21.7.18

X Colóquio de Fotografia e Imagem será em agosto

Figuras na Paisagem - André Parente
O evento, uma parceria entre a Associação Fotoativa e o Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará, reunirá estudantes, pesquisadores, professores, artistas e interessados pelo campo visual entre os dias 22 e 25 de agosto, em diversos pontos de estudos e artes de Belém. Inscrições gratuitas.

O tema desta edição, Arquivos e Outras Memórias, será percorrido entre leituras de portfólios, conferências, oficinas, laboratórios temáticos e projeções na tentativa de ampliar o alcance do campo de pesquisa e exercício visual, assim como a externalização do conhecimento para além da universidade. 

De acordo com Camila Fialho, presidente da Associação Fotoativa, extrapolando a preocupação com os arquivos da própria entidade, essa parceria com o PPG em Artes "abre a reflexão para pensar o lugar entre o público e o privado, o cruzamento dessas memórias, como se conformam na formulação de narrativas a partir de uma perspectiva outra que não aquela ditada no centro do país. Este ponto aliás converge para uma reflexão acerca do lugar dessas outras memórias que ficam veladas nos discursos hegemônicos. O que queremos trazer para debate é um pouco de tudo isso”.

Pinhole Day - Úrsula Bahia
Consolidando a importância deste lugar de troca e compartilhamento do saber, esta edição do projeto conta com o apoio dos grupos de pesquisa “Bordas Diluídas” – CNPq / UFPA, “Arte Memória e Acervos na Amazônia” – CNPq/UFPA, “Grupo de Pesquisa LAB AMPE” – CNPq/UFPA e “Arte Contemporânea nos Acervos e Museus Paraenses” – vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura – PPGCLC/Unama, e com a colaboração dos centros de pesquisa CRAE – Centre de Recherche en Arts et Esthétique, da Université de Picardie Jules Verne | UFR des Arts, o Institut ACTE, da Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, e o LAA, Laboratoire Architecture Anthropologie UMR LAVUE, da École Nationale d’Architecture de Paris La Villette, através do coletivo francês Suspended Spaces. 

“O colóquio é de suma importância pois é fruto da colaboração de várias instituições por um fim comum que é a reflexão acerca da imagem, tanto por parte de realizadores, quanto por parte de pesquisadores e críticos. O colóquio vem sendimentando um local do conhecimento e a sociedade civil organizada e as instituições de ensino trabalham como aliadas em prol do debate e da ampliação dos conhecimentos”, diz Orlando Maneschy, presidente da Comissão Organizadora do evento.

Documentação
As reflexões serão acerca do universo dos arquivos, repertórios imagéticos e documentais que reservam, cada qual, sua singularidade. Um arquivo sempre diz muito acerca das memórias de um lugar, desdobrando-se em histórias possíveis ainda inacabadas. 

O colóquio será um convite a refletir sobre como nascem arquivos e acervos, de que forma conformam suporte para construção de narrativas, como se vinculam às histórias de uma localidade, de uma geração ou de um território, como se atrelam a determinado espaço e dele reverberam outras leituras contextuais, afetivas ou poéticas.

Também um passeio por narrativas pessoais e coletivas, o evento abordará também a trajetória da Associação Fotoativa que comemora, em agosto deste ano, 34 anos de ações culturais ininterruptas. “Atuar em uma instituição com mais de três décadas é um grande desafio que se apresenta tanto maior quando compreendemos através de seus arquivos que as memórias ali abrigadas são coletivas e que transbordam sua própria história”, diz Camila.

Foto: Samir Dams
Dentre suas ações, o Colóquio Fotografia e Imagem surge como um potente espaço de troca reunindo artistas e pesquisadores locais, nacionais e internacionais com a proposição de estimular a reflexão crítica sobre a relação entre produção imagética e os diversos campos do conhecimento. 

O evento estabelece um fórum permanente de criação e compartilhamento de informações entre pesquisadores, profissionais e estudantes ligados ao campo da fotografia e outras imagens, no estado e fora dele. 

Interessados em compartilhar trabalhos e pesquisas em conexões com o tema do encontro, podem se inscrever para apresentações dentro da plataforma Comunicações no Laboratórios Temáticos, com os temas propostos: Acervos Amazônicos; Arquivos apropriados em processos artísticos/criativos; Arquivos e Memórias Ancestrais; Memórias Suspensas e Projetos Modernos na Amazônia.

Oficinas e leituras de portfólio terão inscrições específicas devido ao número limitado de vagas a partir de 10 de agosto. Interessados em obter certificados de participação em mesas e palestras devem realizar credenciamento in locu no primeiro dia de Colóquio.

Serviço
X Colóquio de Fotografia e Imagem. Dias 22 e 25 de agosto, nos espaços da Fotoativa, Centro Cultural Sesc Boulevard, Galeria Benedito Nunes e Casa das Artes. Mais informações em www.fotoativa.org.br, nas redes sociais da Fotoativa ou pelo 3225-2754. A participação no evento é gratuita.

(Holofote Virtual com informações da assessoria de imprensa da FotoAtiva)

Nenhum comentário: