8.8.14

Black Soul Samba: a festa está de volta às origens

Depois de passar o mês de julho, tocando às quintas-feiras, em um bar no centro de Belém, a Black Soul Samba, está de volta às origens, tocando às sextas-feiras, em bar situado na Cidade Velha, bairro histórico da capital paraense. A partir de hoje, estabelecendo morada no Açaí Biruta Praia, a festa do coletivo traz ao público, três grandes atrações.

O coletivo surgiu há quase cinco anos, mas a temporada quente da Black Soul Samba, foi no bar Palafita, época em que se afirmou na cidade. Quem foi, viu, curtiu e não esquecerá jamais das noites memoráveis, vividas em seu auge, entre os anos 2011 e 2012.

A festa nos trouxe ótimas programações, focando nas produções autorais, ganhando assim, respeito e credibilidade, lotando várias vezes o bar também situado na beira do rio, vizinho do Açaí Biruta, por sinal, em pleno bairro inaugural da cidade de Belém. 

Algumas divergências de pensamentos, porém, entre coletivo e casa, acabou levado os nossos cinco heróis (na época Homero da Cuíca, ainda integrava o grupo), a se deslocarem para outros espaços, perdendo um tanto, digamos, de sua personalidade enquanto proposta de festa com show ao vivo. Vinha se perdendo entre tributos, muitos deles, pouco válidos e de forte tendência comercial, uma vez que a festa enfrentava uma fase de público decrescente.

A Black ainda tentou investir em outro bar na beira do rio, mas sem resultados satisfatórios. Em julho deste ano, só não saiu totalmente da cena, porque foi convidado a tocar no Favela Chick, bar cravado no centro da cidade, reforçando ainda mais a descaracterização sofrida pela imagem e atmosfera construídas nos tempos ribeirinhos e autorais do Palafita. Por isso, agora, é tudo ou nada. A aposta é total, não só do coletivo. 

Os bons tempos voltaram. É isso que se espera

A partir desta sexta, a nova sede da Black Soul Samba é o Açaí Biruta (agora Praia), que oferece dois palcos, promentendo shows inesquecíveis. 

Inaugurando este novo momento, a pista principal terá Renato Rosas e Farofa Trio,  que levará muito samba-rock, samba de raiz e vertentes da música afro. Desde Jackson do Pandeiro, passando por Chico Buarque, Chico Science, Seu Jorge, Bebeto, Wilson Simonal, Black Rio, Seu Jorge e Jorge Ben. 

E anda, o Carimbó Curuperê, grupo formado em 98 na ilha de Caratateua, que traz no repertório o carimbó, com letras que retratam a vida do povo da floresta. Além das canções próprias, músicas dos mestres Lucindo, Chico Braga e Verequete. O grupo é formado por Geraldinho Roots (banjo e voz), Ronaldo Curupere (curimbó e voz), Edineia Smith (maracas e voz) e Jonny Lobato (clarinete).

“Batizamos o grupo com este nome porque o curupere quer dizer nascente de igarapé que tem influência da maré. É onde se criam pequenos peixes e crustáceos”, diz Ronaldo Curupere, que também desenvolve um projeto de oficinas de construção de instrumentos musicais e execução de ritmos, além de tocar na banda Soatá (Brasília), que mistura ritmos como rock e carimbó.

Enquanto isso, os DJ’s Black Soul Samba: Eddie Pereira, Kauê Almeida, Uirá Seidl e Fernando Wanzeler irão se revezar na segunda pista, junto com o Projeto Charmoso. E toma mais carimbó, e também reggae, rap, funk, além da sempre bem vinda música popular brasileira. É pra dançar e curtir a lua!

"O coletivo BSS fica muito feliz de fazer essas edições no Biruta, voltando para o nosso ‘berço’: a Praça do Carmo. Das quase 190 edições da Black, 70% foram nas suas proximidades", diz UiráSeidl. Segundo ele, esse semestre é especial para o coletivo, que além de estar perto de completar 5 anos, também irá completar 200 edições da festa.

“É muito legal retomar essa estrada fazendo a Black em um lugar com estrutura tão bacana, com vários ambientes e com um bar mais acessível, na beira do rio Guajará. Esperamos todos para uma noite especial, com grandes performances e toneladas de boa música", completa Uirá.

Projeto Charmoso completa o caldeirão sonoro

A outra atração da noite será o Projeto Charmoso, formado pela cantora Nanna Reis e o DJ ProEfx. 

Há dois anos eles gravaram um disco de produção independente, que será lançado esse ano pelo selo Ná Music. Salsas, sambas, cantigas, eletricidade ligando tambores a sintetizadores, isso tudo é o Projeto Charmoso.

O repertório do show será com as músicas do disco e com algumas produções novas, arranjos diferentes de músicas que os fãs conhecem muito bem. “Vamos usar as bases do disco com tudo já sampleado, produzidinho, bonitinho. Tocar na Black é uma energia sempre boa, para cima, o Projeto Charmoso tem um som dançante e ninguém vai ficar parado, é só colar na gente para energia bombar e todo mundo se mexer. Vai ser astral”, diz Nanna Reis.

Serviço
Bar Açaí Biruta Bar. Rua Sequeira Mendes, próximo à Praça do Carmo. Mais informações: 8347-1698.Até 21h, mulheres e estudantes, não pagam. Depois disso, os ingressos custam 20 reais, e 10 reais, a meia entrada.

Nenhum comentário: