24.1.19

Felipe Cruz lança livro autobiográfico em Belém

"Você nunca fez nada errado" é um misto de autobiografia, ensaio e crônica, e traz ao público o relato de um período muito específico da vida de Felipe, a partir da descoberta do HIV em seu sangue. O lançamento é hoje (24) , a partir das 19h, no Núcleo de Conexões Na Figueredo. Às 20h, o autor bate um papo com o público, mediado pela antropóloga e crítica literária Camille Castelo Branco.

Felipe Cruz vem construindo uma sólida produção como poeta, tendo ganhado o Prêmio Max Martins de 2014, organizado pela Fundação Cultural do Pará, com o seu livro de poesia Acúmulo (2016). Em janeiro de 2019 o autor terá o seu primeiro trabalho em prosa publicado, pela Monomito Editorial. 

O livro é híbrido, onde o autor passeia com naturalidade e fluidez pelos mais diversos gêneros literários, do relato ao ensaio, da crônica à autobiografia, construindo uma prosa potente, com as melhores características de um grande romancista, para narrar parte de sua vida a partir da descoberta do HIV em seu sangue.

As consequências dessa descoberta nas relações de Felipe com os amigos, com a família e, antes de tudo, consigo mesmo são o eixo que nos guia pelas memórias, digressões e anseios do autor, construídos com uma linguagem rica e expressiva, que possibilita ao leitor a imersão em um texto que ao mesmo passo que se apresenta tão íntimo, torna-se universal pela sinceridade com a qual Felipe nos fala de seus medos, dúvidas e aflições, mas também seus afetos e esperanças.

Você nunca fez nada errado, como toda boa literatura, não é uma obra panfletária. É, antes de tudo, fruto de uma necessidade de expressão do autor perante os caminhos pelos quais sua própria narrativa enveredou-se, trazendo até os leitores uma perspectiva ainda pouco explorada na literatura: a subjetividade de alguém vivendo com o HIV.

Felipe Cruz, nascido em Belém e criado em Macapá, é professor e escritor. Autor dos livros de poesia Acúmulo (2016) e Os cegos dormem (2018), também desenvolve trabalhos nas áreas da fotografia e do audiovisual. Você nunca fez nada errado é seu primeiro livro de prosa.

Relato do autor

“Quando soube que fui infectado pelo HIV, há alguns anos, a última coisa que eu esperava fazer era escrever um livro a respeito. No entanto, aí está ele: com editora, capa, prefácio e posfácio, mês de lançamento previsto e palavras. 

Quais palavras? As que silenciei, até quase morrer entalado. As que falam da solidão e do medo que vivi por tanto tempo. Do breu em que minha vida se fechou por dias e dias. Dias que eu imaginava sem fim – como era aterradora aquela infinitude. 

Ainda que provocado pelo meu diagnóstico positivo para o HIV, este livro é sobre muitas outras coisas: sobre a aniquilação dos que são considerados elementos de perturbação; sobre o medo de perder o amor dos outros, aceitando, amedrontado, perder a si mesmo; sobre a lenta compreensão de que minha vida, essa, insubstituível, era de fato minha. Minha, como nunca nada mais poderá ser.
Este livro é o caminho que percorro todos os dias tentando encontrar alguma paz. Algum perdão. 

Perdão para mim – eu, que nunca fiz nada errado.
Que sempre erro.
Apesar do tom grave, o que quero deixar claro é que eu amo a vida – é tão bonita, mal consigo acreditar que quase desisti.
A vida é muito bonita.”

Serviço
Lançamento e bate-papo sobre o livro Você nunca fez nada errado, de Felipe Cruz. Nesta quinta-feira, 24, das  19h às 22h, no Núcleo de Conexões Na Figueredo - Av. Gentil Bittencourt, 449, próximo a Benjamin.

Nenhum comentário: