3.5.16

Teatrólogo Jurij Alschitz realiza oficina em Belém

Com outro olhar e reflexão sobre a dinâmica pedagógica das Artes Cênicas, o russo Jurij Alschitz ministra em Belém a oficina "O Individual e o Coletivo", com a colaboração da diretora Maria Thais Santos, abordando questões para a cena do teatro contemporâneo.  

As inscrições gratuitas já estão abertas para o evento, realizado pelo Espaço Oficina Assim, de 27 de junho a 1º de julho. Entre as temáticas a serem apresentadas estão as relações interpessoais e a individualidade dentro dos grupos e o que distingue um grupo de atores recrutados para um projeto, de um conjunto artístico.

“A oficina também buscará respostas de forma conjunta, com treinamento especial voltado para a prática cênica e a teoria, de maneira a oferecer soluções para problemas de elenco, ou mesmo no elenco”, explica Jurij Alschitz. Outro foco será o contato com questões de fundo existentes na pesquisa do teatrólogo, como a ideia de um teatro sem diretor, considerando a possibilidade da criação coletiva se sobressair.

“O tema geral deste trabalho nasceu da percepção de que todos nós vivemos  diferentes teatros. E isso se tornou o principal problema na nossa realidade teatral, a arte que quase nada tem em comum com outras. Não temos uma casa comum, nos esquecemos de como construí-la e vivermos juntos nela. Falamos línguas diferentes, tanto que do vocabulário teatral, está quase desaparecendo a palavra mágica: conjunto. Mas o que é um conjunto, no século XXI? É o mesmo de 100 anos atrás?”, questiona Jurij Alschitz.

Inscrições e palestra: Os interessados em se inscrever devem enviar uma carta de intenção e um currículo resumidos para o e-mail espacoficinassim@gmail.com, até o dia 11 de maio. Serão apenas 20 vagas, gratuitamente para atores e diretores.

Além da oficina, Jurij Alschitz fará uma palestra/encontro com os alunos da oficina e público interessado, no Teatro Cláudio Barradas, da Escola de Teatro de Dança da Universidade Federal do Pará, no dia 30 de junho, às 18h, também com entrada franca.  

Processo de seleção - A seleção para a oficina será realizada pelo próprio diretor e o resultado divulgado no dia 14 de maio, em resposta para o email dos selecionados e na fanpage do espaço Oficina Assim: https://www.facebook.com/oficinaassim.

Os alunos selecionados deverão ler, previamente, o livro Teatro sem diretor, do próprio Jurij Alschitz, publicado pela Edições CPMT (Galpão Cine Horto),  disponível para download gratuito no link http://www.docfoc.com/download/documents/teatro-sem-diretor-jurij-alschitz e “O Jardim das Cerejeiras”  -  clássico da dramaturgia  russa, escrito por Anton Tchecov. O participante deve ainda selecionar um monólogo de sua escolha, para seu trabalho individual.

Sobre Jurij Alschitz - Jurij Alschitz possui carreira internacional tanto como diretor quanto como formador de atores. Sua origem nas artes cênicas se deu pela renomada escola GITIS, de Moscou.

É fundador, ao lado de Anatoli Vassiliev, da Escola de Arte Dramática, também em Moscou, e já coordenou a European Association for Theater Culture, que integra centros de formação teatral na Alemanha, França, Itália e Escandinávia. Também autor de vários livros voltados para a arte do ator, entre os quais The Vertical of the Role (A Vertical do Papel, Ed. Perspectiva, 2014), o diretor é convidado de grupos internacionais, trabalhando na Europa, Hollywood e Ásia.

Realizou pesquisa, patrocinada pela Unesco, para a criação do Laboratório e Biblioteca de Treinamento Mundial de Teatro que mapeou os principais diretores do mundo e suas metodologias, durante dois anos. No Brasil, já participou de diversos cursos e palestra e da montagem da peça Eclipse, baseada em contos de Antón Tchekhov, com o Grupo Galpão, de Minas Gerais.

Serviço
Oficina O Individual e o Coletivo com Jurij Alschitz, com colaboração da Dir. Maria Thais Santos. De 27 de junho a 1º de julho. Inscrições: envio de carta de intenção e currículo resumido para o e-mail: espacoficinassim@gmail.com até 11 de maio. Palestra/Encontro com Jurij Alschitz, no dia 30 de junho, no Teatro Universitário Cláudio Barradas - R. Jerônimo Pimentel, 546 (esquina com D.Romualdo de Seixas), às 18h. Outras informações: https://www.facebook.com/oficinaassim

Nenhum comentário: