25.7.18

São Luís lembra Papete no 1o Festival de Percussão

Papete (Fotos: Bruno Mendonça)
Quem estiver indo a São Luís neste último final de semana das férias de julho, favor anotar a dica. O Rufar dos Tambores – Festival de Percussão de São Luís acontece nesta sexta, 27, na Praia Grande, centro histórico da cidade. Das 15h às 22h haverá shows e oficinas gratuitas ao público. 

O evento foi idealizado por Luís Claudio Farias, músico percussionista de Belém, que vive há quase 40 anos na capital maranhense. O festival homenageia em sua primeira edição o instrumentista Papete, morto há dois anos, e terá shows de 11 grupos, além de feira de livros, discos e instrumentos e oficinas. 

"Papete é a grande inspiração do festival. Ele dedicou a maior parte de sua vida de artista na divulgação da diversidade de ritmos e batuques maranhenses. Na abertura do evento, apresentaremos um video que conta um pouco sobre sua trajetória. Além disso, alguns grupos irão fazer intervenções lembrando a força de sua música", afirma Luiz Claudio Farias, que também é o diretor artístico do Festival de Percussão de São Luís.

O festival abre com o Couro e Mão, formado por mestres da percussão maranhense, e encerra com o espetáculo Encantarias, mistura de cultura popular, jazz e música erudita. No miolo o festival tem Toque de Mãos, Yluguerê, Afoxé Mina, Batuque de São Benedito, Boi Brilho da Sociedade, Abanijeun, Carlos Pial, Terecô de Igaraú e Divina Batucada.  “Teremos 11 grupos no palco, cada um tocando de 15 a 20 minutos, mas vamos fazer como se fosse um grande show, criando uma unidade entre as bandas e artistas e apresentando aos poucos os instrumentos da cultura popular com suas particularidades”, afirma Luiz Claudio Farias, que também é o diretor artístico do festival.

PROGRAMAÇÃO

Shows
Das 18h às 22h, portanto, haverá apresentações com o Couro e Mão, Toque de Mãos, Instituto Yluguerê, Afoxé Mina, Batuque de São Benedito (Carutapera), Boi Brilho da Sociedade (Cururupu), Abanijeun (Tambor de Taboca da Casa Fanti Ashanti), Carlos Pial e Terecô de Igaraú, Divina Batucada e Encantarias – Luiz Claudio e Banda Fio da Teia.

Oficinas

Oficina de Tambor de Crioula – das 15h às 17h - Tambor de Crioula de Mestre Leonardo; Oficina de Pandeirões – das 15h às 17h - Carlos Pial ; Feira – das 15h às 22h - Instrumentos artesanais, livros, vinis e CDs sobre os ritmos do Maranhão e comidas; Receptivo – das 17h às 18h - Tambor de Crioula de Leonardo e Boi da Ilha Turino do Alto.

Serviço
Rufar dos Tambores - Festival de Percussão de São Luís. Nesta sexta-feira, das 15h às 22h. No Centro de Criatividade Odylo Costa, filho - Praia Grande.

(Holofote Virtual com Celso Borges, assessor de imprensa do festival, poeta e jornalista)

Nenhum comentário: