15.9.18

Concerto da OSTP encerra o XVII Festival de Ópera

O XVII Festival de Ópera encerra hoje, às 20h, com o concerto de encerramento dentro do Theatro da Paz.  Os ingressos estão esgotados, mas quem estiver a fim de acompanhar a apresentação, a Tv Cultura do Pará fará a transmissão também pelo portal www.portalcultura.com.br

O programa contempla compositores como Carlos Gomes, Verdi, Rossini, Bernstein, Loewe, Falla, e terá a regência do maestro assistente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, Pedro Messias, que está há um ano em Belém e atua ao lado do maestro Miguel Campos Neto, regente titular. O evento tem direção de Gilberto Chaves e João Augusto Ó de Almeida.

Esta será a primeira oportunidade de Messias à frente da sinfônica e ele destaca três pontos do programa importantes para o público: a execução de obras do brasileiro Carlos Gomes, que tem relação especial com Belém; o resumo das obras deste ano do festival, “A Vida Breve”, do espanhol Manuel de Falla, e “Um Baile de Máscaras”, de Giuseppe Verdi; e trecho de musicais, uma grande novidade, como trecho de “My Fair Lady”, que também já foi adaptado para os cinemas. Os solistas serão Andrey Mira (baixo), Juliane Lins (soprano), Glaucivan Gurgel (tenor), Rodolfo Giugliani (barítono), Lanna Bastos (soprano), Kézia Andrade (soprano) e Fernando Portari (tenor).

“Esse concerto coroa tudo que aconteceu este ano, com a parte do balé que tem grande influência da música espanhola, na obra do Falla. Faremos também a abertura de uma ópera de Verdi, que quem assistiu ‘Um Baile Máscaras’ vai reconhecer algumas partes, o que vai dar para perceber como o compositor em diversas óperas traz a mesma ideia em sua obra, uma identidade do compositor transpassando as composições. É um repertório que mostra também a melhor parte da orquestra”, comenta o maestro.

Como regente que busca se conectar com as produções de ópera brasileiras, Pedro diz que a escolha por árias de “Lo Schiavo”, de Carlos Gomes, foi uma herança de seus mestres e professores de São Paulo, sua cidade natal. Ele veio para Belém após passar pelo Teatro São Pedro, na própria capital paulista, para aprimorar ainda mais seus estudos na área de regência.

“Acho importante sempre trazer o nome de Carlos Gomes para perto da gente. O Rodolfo vai cantar sozinho ‘Sonho de amore’, e acabei optando por essa ária para dar vazão ao máximo a esse compositor”, explica Pedro Messias. Ele destaca, ainda, o sucesso recente de musicais como “O Fantasma da Ópera”, uma produção que tem rodado o mundo inteiro com diversas montagens, e por isso também decidiu trazer um pouco desse universo para o Concerto de Encerramento.

A escolha foi por “My fair Lady”, um clássico do austro-americano Frederick Loewe, e por trechos de “West Side Story”, do compositor Leonard Bernstein, que também já virou filme, pela ocasião do centenário de seu nascimento - o que tem gerado comemorações em diversos eventos de música erudita.

“Ele é um dos meus compositores favoritos e foi uma indicação minha. Tem sido crescente o interesse do público pelos musicais e estes dois são musicais robustos, que têm uma linguagem estética muito bem feita e muito próxima da ópera. ‘My Fair Lady’ foi um grande musical. E Bergstein foi compositor., pianista e regente, um gênio da época dele, faria 100 anos e também quis comemorar essa data aqui em Belém”, conclui Pedro Messias..

Programa

GIOACHINO ROSSINI (1792-1868)
La gazza ladra – Abertura

GIUSEPPE VERDI (1813-1901)
Macbeth – Come dal ciel precipita
Andrey Mira, baixo 

WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791)
Cosi fan tutte – In uomini, in soldati
Juliane Lins, soprano

MITCH LEIGH (1928-2014)
Man of La Mancha – The impossible dream
Glaucivan Gurgel, tenor

GIUSEPPE VERDI (1813-1901)
Un ballo in maschera - Eri tu che macchiavi
Rodolfo Giugliani, barítono

CARLOS GOMES (1836 -1896)
Lo Schiavo - Oh ciel di Parahyba
Lanna Bastos, soprano

GIUSEPPE VERDI (1813-1901)
Un ballo in maschera - Saper vorreste
Kézia Andrade, soprano

LEONARD BERNSTEIN (1918-1990)
West side story – Tonight
Lanna Bastos, soprano
Fernando Portari, tenor

MANUEL DE FALLA (1876-1946)
La Vida Breve - Dansa espanhola
Ballet da ópera

LEONARD BERNSTEIN (1918-1990)
West side story – Maria
Fernando Portari, tenor

CARLOS GOMES (1836-1896)
Lo Schiavo –Sogni d’amore
Rodolfo Giugliani, barítono

FREDERICK LOEWE (1901-1988)
My fair Lady -  I Could Have Danced All Night
Kézia Andrade, soprano

GIACOMO PUCCINI (1858-1924)
Turandot  - Nessun dorma
Fernando Portari, tenor

(com informações de Dominik Giusti , da assessoria de imrpensa da OSTP)

Nenhum comentário: