4.5.16

Palhaços Trovadores em cartaz no Cláudio Barradas

"Secretária, Traz Um Quilo de Bombom!" estará em cena, às 20h, no domingo, 8, Dia das Mães. Os ingressos estarão à venda ao preço único de R$ 10,00 (dez reais). O Teatro Cláudio Barradas fica na R. Jerônimo Pimentel, 546, próximo a D. Romulado de Seixas.

Destinando toda a renda para ajudar no tratamento médico de um bebezinho chamado Miguel, sobrinho de um dos integrantes do grupo, os Palhaços Trovadores trazem de volta um espetáculo criado em 2004 como resultado da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística do Instituto de Artes do Pará – IAP, com autoria da atriz-palhaça Cleice Maciel, integrante do grupo. 

A pesquisa faz um levantamento de artistas circenses que atuaram na cidade de Belém, centrando seu foco em dois grandes nomes da arte circense da cidade: o palhaço Alecrim da Beira d’Água e o mágico Chamon.

Alecrim foi um clown branco, que manteve durante muitos anos um programa na televisão paraense. Muito conhecido na cidade, era figura obrigatória em vários eventos, festas e aniversários. 

Da mesma forma, o mágico Chamon era também presença constante nestes eventos. Os dois chegaram a trabalhar juntos e protagonizaram muitas histórias da arte circense do Estado. Eram muito conhecidos e queridos na cidade de Belém.

O espetáculo dos Palhaços Trovadores mostra os dois artistas através de seus números, colhidos em vários relatos, inclusive em entrevista realizada com o mágico Chamon, ainda vivo durante a vigência da pesquisa – o artista, já muito doente, veio a falecer logo em seguida.  Outros artistas foram entrevistados e seus relatos também foram utilizados na criação do espetáculo, como números acrobáticos, números de mágicas e de palhaços, embora as figuras centrais sejam Alecrim e Chamon. 

Projeto premiado também pela Funarte

O projeto foi retomado dez anos depois de sua montagem original, vislumbrando apresentar a arte destes dois grandes artistas circenses para um público mais diverso, mostrando-os às novas gerações. Diferente da primeira montagem, os palhaços tomam conta de todas as cenas, dando seu toque especial de lirismo e graça a cada uma delas: mágicas, acrobacias e malabarismos são feitos sob o olhar cômico do palhaço.

A remontagem foi merecedora do prêmio Funarte Carequinha de estimulo ao Circo, em 2014, que prevê a realização de cinco apresentações, sendo três em cidades do interior do Estado e duas na capital Belém. O grupo já se apresentou em santa Isabel, Castanhal e Benevides.

Os Palhaços Trovadores vêm há 17 anos divulgando arte do palhaço em Belém do Pará, criando e apresentando nos mais diversos espaços públicos seus espetáculos, que utilizam na sua dramaturgia elementos da cultura popular. Formando e encantando plateias da capital paraense e outras cidades do estado, transpondo com seu trabalho as fronteiras paraenses.

Pesquisando a linguagem do clown na cidade de Belém, de forma pioneira, realiza uma fusão com elementos poéticos e estruturais de nossa cultura popular, os folguedos como bois bumbás, pássaros, quadrilhas juninas, pastorinhas, dentre outros. 

O trabalho de pesquisa resulta em espetáculos alegres e coloridos, que mesclam a poesia e a canção à cena transgressora dos palhaços, envolvendo sempre o público em seu jogo. Representante do chamado Teatro de grupo, os Palhaços Trovadores mantém uma pesquisa constante da linguagem do palhaço, incorporando sempre elementos novos.

Ficha Técnica

Diretor Artístico: Marton Maués
Iluminadores: Jorge torres, Marcelo Villela
Gerenciadora das mídias sociais na web: Suani Corrêa
Produção e Execução: Romana Melo

Elenco

Adriano Furtado (Palhaço Geninho)
Antônio do Rosário (Palhaço Black)
Alessandra Nogueira (Palhaça Neguinha)
Cleice Maciel (Palhaça Pipita)
Marton Maués (Palhaço Tilinho)
Isac Oliveira (Palhaço Xuxo)
Marcelo David (Palhaço Feijão)
Marcelo Villela (Palhaço Bumbo Tchelo)
Romana Melo (Palhaça Estrelita)
Rosana (Palhaça Bromélia)
Sônia Alão (Palhaça Pirulita)
Suani Corrêa (Palhaça Aurora)

Participação especial: Raimundo Maués (Palhaço Mundico)

Um comentário:

Anônimo disse...

ficou massa, lu!
muito obrigado.
bjão
marton maués