18.6.17

Em debate a política cultural e gestão de espaços


Gestores que partciparam da oficina de “Planejamento de Gestão em Espaços Culturais e a Relação com a Cidade”, trouxeram informações sobre projetos, manifestações e ações culturais em Ananindeua, Icoaraci, bairros da Campina e Cidade Velha, e a UFPA, e município de São Caetano de Odivelas. Na próxima quinta-feira, dia 22, a segunda oficina, "Exercício de Gestão em Espaços Culturais", é direcionada a artistas de todas as linguagens e agentes culturais.

Ministrada por Elis de Miranda, na última quinta-feira (15), no Casarão Viramundo, a primeira oficina foi estabelecida uma grande troca e iterlocução de ideias e relatos de experiência em gestão cultural e entendimento de uma relação com a cidade e ainda sobre políticas públicas de cultura. Elis inicia a conversa com os participantes, apresentando um pouco de seu trabalho e a experiência com um projeto que desenvolve no Rio de Janeiro. 

Os participantes em seguida apresentam seus projetos, suas ações e vivências culturais. Feito isso, cada um deles é convidado a fazer uma cartografia dessas informações, estimulando um debate acerca destas ações, projetos e manifestações culturais,  tanto as que desenvolvem quanto as que se relacionam, identificando suas maneiras próprias de existir  x o que recebem de apoio ou incentivo público para se manterem, aprofundando suas pesquisas, produzindo e repassando também, conhecimentos culturais, alguns deles tradicionais e ancestrais, como o Boi de Máscaras de São Caetano de Odivelas e o carimbó de Icoaraci. 

Na primeira oficina, são, por fim, identificados os gargalos, mas também onde há diálogos possíveis de trocas e parcerias. Na oficina Exercício de Gestão em Espaços Culturais˜, a ideia é mapear metodologias de gestão de espaços coletivos, a partir de exemplos trazidos ou vivenciados pelos participantes, a fim de proporcionar articulações internas ainda não percebidas, identificar pontos convergentes entre os envolvidos e outros grupos, que atuam na cidade, buscando sua relação com outras instâncias do Estado e da Sociedade.



Elis de Miranda é paraense e vem compartilhando com Belém, essa experiência com o projeto Galpão Cultural da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes (RJ), do qual participou na concepção e atua como coordenadora. 

É professora do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP/UFF/CAMPOS), Doutora em Planejamento Urbano e Regional, pelo IPPUR\UFRJ, e atualmente desenvolve pesquisa como Pós-Doc no Núcleo de Altos estudos Amazônicos (NAEA/UFPA).

A realização das oficinas é fruto de uma articulação do NAEA\UFPA, por meio de Elis de Miranda, em parceria com o Casarão Viramundo, e apoio do Circular Campina Cidade Velha e do blog de arte, cultura e mídia Holofote Virtual (blogspot).

FICHA DE INSCRIÇÃO
Exercício de Gestão em Espaços Culturais. 
Dia 22 de junho
Das 15h ãs 21h. 

Nome completo:
Idade: 
Coletivo que participa: 
Experiência artística: 
Interesse na oficina: 
Contatos:

Serviço
Ainda há algumas vagas para esta segunda oficina. Para realizá-la, é necessário preencher os dados acima, copiar e colar enviando para o e-mail: holofotevirtual@gmail.com. Daí é só aguardar a confirmação. O valor é R$ 10,00, que podem ser pagos no local. O que for arrecadado será revertido a manutenção do Casarão Viramundo.  Trav. Capitão Pedro Albuquerque, n. 318, Cidade Velha (entre Rodrigues dos Santos e Ângelo Custódio). 

Nenhum comentário: