20.3.18

Ester Sá de volta a cena com o teatro documental

"Iracema Voa", por Ester Sá (Fotos: Alberto Bitar)
Parece que foi ontem. Em dezembro de 2008, a estreia de “Iracema Voa”, no Instituto de Artes do Pará (Casa das Artes), era notícia neste blog, que tinha acabado de ser criado. O resultado cênico da Bolsa de Pesquisa concedida pelo então IAP, à atriz Ester Sá, está de volta em cartaz nesta quarta-feira, 21, às 20h, no Teatro do Sesi.

O universo do Pássaro Junino e dos programas de auditório da década de 50. Quadrilhas juninas, Pastorinhas. Construído a partir de memórias de Iracema Oliveira, folclorista, tele e radio atriz, comediante, apresentadora e produtora de programas de rádio. 

O texto de Ester Sá conta com citações de trechos de obras de Francisco Avelino de Oliveira e Raimunda Oliveira. As músicas foram retiradas da obra popular Pastorinhas Filhas de Sion e do cancioneiro popular da década de 50, além do samba enredo criado em homenagem à Iracema Oliveira pela escola de Samba Cacareco.

“Iracema Voa é um marco em minha carreira, pois ele desenhou um momento importante de criação e pesquisa, no sentido de afirmação de uma estética, dentro da poética do meu fazer. O espetáculo reúne muitas coisas que são importantes para mim: a narrativa, o documental, além do conteúdo que me proporcionou abertura a conhecimentos que fazem muito sentido para mim, como sentir de perto o movimento criativo da cultura popular. E também teve e tem uma resposta muito positiva tanto da classe artística, quanto do público em geral”, reflete.

Depois da estreia, “Iracema Voa” ganhou temporada novamente no IAP e no Teatro Cláudio Barradas, Teatro Cuíra, Teatro Maria Sílvia Nunes, SESC Boulevard e no Teatro Plínio Marcos  em Brasília, além de lugares não convencionais, como num salão paroquial em Marabá e numa sala em Benevides, mas estava sem apresentações desde 2015.

“Não é muito fácil manter um espetáculo em cartaz, em nosso cenário atual. Costumo dizer que vivemos de criar estratégias para sobreviver, e vamos levando com amor (embora também com cansaço) essa nossa opção de fazer teatro”, complementa.

Além de “Iracema Voa”, Ester Sá realizou mais um trabalho com essa temática documental, o “Nina Brincadeira de Menina”, sobre a artesã Nina Abreu, de Abaetetuba. “Considero esse trabalho um espetáculo de contação de história”, diz Ester que circulou ano passado pelo SESC Amazônia das Artes.

“Tenho feito muitos trabalhos narrativos, e mantido minha parceria musical com Renato Torres com o Tambor de Dentro, além de algumas incursões, ainda não publicadas, pela literatura infantil. Mas confesso, que reapresentar Iracema Voa está me dando vontade de voltar para um processo de criação teatral”, finaliza.

Iracema Voa - Leia também o bate papo com Iracema Oliveira aqui. Ela fala desNo dia 21 de março ela estará presenta à apresentação, vendo sua própria vida ser encenada, enquanto também comemora seu aniversário de 81 anos.

Ficha Técnica original
  • Elenco, pesquisa, direção e dramaturgia- Ester Sá
  • Consultorias – Aníbal Pacha e Karine Jansen
  • Criação e operação de Luz – Sônia Lopes
  • Criação e operação de Sonoplastia – André Mardock
  • Arranjos Musicais – Renato Torres e Banda do Pássaro Tucano
  • Músicos Convidados: Renato Torres, Chiquinho do Acordeom, André Mardock, Diego Leite e Banda do Pássaro Tucano
  • Concepção Visual – Aníbal Pacha
  • Cenário – Mestre Nato
  • Adereços – Mestre Nato e André Mardock
  • Assistência de confecção de cenário – Shirlene Cruz e Thayla Crislane
  • Figurino – Aníbal Pacha
  • Confecção de Figurino – Telma Queiroz
  • Vozes convidadas: Santino Soares, Pauli Banhos, Paulo Marrat
  • Registro – André Mardock e Marcelo Rodrigues
  • Fotos e Arte Gráfica – André Mardock
Serviço
“Iracema Voa”. Única apresentação nesta quarta-feira, 21, no Teatro do Sesi, às 20h. Na Doutor Freitas, com Almirante Barroso. Ingresso R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia entrada).

Nenhum comentário: