30.7.18

O Grande Show: das telas para os palcos de Belém

Fotos: Marcelo Lobo
Um grande show está pronto para ser lançado à platéia, é só entrar. Contando a história do empresário P.T Barnum e o surgimento do show business, a primeira temporada de O Grande Show será realizada nos dias 9, 10 e 11 de agosto no Teatro Margarida Schivasappa. O espetáculo vem para fortalecer a cultura da produção de teatro musical  na Amazônia e é uma opção de qualidade no segmento. 

Produzido pelo coletivo Mirabolante Maquinário de Teatro, com direção de Erllon Viegas e Luiza Imbiriba, "O Grande Show" é uma iniciativa de fôlego e beleza visual, e conta com um grande elenco, que está em preparação desde o início do ano.

O espetáculo conta a história de P.T Barnum, o americano que ficou conhecido, em meados do século 19, por ser o fundador do circo e o primeiro milionário do que viria a se chamar show business. Ele era um visionário, mas fez fama e fortuna fraudando o público. A história ganhou as telas do mundo inteiro e no Pará, ganha também os palcos em uma livre adaptação Barnum conheceu na infância, Charity, que viria a ser sua companheira para toda a vida. Nessa época, ele já se mostrava um grande artista com a ambição de construir um grande show. Tornou-se adulto e formou sua família, que lhe deu apoio para criar um circo com atrações peculiares.

Mulheres barbadas, pessoas muito altas ou muito baixas, gêmeos siameses, trapezistas, contorcionistas e uma infinidade de pessoas com inúmeros talentos ou peculiaridades formam as atrações do circo de Barnum. Ele, em meio a muitas controvérsias, se torna um grande sucesso na cidade. Mas o destino do circo se vê ameaçado após algumas escolhas de Barnum e somente sobreviverá com a união destas pessoas extraordinárias.

Na dramaturgia, Barnum é um sonhador de origem pobre, com um conhecido carisma, canto agradável e boa dança. Charity é a filha do patrão de seu pai, com quem tem dois filhos e a dificuldade de criar uma família em uma carreira instável nas artes. Mantendo o sonho de um empreendimento artístico, ele dá o pontapé inicial na realização de seu maior desejo abrindo uma espécie de museu de curiosidades, que logo fracassa.

A situação se complica até ele ter a ideia de um show que mudaria suas vidas com pessoas, digamos, talentosamente peculiares: uma mulher barbada, um anão, trapezistas, atores, cantores, artistas de múltiplos talentos e pessoas socialmente rejeitadas de todos os tipos. O show é um sucesso, a despeito das críticas que recebe, e cresce com a ajuda do jovem Phillip Carlyle, um jovem da alta sociedade que eleva a administração do show a outro patamar.

Já reconhecidamente um empresário de sucesso, Barnum segue uma carreira brilhante, agenciando turnês de outros artistas pelo país, se dedicando cada vez mais ao trabalho e cada vez menos a sua família, até que uma tragédia acontece e destrói o circo. É preciso recomeçar do zero. É hora de levantar a lona e mostrar o que sabe fazer de melhor: um grande show!


A dança e o canto como desafios da encenação

Esse é o enredo do musical dirigido por Erllon Viegas e Luiza Imbiriba,  que encararam o desafio de preparar um elenco diverso para o canto e a dança que o espetáculo exige.

“Existe uma quantidade imensa de gente talentosa na cidade que tá só esperando pra ser descoberta. Foi com esses talentos que nós demos de cara e simplesmente não pudemos não fazer esse show acontecer. O teatro musical tá explodindo em Belém e é por que a gente tem muito material cheio de potencial pra ser trabalhado”, afirma Luiza.

Já Hiago Miranda, que interpreta o jovem Phillip Carlyle, também é responsável pela preparação musical e adaptação das letras para o português.

“Esse musical é realmente muito complexo, mas aceitamos esse desafio. A responsabilidade é imensa, pois as letras  precisavam ser trazidas para o português com o mesmo impacto que ela causa originalmente, mas temos feito um grande trabalho e as letras estão surpreendentes”, conta o ator.

O elenco conta ainda com Amanda Borja, Ana Ferris, Andrew Monteiro,Carol Lacerda, Diana Lins, Felipe Fernandes, Gabriela Burlamaqui, Kailane Miranda, Keley Nunes, Lohane Takeda, Luiza Barros, Marcy Ribeiro, Matheus Amorim, Rayane Trindade, Rubens Leal,  Sebastião Junior, Thalyson Moraes, Thiago Freitas, Vinicius Fleury e Yago Damasceno.

Ficha Técnica

  • Adaptação de Dramaturgia - Erllon Viegas
  • Letras/ Versões -  Hiago Miranda
  • Direção -  Erllon Viegas e Luiza Imbiriba
  • Direção Coreográfica - Larissa Imbiriba e Alana Pinheiro
  • Direção Musical - Hiago Miranda e Alcântara Junior
  • Preparação de Elenco -  Paulo Jaime e Renan Delmontt
  • Produção - Álvaro Souza, Larissa Imbiriba e Paulo Jaime
  • Técnico de Som -  Luiz Reis
  • Técnico de Luz- Patricia Grigoletto
  • Cenografia - Cláudio Bastos

Serviço
O Grande Show. Nos dias  9, 10 e 11 de agosto - às 20 horas - no Teatro Margarida Schivasappa (Centur) - Avenida Gentil Bitencourt, 650. Ingressos: R$ 40,00 (R$ 20,00 - meia entrada). Venda online: Sympla - https://www.sympla.com.br/o-grande-show__328408. Venda presencial: Escola de Teatro In Cena ( Tv. Rui Barbosa, 1520). Informações: (91) 98425 0317 | (91) 98863 3362 | (91) 98111 4207 | (91) 98442 5445, Evento: https://www.facebook.com/events/659527337728324/ Instagram: @ograndeshow.

Nenhum comentário: