21.7.17

Espetáculo mergulha na viagem poética do amor

Após uma trajetória de sucesso, chega a Belém o espetáculo teatral Manhã, do Grupo Domo, de Brasília. As apresentações oferecem acessibilidade e visitas guiadas, de sexta, 21, a domingo, 23 de julho, no Teatro Cláudio Barradas da UFPA. Ingressos R$ 20,00.

Em cena estão dois homens, que se amam e procuram, em um momento crise, compreender-se para reencontrar um vínculo mais duradouro e verdadeiro.  Uma viagem poética, sensorial e envolvente traz à tona as relações humanas e, ao mesmo tempo, lembra que amor é sempre amor, independente de credo, sexo e tradição. 

A peça se passa durante apenas uma noite na vida desses amantes, uma madrugada repleta de surpresas e decisões até o amanhecer, que traz a luz renovada, a claridade e a possibilidade de se fazer e ser o novo. A relação homoafetiva faz o pano de fundo da trama, mas os temas abordados são universais.

Com texto de André Garcia, a montagem levou um ano de trabalho contínuo, em um processo aprofundado de pesquisa e criação. A encenação traz à tona os aspectos objetivos e subjetivos dos personagens para compor atmosferas variadas, emocionais e simbólicas.

Elenco principal ganha auxilio de atores sombras 

Os atores principais são auxiliados por dois atores “sombras”, duas figuras vestidas de branco, que movimentam a estrutura cenográfica e os objetos de cena - ou até os próprios atores -, participando como “motores” de toda a encenação. Esses atores são uma releitura da figura do “kôken”, do teatro Noh japonês, além de se tornarem personagens “curinga” ao longo do espetáculo. 

Contemplado com o Prêmio FUNARTE Mirian Muniz em 2012, o espetáculo já passou pelas capitais Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo, além de Brasília. E também foi selecionado para os festivais nacionais de teatro de Taubaté e Araçatuba, no interior de São Paulo, recendo cinco indicações a prêmios. Desta vez, o espetáculo vem a Belém patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, que incentiva a divulgação dos artistas de Brasília no cenário nacional. 

Espetáculo oferece acessibilidade e visita guiada

Além de Belém, o espetáculo ainda passará pelas cidades de Salvador, Rio de Janeiro e Florianópolis, disponibilizando programas em braile, como acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. Serão oferecidos também aparelhos de audiodescrição para deficientes visuais, além de uma visita guiada ao cenário, 30 minutos antes do espetáculo. 

Para reservar o aparelho ou agendar a visita, é preciso entrar em contato com a produção do espetáculo, através do e-mail: contato@grupodomo.art.br

O Grupo Domo é veterano. Fundado em abril de 1994 pelo ator e diretor André Garcia, vem contribuindo com a cena teatral brasiliense, desenvolvendo uma linha de pesquisa própria, baseada em um teatro autoral e reflexivo, sempre aberto à experimentação, com enfoque no constante aperfeiçoamento do trabalho físico, sensível e vocal do ator. 

O aspecto autoral realiza-se pela montagem de textos inéditos, escritos pelos integrantes, conferindo atualidade a cada montagem, o que permite o diálogo com o contexto estético, social e histórico contemporâneo. O viés reflexivo do grupo nasce da concepção do teatro como uma arte vasta, múltipla e comunicativa, capaz de pôr em foco aspectos de nossa condição social e humana, levando-nos a outros espectros de percepção de nós mesmos.

Ficha técnica “Manhã
  • Direção/ Texto: André Garcia
  • Assistente de direção: Leudo Lima
  • Elenco: André Garcia, Bruno Estrela, Leudo Lima, Guilherme Victor
  • Iluminação: Manuela Castelo Branco
  • Cenários/ Figurinos: André Garcia

Serviço
“Manhã”- espetáculo teatral Grupo Domo. De 21 a 23 de julho, às 20 horas, no  Teatro Universitário Cláudio Barradas. Ingressos: R$20,00 (inteira). Classificação Indicativa: 16 anos.

Nenhum comentário: