8.8.20

Cidade em F(r)estas realiza edição na Pandemia

Trazendo como temática a expressão “Mundo Cão”, o projeto Cidade em F(r)estas vai realizar hoje, às 20h, mais uma edição, desta vez com projeções na antiga Estação Ferroviária de Icoaraci, respeitando todos os protocolos de segurança exigidos como prevenção a disseminação da pandemia da covid-19. Eu bati um papo com a Yvana Crizanto, uma das idealizadoras do projeto, que já existe há dois anos. Desenvolvido em parceria com espaços e pessoas de diferentes bairros, desta vez, foi necessário encaminhar uma série de medidas para realizar a programação dentro do novo contexto.

Nesta 10a edição, o projeto vai substitui os fotovarais que eram montados no espaço público, por novas formas de interação. As projeções serão realizadas e também transmitidas ao vivo pelas redes sociais do projeto, o que garante a todos nós que participemos. Em Icoaraci, com todos os cuidados, transeuntes poderão conferir de perto.  Lá, o apoio principal é do espaço Na Casa do Artista, que criou um diálogo com a vizinhança, propondo movimento, deslocamento e o debate sobre os desafios coletivos em tempos de pandemia. 

“Nesses tempos de pandemia sentimos a necessidade de provocar uma reflexão sobre o cuidado coletivo, e ao debate sobre o papel dos agentes públicos no enfrentamento à essa crise de saúde pública. O Cidade em Frestas se deslocou para um outro movimento, não mais um convite para o encontro presencial, mas uma interferência em locais de grande movimentação de pessoas, um comportamento que reflete nas mortes causadas pela negligência”, diz Yvana Crizanto que é uma das idealizadoras do projeto, junto com as também ‘artivisvistas”, Galvanda Galvão, Roberta Mártires e Josi Mendes. 

Conscientes de que o distanciamento social e o uso da máscaras podem salvar vidas, a equipe do Cidade em F(r)estas foi reduzida e vai para a rua com um projetor e uma caixa de som, e com todos os cuidados necessários, com objetivo de levar “a expressão de artistas sobre esse momento, na busca por motivar a empatia e a responsabilidade de cada um para com o outro”, continua Yvana. As projeções serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais, para que o público que já conhece o projeto possa seguir interagindo na cidade com a arte. 

Foto: Monica Lizardo
“É uma experiência nova e desafiadora para nós”, diz a jornalista, cantora e fotógrafa. Ela conta que uma característica do projeto é justamente que ele seja recebido na comunidade, por parceiros. 

Neste sentido, em Icoaraci, o parceiro principal é a galeria Na Casa do Artista, dos artistas Werne Souza e Auda Piani, que darão apoio para a projeção que será realizada na antiga Estação de Trem. 

“Serão 5 pessoas, para  a produção do audiovisual e da transmissão on-line. Para quem fica em casa, temos a certeza de que estamos contribuindo, cada um a seu modo, para diminuir esses estragos da pandemia, e comunicar isso por meio da arte. As ruas sempre foram o cenário do projeto. Fazíamos fotovarais livres, com o tema Mundo Cão, e recebíamos dezenas de trabalhos em fotografias, poemas, ilustrações, e outras formas de arte. Quando deslocamos para o ambiente on-line essa expressividade continuou livre”, explica Yvana.  

Curadoria reuniu e convidou dezenas de trabalho 

Foto: Yvana Crizanto
Para fazer a curadoria dos trabalhos que serão mostrados nesta edição, a equipe lançou uma convocatória, mantendo o tema Mundo Cão, “que nos acompanha há mais de um ano, e vamos exibir todos os trabalhos recebidos”, diz. 

Os artistas envolvidos são: Fernanda Boarin Boechat, Izabela Leal, Márcio Mariath, Maria Heloisa Pinho Franco, Dioclecio Soares Gomes, Laiza Ferreira, Marcelo Rodrigues Silva, Cledyr Pinheiro, Rafael Fernando Serrão, Katja Hölldampf, Lais Gabrielle de Lima, Ty Silva, Carla Duncan, Marcelo Aversa, Lucia Martins, Simone Machado, Laura Castro, Raquel Minervino, Thaysa Aussuba, Rennan Willian, Ettiene Angelim. 

“Além disso, conhecemos trabalhos de artistas próximos, sobre este contexto da pandemia, e os convidamos a participar das projeções, como Lucia Gomes, Marcela Inajá, Thais Badu, Cincinato Júnior, Danielle Fonseca, Antônio Moura, Miguel Chikaoka, Monica Lizardo e Guto Nunes. Aproveito para agradecer em nome do projeto, idealizado com muito amor e amizade por mim, e pelas artistas Galvanda Galvão, Josi Mendes e Roberta Mártires, junto com dezenas de parceiros que fizeram essa história”, vai concluindo Yvana que também é artista, criadora de conteúdos, cantora.

Perguntei a ela como tem sido este período de maior isolamento, mesmo após a quarentena mais rigorosa e do próprio Lockdown. “Tenho experimentado um processo criativo ainda silencioso e reflexivo, que vem no canto a seu tempo. Entendo que agora não é mais possível essa troca de pele e vibração próxima com o público, e certamente essa dinâmica será reinventada”, me respondeu, na entrevista que fizemos em tempo real, pelo WhatsApp. 

Nesta edição, vamos poder conferir também um pouco do trabalho dela. “Faço uma das interferências sonoras com um canto à capela, um convite à alegria e à resistência diante desses tempos tão difíceis. Estarei presente pela voz ainda ecoando nas ruas, agora de outra forma, paisagem”, conclui.

Serviço
Cidade em F(r)estas, com Oficinas – projeções na antiga Estação de Trem de Icoaraci - R. Padre Júlio Maria, 937-995 - Cruzeiro, a partir das 19h, área da orla. Transmissão on-line a partir das 20h, pelas redes sociais do projeto @cidadeemfrestas no Facebook e Instagram. 

Realização: 
Cidade em Frestas, com os coletivos  Casulo Cultural, Sibilafilmes e Multifário.

Apoio nesta edição:
Na Casa do Artista, Casa de Estudos Germânicos da UFPA,  Faculdade de Direito da UFPA, Holofote Virtual, Coletivo Manas e Milton Kanashiro.

Concepção e produção:
Galvanda Galvão, Josi Mendes, Roberta Mártires, Yvana Crizanto

Nenhum comentário: