1.3.17

"731 são doze" duas vezes no Casarão Viramundo

O Dirigível Coletivo de Teatro e o Viramundo apresentam "731 são doze", neste sábado, 4, e domingo, 5, sempre às 19h. A performance passeia pela memoria de um casarão na Cidade Velha. Ingresso: R$ 20,00 com venda antecipada e on line para garantir a vaga: www.coletivodirigivel.com.

A performance traz a história do Casarão Viramundo, convidando o público a uma experiência-ritual, de revirar porão, sótão, sala de estar, quartos e quintal.

"Não se trata apenas da casa em si, mas principalmente dos cômodos e gavetas de cada um destes corpos, afinal, o nosso corpo-vida é o principal labirinto que percorremos desde o momento em que nascemos. Acontece que renascemos a todo momento. Os labirintos de si jamais serão os mesmos, há sempre um lugar em nós que desconhecemos e que, portanto, somos estrangeiros”, pontua Ana Marceliano, integrante do Dirigível.

Construída na antiga Casa Dirigível Espaço Cultural, que ficava na Rua Padre Prudêncio Nº 731, bairro da Campina, a performance trazia uma imersão dos integrantes do Dirigível na poesia de Fernando Pessoa e na história da casa até virar sua sede. 

O trabalho circulou o país e se transformou com os laços estabelecidos com outros grupos de teatro independente: Casa da Outra - Cia A Outra (Salvador/BA), Ponto dos Truões - Trupe dos Truões (Uberlândia/MG), Casa Vermelha - Teatro Em Trâmite (Florianópolis/SC) e Teatro Elétrico - Grupo Liquidificador (Brasília/DF).

Após essa circulação, em 2015, e três anos de funcionamento, sem subsídios públicos, a sede do Dirigível Coletivo de Teatro fechou por falta de políticas de incentivo à cultura. De acordo com o grupo, após voltar para Belém, ficou definido que a próxima apresentação do "731 são Doze" deveria ser retroalimentada com outra essência: a do encontro com outros coletivos artísticos.

Para isso seria necessário que houvesse parceria com outros artistas que mantêm espaços culturais em na cidade. Em 2016, alguns integrantes do Dirigível se aproximaram do Casarão Viramundo, residência artística cientifica que trabalha na intersecção entre arte, cultura e saúde por meio da educação popular e o teatro de rua.

Entre idas e voltas, encontros e trocas dos dois coletivos nasceu o desejo em realizar uma imersão nesse casarão da Cidade Velha, lugar de memórias, de muitas travessias, porto de partida e de desembarque para uma nova viagem.



Serviço
Performance “731 são Doze” nos dias 4 e 5 de março, às 19h. No Casarão Viramundo (Tv Capitão Pedro Albuquerque, 318 – entre Rodrigues dos Santos e Ângelo Custódio. Bairro: Cidade Velha). Ingresso: R$ 20 (valor único). A compra dos ingressos deve ser feita antecipadamente, pois as vagas são limitadas. Para isso, acesse o site: www.coletivodirigivel.com. Não é recomendado para menores de 18 anos.

Nenhum comentário: