5.8.20

Amostraí Virtual apresenta poema e três histórias

O Casarão do Boneco vai realizar mais um Amostraí, on-line, neste sábado, 8, com transmissão ao vivo pelo Facebook, a partir das 17h. 

A edição de agosto é dedicada para artistas de teatro, circo que atuam com cenografia, figurino e iluminação, que ficaram trabalho e passam por dificuldades neste momento da pandemia. 

Eles receberão parte da renda que for arrecada, durante a programação, que será apresentada por Leonel Ferreira. Além de uma livre interpretação de poema, haverá três contações de história. O público pode colaborar com o depósito de qualquer quantia, nas contas divulgadas no final desta matéria. 

“Nosso fazer artístico foi brutalmente atingido pela pandemia da COVID-19. Assim como muitos, também perdemos entes queridos e isso nos deixou desestruturados, mexidos, impactados. Nossa matéria de trabalho é a vida, a alegria, o afeto. Aos poucos, vamos tentando nos reorganizar em meio a este cenário pandêmico. Mas o que mais nos aflige é saber que alguns artistas como nós estão passando por dificuldades financeiras até mesmo para se alimentar. E isso dói”, expressa o coletivo.

Poema encontrado na lata e a história de um rei

A programação inicia com o poema “Recomeço”, que será interpretado por Maria Mãe D`Água. O mesmo foi encontrado nas ruas de Belém, sem identificação, quando ela retirou o rótulo de uma lata para trabalhar a construção de um instrumento musical. De acordo com a artista sua leitura será uma mensagem para aquecer os corações no Amostraí.

Maria Mãe D’água é contadora de histórias, palhaça, cenógrafa, gestora ambiental, artesã, tem especialização em dramaturgia, especialização em gestão ambiental e é o que vem permeando sua pesquisa artística.

Essas formações formam um tripé, no qual ela pega o que pode ser reciclável ou reaproveitável e reescreve uma outra história para esse material, através de construções de objetos/brinquedos e objetos/musicais.

E nessa pesquisa, agora na pandemia, procurando materiais para fazer os seus objetos ela se deparou com uma lata. Catou essa lata na rua e se encantou com ela porque quando tirou o rotulo estava essa coisa linda, uma poesia com o nome que tem tudo haver com o que ela pretende nesse momento de pandemia, “recomeço”. A partir daí, começou a pulsar a vontade de reproduzir de apresentar de mandar para os amigos. Foi uma forma de aliar a sucata, a poesia e a distância das pessoas. Mandar uma mensagem. Aquecer o coração dos amigos, dos parentes através dela. A sua pesquisa atual é a busca de uma natureza melhor.

Na sequência, Adriana Cruz conta a história “O Rei está cansado”, brincando de desenhar figuras no papel retirada do livro Histórias de Reis e Rainhas, da Companhia das Letrinhas, que fala de um Rei que fica doente porque trabalha muito e só uma menina esperta sabe como curar, vamos conferir como. Adriana Cruz é habitante do Coletivo Casarão do Boneco, integrante do grupo In Bust Teatro Com Boneco. É artista, professora da Escola de Teatro e Dança da UFPA e contadora de História.

Duas histórias para ver no escurinho de casa

Depois dessa, apague as luzes da sala, do quarto, de onde você estiver assistindo a live, pois Vandiléia Foro chega na telinha com “Rio de Encantarias”, retirada de “O Mergulho”, do livro “Visagens, Assombrações e encantamentos da Amazônia”, do saudoso escritor Walcyr Monteiro. Trata-se de uma narrativa de rio, lugar de nossas viagens e embarcações enredadas. Corpo de água doce, morada dos encantados. Lá vem o rio! Bora pra beira tarrafear nossas histórias.

Vandiléia Foro é atriz, contadora de histórias, professora e arte educadora, além de performer, diretora de teatro, Mestranda em Arte,  integrante da Cia Girândola de Contadores de Histórias e da Casa Ateliê Olaria Mundiar.

Mantenha-se no escurinho de sua plateia particular, para ver o encerramento da programação com Ganesh Om, que vai contar “A Procissão das Almas”, uma antiga história de domínio público que existe em vários estados do Brasil.  Reza a lenda que uma senhorinha famosa em seu bairro pelo vício da fofoca, se mete numa encrenca quando, em vez de estar dormindo, resolve dar uma espiadinha na janela para ver uma procissão que estranhamente estava passando a meia noite. O artista diz que costumava ouvir essa história de sua avó.

PAGUE QUANTO PUDER

Para colaborar com a manutenção do Casarão Pague quanto puder fazendo depósitos nas seguintes contas:

  • Leonel Rodrigues Ferreira: Banco do Brasil | Ag. 2946-7 | C/C: 716.222-7 | CPF: 395.501.252-20.
  • Maria de Fátima Sousa Sobrinho: Caixa Econômica Federal  | Ag. 0022 | C/Poupança 31965-3  CPF  049. 559. 942-53
  • Virginia Abasto | Nu Bank | Ab. 0001 | C/C 63587988-6 | CPF 536.329.232-7
Serviço
Amostraí Virtual. Neste sábado, 8 de agosto, a partir das 17h, com transmissão ao vivo pelo facebook do Casarão do Boneco. Informações pelo celular: (91) 9 9175.3114.

Nenhum comentário: