocar em Belém, transporta para o palco a potência dos encontros travados no CD. 

Com Leo Chermont, responsável pela guitarra e efeitos da apresentação, e Arthur Kunz, à frente da bateria e das programações, o espetáculo ganha, a partir do uso de timbres e equipamentos eletrônicos, um som mais experimental, sem abandonar, no entanto, sua intenção claramente pop. 

Apontado pelo jornal carioca O Globo como o artista “responsável por renovar a tradição dos poetas na canção brasileira”, Arthur Nogueira se mantém contemporâneo, unindo refrões de música pop e poesia, sons eletrônicos e acústicos e, sobretudo, o Pará ao resto do Brasil.

Artista plural - cantor, compositor e instrumentista, Arthur Nogueira já tem alguns trabalhos lançados, como o CD “Mundano” (2009), o EP “Mundano+” (2010) e o compacto “entremargens” (2013). Natural de Belém e radicado em São Paulo, o artista acumula trocas com nomes consagrados da poesia nacional e participações em shows de Cida Moreira, Jards Macalé e Vitor Ramil. Em 2013, foi selecionado para representar o Brasil em Lisboa, na programação do “Ano do Brasil em Portugal”. 

No mesmo ano, organizou o livro “Encontros”, que reúne entrevistas de diferentes épocas, concedidas pelo poeta e filósofo carioca Antonio Cicero a importantes jornalistas e intelectuais brasileiros. Nogueira se prepara para lançar, pelo selo "Joia Moderna", do DJ Zé Pedro, o álbum "Peixe Nada", produzido por Strobo e Marcelo Segreto ​com​ direção artística do jornalista Marcus Preto, no qual reúne canções escritas com Antonio Cicero, Omar Salomão, Marina Wisnik, Letícia Novaes, entre outros​ nomes de diferentes gerações da música brasileira.​

Ouça Arthur Nogueira em arthurnogueira.com

Serviço
Arthur Nogueira | Pré-lançamento do CD “Peixe Nada”. Participação Especial: Strobo. Nesta terça-feira, 12, às 20h, no Teatro Margarida Schivasappa – Avenida Gentil Bittencourt, 650. Ingresso: R$20 (inteira) | R$10 (meia) *mediante apresentação de carteira de estudante ou do pôster do show impresso. 

Nenhum comentário: