14.9.18

Ingmar Bergman celebrado no Cine Líbero Luxardo

Como parte das atividades culturais que celebram vida e obra de Ingmar Bergman (1918-2007), será exibido neste, sábado, 15, às 16h, o clássico “Persona”, com grandes interpretações de Liv Ullmann e Bibi Andersson. O centenário do cineasta tem apresentação do jornalista e especialista em Estudos sobre Cinema, Augusto Pachêco, e bate-papo com o público após a exibição do filme. 

Na abertura do filme, equipamentos de cinema projetam várias imagens rápidas que mostram crucificação, animais, trechos de uma comédia de cinema mudo e um menino que acaricia uma imagem borrada. A história começa quando a enfermeira Alma é escolhida para cuidar de Elisabeth Vogler, uma atriz que entrou em colapso em uma de suas apresentações e a partir daí se isolou do mundo, permanecendo em constante silêncio.

O roteiro foi escrito num momento difícil da vida do diretor, quando ele se recuperava de uma grave pneumonia. O processo de escrita durou apenas nove semanas. Posteriormente, o cineasta confessou ser extremamente apegado ao filme e acreditar ter sido salvo por ele: “Se eu não tivesse encontrado forças para fazer esse filme, eu provavelmente estaria arruinado”.

“Persona” é o primeiro de uma série de filmes em que o diretor Ingmar Bergman e a atriz Liv Ullmann trabalharam juntos. A parceria marcante pode ser vista em “A Hora do Lobo”, “Vergonha”, “Paixão de Ana”, “Gritos e Sussurros”, “Cenas de um Casamento”, “Face a Face”, “O Ovo da Serpente”, “Sonata de Outono” e outras produções para cinema e TV.

A programação é uma realização do Centro Cultural Sesc Boulevard, com entrada franca e distribuição do catálogo “O Lobo à Espreita”, publicação sobre a vida e obra do realizador sueco Ingmar Bergman.

Serviço
Centenário de Ingmar Bergmam. Sábado (15), às 16h, no Centro Cultural Sesc Boulevard. Exibição de “Persona” (1966). 16 anos. 130m. Entrada franca. End. Castilho França, 522. Fone: 3224 5305. Contatos: Augusto Pachêco (98307-9730).

Nenhum comentário: