25.9.18

"Árvore de Mim" em temporada no Oficina Assim

Fotos: Rodolfo Mendonça
Um mergulho poético-performático no qual a artista Michele Campos submerge em um oceano escuro e não palpável, mas presente e pulsante dentro das tantas mulheres que somos. No Espaço Oficina Assim, dias 27, 28 e 29 de setembro, sempre às 20h, com entrada franca.

O que somos além da soma de nossos antepassados? Quem nos permite escolher quais desses nós precisam ser desatados durante a caminhada? Quais histórias queremos perpetuar e quais devemos romper? Estas são algumas das perguntas presentes no espetáculo "Árvore de Mim", parte final da trilogia de Michele, que chega num momento singular para a atriz, vivenciado pela gravidez que gerou sua primeira filha. 

Uma gestação que encerra um ciclo de 10 anos fora de Belém, período em que estudou mestrado e doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Unirio, sendo o doutorado em formato sanduíche Rio de Janeiro - Paris; e durante os quais criou e apresentou as performances "Ritos" (2012) e "Para Você" (2014) que integram essa trilogia.

Michele explica que "o Árvore de mim são as três gerações que vêm acima de mim. O que é ouro e o que é dor. E com sabedoria cortar os galhos podres e se formar em cima dos bons. Como curar as dores do percurso, desde a infância até a transformação da criança, mãe, anciã. As gerações. Acho que ele (o ato-poético) fala de morte, da mulher que morre quando pari, da nova que nascerá em um tempo demorado, doido, rasgado. Como falar do que não pode ser falado, do lado obscuro e sombrio nosso. Da não divisão do bom e do mau. Somos uma só, múltiplas dentro de uma matriz", diz.

A performance é resultado dos anos de pesquisa cênica da atriz que fecha com este espetáculo a trilogia iniciada em 2012 com a performance "Ritos", seguida de "Para Você", em 2014. Com intensa pesquisa em Alejandro Jodorowsky, Carl Jung, Friedrich Nietzsche, Antonin Artaud, Carlos Nejar, dentre outros, Michele leva essas referências e estudos do eu para seu palco, aprofundando em si os espaços de corpo, tempo e memória. 

Ficha Técnica

Patricia Gondim - Visualidade cênica, concepção e desenho de luz; 
Mauricio Franco - Pesquisa e confecção de figurino;
Mateus Moura - Concepção musical e ambientação sonora; 
Waldete Brito - Colaboração cênica;
Amanda Melo - Contra-regragem e apoio técnico;
César Aires - Arte gráfica e design de mídia; 
Rodolfo Mendonça - Fotos e filmagem;
Dani Franco - Assessoria de Comunicação (textos, redes sociais e imprensa);
Lívia Condurú - Produção;
Michele Campos de Miranda - Pesquisa, dramaturgia, direção e performance.

Serviço
"Árvore de Mim" se apresenta em temporada como resultado do Prêmio Fusão e Difusão Artística do Edital Seiva, da Fundação Cultural do Pará. Dias 27, 28 e 29 de setembro no Espaço Oficina Assim, sempre às 20h, com entrada gratuita e retirada de ingressos uma hora antes de cada apresentação no próprio Espaço. Lotação de 20 pessoas. Apoio: Take 1- Doceria Artesanal e Café e Vintage Studio Hair. Classificação: 16 anos.

(com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: