28.3.18

Aleluia! Vai rolar Amostraí no Casarão do Boneco

Pois é, Semana Santa chegou e quem não viajou quer encontrar programação também para as crianças em Belém. Bingo! O evento realizado sempre no último sábado de cada mês, no Casarão do Boneco, está de volta. No  Amostraí do dia 31 de março, um sábado de Aleluia, a programação traz contação de histórias com Roberta Brandão e Grupo Xamã, e espetáculo teatral, com a In Bust Teatro Com Bonecos. Tudo a partir das 19h e com entrada: Pague Quanto Puder.

Te prepara que lá vem as histórias. A programação começa com “Sereias do Mundo”, que traz as histórias dos lendários seres dos mares e rios. Costuradas com canções interpretadas pela atriz Roberta Brandão, ora tocadas no pandeiro ou no caxixi, as histórias ganham som, objetos animados, dança e encenação.

A primeira tem como pano de fundo o Japão, mais especificamente o rio Mogami, onde vive a sereia japonesa Ningyo. Na trama, ao contrário do imaginário de sereia ocidental, essa tem outros tipos de encantaria. “Como surgiram as ondas” é o segundo conto apresentado, protagonizado no continente Africano, trazendo a ancestralidade e os deuses africanos são o protagonistas da história.

A última história se passa aqui na região do norte. Na ilha de Maiandeua, na praia de Algodoal. Com a presença divertida de um estrangeiro, o conto fala sobre crescimento desordenado dos espaços habitados pelo homem e sobre a sereia mais famosa do lugar: a Princesa.

Em seguida tem “Histórias do mundo todo para todo mundo”, com o grupo Xamã trazendo mais duas histórias contadas. A primeira história se chama “As Serpentes que roubaram a noite”, de Daniel Munduruku. Sobre o guerreiro Karu Bempô foi escolhido para negociar com a rainha das serpentes, a Surucucu, pois foi descoberto que elas tinham roubado a noite. 

O segundo é “O contador de histórias”, conto popular Russo sobre Yacoub, que sonhando sempre cada vez mais alto, ele estava apaixonado pelo mundo. Porém, o mundo à sua volta pareceu-lhe sombrio, brutal, seco de coração, de alma obscura, e ele sofria com isso. Como fazer com que fosse melhor? Vivia a se perguntar, até que um dia teve uma ideia: e se lhes contasse histórias?

O grupo Xamã, formado por contadores de história, surgiu a partir da paixão pela palavra, pelo texto, pela partilha de histórias. “Nosso sonho é povoar o mundo com as histórias e tornar melhor a vida das pessoas, pelo poder da palavra, afinal, este é o papel do xamã: curara a alma através das palavras.” diz Janete uma das contadoras do grupo.  

"Curupira", da In Bust
E para finalizar a noite, a In Bust Teatro Com Bonecos apresenta o espetáculo "Curupira", sobre a história de Seu Jovino, que caçava e pescava mais do que precisava até encontrar pela frente o Curupira para dar uma boa lição, deixando-o mundeado. Por sorte do caçador, aparece um Pajé para ajudá-lo.

Em cena, os atores da In Bust interpretam com bonecos Sumano, Suprimo e Dona Menina, que utilizam paródias das toadas de boi, carimbó e samba de cacete – ritmos das culturas paraenses, para apresentar os personagens representados por bonecos naturalistas com manipulação de vara, acompanhados por bonecos máscara, mamulengo e outros mais. Curupira se tornou o primeiro episódio do Programa Catalendas, em 1999, na TV Cultura do Pará e esteve em circulação nacional, em 2005, pelo Projeto Palco Giratório do SESC.

Serviço
Amostrai - Mostra de teatro. Data: 31 de março. Hora: 19h. Ingresso: Pague Quanto Puder - Casarão do Boneco - Av 16 de Novembro 815 (entre Veiga Cabral e Pça Amazonas). Informações: 91 3241.8981 e 98949.8021 (zap).

Nenhum comentário: