8.3.18

Cultura e Arte no Tributo ao Criador da Guitarrada

Em meio a arte, intervenções circenses e muito empreendedorismo criativo, a homenagem a Mestre Vieira vai encerrar, neste sábado, 10, às 22h30,  a programação da II Feira Livre de Arte e Cultura da Fundação Cultural do Pará. O evento abre nesta 9 de março, na Praça do Artista, no Centur. A entrada é gratuita. 

A milagrosa se calou para sempre no dia 2 de fevereiro deste ano. Em pleno dia de Iemanjá, com águas grandes, o criador da guitarrada se despediu desse mundo, deixou legado, uma obra musical, histórias pra gente contar, muitos amigos, seguidores, guitarristas apaixonados e filhos, que agora buscam caminhos para manter viva a memória e a obra do pai.

Movidos por este desejo, Waldecir Vieira (bateria), Wilson Vieira (teclado) e Waldir Vieira (percussão) lançam em Belém o projeto Filhos do Mestre, banda que conta também com os músicos Dhiosy Marques (guitarra) e Rodrigo Magno (guitarra), que aos 16 anos representa a mais nova geração da guitarrada barcarenense. Ele conheceu e recebeu as bençãos do próprio Mestre, com quem teve oportunidade de tocar algumas vezes, entre elas, no 83 anos do músico. festejado no dia 29 de outubro de 2017 .  

Tuta e Kim Vieira também filhos do Mestre e tocam bateria e percussão, respectivamente, mas não integram a banda, pelo menos por enquanto. O bichinho da música e em especial, o da guitarrada, tem mordido muitos músicos e trazido ideias a cabeça daqueles que pretendem manter a memória de Mestre Vieira pulsante em Barcarena e no mundo.

Filhos do Mestre
O projeto Filhos do Mestre nasceu ano passado sob a guarda de Mestre Vieira. 

“Papai ainda estava vivo quando surgiu a ideia. Ele sugeriu que a gente trabalhasse junto e aprovou a ideia dos Filhos do Mestre, queríamos ter lançado com ele ainda em vida”, diz Wilson, que está emocionado em participar do evento e tocar juntamente dos amigos do pai. 

“Será gratificante. Já trabalhamos juntos com os convidados e com o papai em vida. Mas na ausência dele não. Ele não vai estar junto da gente fisicamente, mas vai estar com a gente e vai gostar das homenagens”, comenta o tecladista. “Não vamos deixar o legado do meu pai ser esquecido, não vamos deixar a guitarrada esfriar. Vamos estar sempre motivando os amigos a dar continuidade ao legado da guitarrada”, conclui.

Um show com várias participações especiais

Homenagem a um patrimônio cultural da música brasileira. O show traz repertório clássico, mas com surpresas. De Vieira e Seu Conjunto a Guitarreiro do Mundo. Será um passeio pela trajetória musical de Joaquim de Lima Vieira (1934 - 2018), o criador da Guitarrada.

Da cidade do Mestre estão vindo também Lauro Honório (guitarra base) e Dejacir Magno (vocal), da velha guarda da guitarrada, atuantes entre os anos 1970 e 1990, apresentarão canções que marcaram o início da carreira do mestre. 

Ambos integraram o grupo Vieira e Seu Conjunto, que lançou o primeiro LP há 40 anos, em 1978, o Lambada das Quebradas. Na homenagem, eles representam ainda Os Dinâmicos - Raízes da Guitarrada, outro projeto de Barcarena, que leva em frente o legado de Vieira. 

Mestre Curica (banjo), Mestre Solano e  Joe Cabano também participam, além de Pio Lobato, Saulo Caraveo, André Macleuri  e Bruno Rabelo, que representam a geração que toca e pesquisa a guitarrada e têm difundido o ritmo que influencia seus trabalhos autorais. Completam o time de convidados o baterista Vovô e o baixista Breno Oliveira, que tocaram no grupo Mestres da Guitarrada.

Serviço
II Feira Livre de Arte e Cultura. No Centur – Avenida Gentil Bittencourt N°650, bairro Nazaré, Belém. Programação 09 e 10 de março, a partir das 17h.  Entrada Franca. Mais informações sobre o Tributo Mestre Vieira, pelo fone: 91 98134.7719 (whatsapp).

Nenhum comentário: