20.6.17

"Retumbante Natureza Humanizada" em catálogo

Luiz Braga lança o catálogo da exposição "Retumbante Natureza Humanizada", no Museu de Arte Sacra, em Belém, nesta quarta-feira (21), às 19h30. A publicação tem editoração e projeto gráfico de Paulo Maurício Coutinho, com selo da Secretaria de Estado de Cultura, e será vendido por R$ 50,00. Um vídeo de sete minutos, de Thiago Peales, que rememora a mostra, será projetado na ocasião do lançamento, e haverá música ao vivo com Luiz Pardal e Trio. Entrada franca.

Nas páginas, memórias da mostra que teve curadoria de Diógenes Brandão e de demais colaboradores como os professores da UFPA Ernani Chaves e Alexandre Sequeira, que fizeram uma palestra sobre a obra do artista; do historiador e professor também Michel Pinho, que realizou uma caminhada pela Cidade Velha; da curadora Rosely Nakagawa; do poeta João de Jesus Paes Loureiro e do músico Salomão Habib; da fotógrafa Irene Almeida; da cineasta Jorane Castro. 

A escolha de Luiz em lançar a publicação apenas este ano da mostra que ocorreu entre setembro e novembro do ano passado, no Museu do Estado do Pará (MEP), de deve ao fato da espera ter suas vantagens para maturar ideias a respeito do produto. Ele diz que assim foi ideal para se debruçar sem pressa sobre o conteúdo e sobre os detalhes do livro - que traz imagens das obras expostas e frases dele, do curador e de visitantes.

"A ideia foi fazer um catálogo que não tivesse apenas as obras, mas todo o processo de realização da mostra, da montagem, da visitação e da programação com um todo. Foi uma forma que encontrei de fazer o livro de forma mais serena, sem estar no meio do trabalho, já que a ideia inicial era lançá-lo ao término da mostra", comenta Luiz Braga.

Itinerância e desdobramentos 

O vídeo com direção de Thiago Pelaes pode ser transformado em documentário, que mostrará um outra etapa da carreira de Braga - quando o artista chega aos 60 anos. O realizador pretende unir o que gravou durante os meses que acompanhou a exposição e  já tem em mãos a carta Tó Teixeira.

A expectativa agora é fazer com que as mais de 100 imagens retiradas de seu extenso acervo, feitas entre 1976 e 2004, todas guardadas no Estúdio de Luiz Braga, e que não serão comercializadas, circulem pelo Brasil. A próxima cidade que receberá a mostra é Goiânia, na programação do Goyazes - Festival de Fotografia, a ser realizado em setembro.

Mais de 200 exposições 

É este o recorde do fotógrafo que já realizou diversas individuais e coletivas no Brasil e no exterior, tendo suas fotografias em coleções públicas e privadas importantes, como a do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, do Centro Português de Fotografia, do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro e da Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outras. Em 2005, comemorou 30 anos de carreira abordando os diversos segmentos de sua obra na mostra Retratos Amazônicos, no MAM/SP, e na exposição Arraial da Luz, a maior de sua carreira, montada ao ar livre num parque de diversões em sua cidade natal, a qual recebeu mais de 35 mil visitantes. Em 2009, foi um dos representantes do Brasil na 53ª Bienal de Veneza. 

Nenhum comentário: