O Festival das Tribos de Juruti, que realiza diversas apresentações das tribos indígenas Muirapinima e Munduruku, será transmitido pela TV Cultura do Pará. A emissora acompanha o evento pelo quarto ano consecutivo. Veja neste sábado (29), a partir das 21h, pela televisão ou on line, pelo Portal Cultura.
O Festribal começou em 1986, com a apresentação de boi bumbás, cordões de pássaros, quadrilhas e carimbó, mas ganhou proporções maiores e tornou-se um espetáculo cheio de cor, dança, música, artes cênicas, alegorias e fotografias. No Tribódromo, as tribos Muirapinima e Mundurku usam de toda sua arte e criatividade para conquistar o título. Cada tribo tem três horas para se apresentar e ganhar as torcidas.

Este ano, mais de 30 profissionais da emissora estão envolvidos na transmissão do espetáculo, que deve durar mais de seis horas. A narração é do radialista Walmir Rodrigues e as reportagens são da jornalista Lenne Santos. Para dar mais ênfase nas curiosidades da festa, dois especialistas do Festribal também foram convidados para comentar as apresentações das tribos Muirapinima e Munduruku.
"Todos os anos a transmissão é muito festejada pelos paraenses, principalmente do oeste do Estado. Muita gente fica ligada e manda mensagens para as redes sociais da Cultura parabenizando pelo trabalho. Então, esse é o papel da emissora, divulgar e engrandecer as coisas da nossa terra. Quem não puder assistir pela TV, vamos ter a transmissão por meio da tv online do Portal Cultura (www.portalcultura.com.br)", finaliza Paloma.

Os jurados avaliam quesitos técnicos e artísticos que contemplam os seguintes itens: Apresentador, Porta Estandarte, Guardiã Tribal, Tuxaua, Índia Guerreira, Pajé, Canto Indígena, Regional, Evolução, Ritual Indígena, Alegoria, Tribo Originalidade, Tribo Coreografada, Originalidade em Conjunto, Harmonia e Galera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário