22.1.19

Fartura Belém traz gastronomia com arte e música

A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil abre o ano de 2019 em um dos destinos gastronômicos mais requisitados do país: Belém. Nos dias 26 e 27 de janeiro, acontece na capital paraense o Festival Fartura – Comidas do Brasil Belém, na Estação das Docas, um dos pontos turísticos da cidade. Participam do evento mais de 60 atrações gastronômicas e 15 apresentações culturais, entre shows e intervenções cênicas. 

Além da música, os visitantes terão a oportunidade de experimentar pratos, aprender com aulas teóricas e interativas, participar de cozinhas ao vivo e levar produtos e ingredientes para casa. Entre os convidados, chefs e personalidades gastronômicas de todas as regiões do Brasil. Haverá também um espaço Infantil, com comidinhas e guloseimas que as crianças adoram, em estandes lúdicos. As aulas do espaço Cozinha ao Vivo, onde os chefs preparam os pratos na hora, contando todos os segredos que dão o toque especial à receita.

Quem busca aprendizado também terá opções no espaço Conhecimento, onde os estudiosos da gastronomia compartilham suas histórias com o público. Por fim, no espaço Interativo, onde as pessoas podem aprender e fazer as mais diversas receitas, o público vai colocar a mão na massa com vários chefs.

A programação cultural e musical traz 15 atrações artísticas que vão do popular ao contemporâneo no cenário cultural paraense, além da oficina "A Música da Natureza e a Natureza da Música", com o compositor violonista Albery Albuquerque. Ele compartilhará com os participantes sua pesquisa de mais de três décadas dedicadas ao estudo as vocalizações de diversas espécies de animais, principalmente pássaros da Amazônia, transformando-as em obras da nossa música instrumental da Amazônia.

Albery Albuquerque ministra workshop / Foto Divulgação
No sábado, 26, das 10h às 12h, a oficina será realizada no Núcleo de Conexões Na Figueredo. Interessados podem mandar nome, RG e CPF para o e-mail: renat.almeida@farturabrasil.com.br

Já no palco musical, na Estação das Docas, a partir do meio dia, tem Trio Chamote, grupo que envereda pela cultura amazônica, com projetos pioneiros sobre instrumentos e ritmos regionais. Tem também MG Calibri com seu jazz amazônico. E ainda a banda Loxodonta Groove, que leva para o palco um pouco de “funk jazz”. A apresentação se baseia no funk e no soul norte-americanos, aliados a sotaques latinos, como brega e carimbó. 

O último show do sábado, 26, é o do violoncelista italiano Federico Puppi e do percussionista baiano Marco Lobo, que se reúnem no novo projeto Yamí Music. A união entre violoncelo e percussão, associada a performances com live eletronics, tem como convidado o cantor Castello Branco, nova promessa da MPB e parceiro do Fartura pelo Brasil.

Domingo traz música e outras linguagens

Guitarrada das Manas / Foto Divulgação
O dia começa com o som do Mercado do Choro e segue com Guitarrada das Manas, mas a programação do domingo, 27, também abre espaço para o folclore, com o Grupo de Tradições Marajoara Cruzeirinho, da ilha de Marajó, que irá apresentar danças e lendas populares. A noite de domingo termina com o show do guitarrista e produtor Pio Lobato (Boanerges Nunes Lobato Jr.), um dos principais arautos da “guitarrada” no cenário nacional desde os anos 1990, com trabalhos de experimentação pop e releitura musical brasileiros.

Participação das DJs Ananindeusa e Luiza Lux, ambas de Belém, que tomam conta das pick-ups durante os intervalos dos shows. Ananindeusa toca músicas majoritariamente femininas e negras pra curtir e dançar. Já Luiza Lux, a Lux, produtora cultural e DJ em diversas festas de Belém, tem sets que misturam música brasileira, rock, pop e indie.

Paralelamente, o festival ainda terá um núcleo de artes cênicas, com o palhaço Sonho (Cleber Cajun) que brinca e conta histórias para divertir crianças e famílias, e Ester Sá, que valoriza a cultura popular e a oralidade. A brincadeira interativa termina com o grupo Percussão da Terra, que utiliza materiais descartáveis – garrafas pets, garrafões de água, PVC e caixotes de madeira – para montar instrumentos como tambores, chocalhos, caxixi, reco-reco, caixas de marabaixo e agogôs.

Programação

Sábado, 26 de janeiro
12h – DJ Ananindeusa
14h – Trio Chamote
15h – DJ Ananindeusa
16h – MG Calibri                              
17h – DJ Luiza Lux
18h – Loxodonta Groove
19h – DJ Luiza Lux
20h – Projeto Yamí Music convida Castello Branco
21h – DJ Luiza Lux

Domingo, 27 de janeiro
12h – DJ Luiza Lux
13h – Mercado do Choro
14h – DJ Ananindeusa
15h – Guitarrada das Manas
16h – DJ Ananindeusa                      
17h – Grupo de Tradições Marajoara Cruzeirinho
18h – DJ Ananindeusa
19h – Pio Lobato                  

Programação de artes cênicas

Sábado, 26 de janeiro
14h e 15h – Palhaço Sonho (Cleber Cajun)
16h – Contação de Histórias com Ester Sá
17h – Grupo Sustentável Percussão da Terra

Domingo, 27 de janeiro
13h – Palhaço Sonho - Cleber Cajun
14h e 15h – Contação de Histórias com Ester Sá

Dona Nena, das Filhas do Combú / Foto Divulgação
O Festival Fartura é realizado pela Plataforma Fartura – Comidas do Brasil, que percorre todo o território nacional por meio da Expedição Fartura, viagens de pesquisa gastronômica que mapeia personagens, produtores, cozinheiros, chefs, receitas, produtos e ingredientes. 

O conteúdo dela é disponibilizado na web por meio do site e das redes sociais, além da publicação de livros e filmes. As expedições também são a base para os festivais, que conectam a cadeia gastronômica, da origem ao prato. Em 2019, os Festivais acontecem também em Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília e Lisboa.

Serviço
Festival Fartura – Comidas do Brasil Belém
Dias 26 e 27 de janeiro
No sábado, das 12h às 22h | domingo, das 12h às 20h.
Local: Estação das Docas (Avenida Boulevard Castilho, s/n - Campina, Belém – PA)
Ingressos: https://www.sympla.com.br/fartura
R$ 20,00 (Inteira) R$ 10,00 (Meia).

Mais informações:
farturabrasil.com.br
facebook.com\farturabrasil
instagram.com\farturabrasil

Nenhum comentário: