6.8.20

Amazônia Doc: inscrições para o 1o Curta Escola

Estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino do estado do Pará já podem inscrever obras cinematográficas de gênero curta documentário, com até 15 minutos de duração, para a Mostra 1o Olhar, do Festival Curta Escola. As inscrições vão até o dia 21 de agosto, gratuitamente, pelo site www.amazoniadoc.com.br/curta-escola, onde também está disponível o regulamento completo.

A programação oficial do 1o Festival Curta Escolas está inserida na 6a edição do Festival Pan-Amazônico de Cinema – Amazônia Doc 3 em 1, que inicia com pré atividades no dia 5 de setembro, abrindo oficialmente no dia 12, com mostras competitivas até dia 23.

O principal objetivo desta iniciativa é estimular a expressão artística dos alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas Estaduais do Pará através da linguagem cinematográfica.  Nesta primeira edição o tema de abordagem será livre e os filmes selecionados serão exibidos na 1a Mostra Competitiva Primeiro Olhar, que será transmitida pela Tv Cultura do Pará. Os filmes inscritos deverão ter sido dirigidos por alunos da rede estadual de ensino do estado do Pará, individual ou coletivamente.

Serão premiados três (3) filmes pelo critério do Júri Oficial, nas categorias: Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro; e também o Melhor Filme pelo voto popular, feito através da plataforma de exibição. Os estudantes vencedores ganharão troféus e vão participar de oficinas voltadas para a área do audiovisual, oferecidas pelo Instituto Culta da Amazônia e ZFilmes Produções. A lista de obras selecionadas pela curadoria será divulgada no site do Festival (www.amazoniadoc.com.br/curta-escola).

A iniciativa é do Instituto Culta da Amazônia e conta com a parceria/apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Pará e Instituto Márcio Tuma e realização/produção da Z Filmes Produções. Entre os objetivos do festival, destaca-se a oportunidade de dar visibilidade à produção audiovisual dos estudantes da rede pública estadual de ensino do Pará e contribuir com a formação do público em relação à linguagem cinematográfica.

Amazônia Doc 3 em 1 com mostras, oficinas e bate papos

Zienhe Castro, do Amazônia Doc, Luyse 
Braga e Ana Carla Aguilera, da Casa NaMata. 
Foto: Manoel Leite.
Este ano, após adiamentos e reinvenções, por causa da pandemia da Covid-19, o Amazônia Doc confirmou a realização de sua 6a Edição, que este ano traz um formato 3 em 1, em versão on-line, pela plataforma de streaming AmazôniaFlix, que já havia sido divulgada anteriormente, com o nome de Cineamazônia, mas os administradores em reunião, nesta semana, o redefiniram. O lançamento desta plataforma, na abertura do Amazônia Doc se reafirma como uma super novidade na região, e que irá disponibilizar filmes e séries de ficção e documentários da Pan-Amazônia. 

Voltando ao festival, tem gente que já me perguntou, por que 3 em 1! É que além das mostras internacional que reúnem curtas, médias e longas da Pan Amazônica, cujos filmes já foram selecionados para a Mostra internacional Pan Amazônica - a lista você pode conferir no site -, o evento reúne mais dois festivais. O Curta Escola, que segue com inscrições até dia 21, e também o 1º Festival As Amazonas do Cinema, cujo resultado das inscrições será divulgado no dia 12 de agosto.

Haverá também atividades paralelas às mostras, com oficinas, bate-papos e masterclass, que serão transmitidas gratuitamente pela plataforma de streaming. A programação, ainda conta com lives, que serão transmitidas, diretamente da Casa NaMata, empresa de arquitetura paisagística de Belém, com a qual a diretora geral do Amazônia Doc, Zienhe Castro, da Filmes, acaba de fechar parceria. O espaço está inaugurando o seu Café, um espaço agradável e acolhedor com uma proposta inovadora e moderna de valorização regional e da floresta.

O Festival de Cinema AMAZÔNIA DOC é uma realização do Instituto Culta da Amazônia, com a Co-realizacão do Instituto Márcio Tuma; patrocínio da Equatorial Energia, por meio da Lei Semear de Incentivo à Cultura - Fundação Cultural do Pará - Governo do Pará. A produção é da ZFilmes; parceria do SESC e apoio cultural da Rede Cultura de Comunicação; Ufpa - Curso de Cinema e Estrela do Norte - Elo Company.

Mais informações: www.amazoniadoc.com.br

Nenhum comentário: