21.10.20

Pólo Cultural apresenta o projeto "Arte é Inovação"

De 22 a 25 de outubro, o projeto pretende discutir o valor da arte e da cultura na construção de um mundo mais justo e inclusivo. A programação tem como base física, o espaço da Cia da Revista, mas será transmitido online de graça, para todo o mundo, pelo canal do YouTube da Polo Cultural.

Em meio a tantos desatinos que vieram à tona com a Cobid-19, uma coisa boa ao menos se fortalece neste novo cenário cultural! O “novo normal” nos trouxe maior acesso à arte e à cultura, não só como espetáculos, mas com debates de ideias, performances e apresentações artísticas que trazem também reflexão e inclusão. 

Antes disso, só teríamos este acesso de forma presencial, o que já era um obstáculo, caso este não fosse realizado em nossas cidades. Não estou aqui enaltecendo qualquer coisa dessa pandemia, mas é fato que antes disso, o setor cultural ainda pouco se utilizava da ferramenta de transmissão on-line. 

O evento em questão, o "Arte é Inovação" ocorre em São Paulo, na Cia da Revista, um espaço de teatro situado em Santa Cecília. Vai reunir até domingo, 25, artistas e profissionais de diversos setores, que participarão de quatro dias de programação, com oito mesas redondas, e quatro performances. Cada dia abrigará dois debates, um às 16h e outro às 18h e uma atividade artística abre e fecha o evento diariamente.

Questões básicas hoje em debate na sociedade - como a diversidade sexual e a inclusão do negro e da pessoa trans - há tempos estão incorporadas no universo da arte, mas vivemos em uma cultura disruptiva, em que tudo muda a todo momente. Por isso, devemos crer na criatividade como base da inovação e a arte como sustentação da criatividade. 

A programação, que abre com as atrizes Isabel Wilker e Mel Lisboa traz como tema: “Arte é a saída”. Em seguida, a discussão será “Arte pulsante das periferias”, com o coletivo de literatura Slam das Minas. O dia termina com a intervenção urbana do VJ Suave e uma projeção artística em diferentes lugares da cidade.  Não perca também o papo com o diretor, cenógrafo e figurinista, prêmio APCA 2008 Kleber Montanheiro, “Territórios criativos”, no dia 23, e “Empreendedorismo social”, com Marcelo Sollero, diretor da Polo Cultural, que fala no encerramento. 

Arte como transformação e conquistas sociais

Marcelo Sollero, diretor da Pólo Cultural
Marcelo acredita que “a arte colabora na formação de seres humanos melhores e com mais condições de conquistar oportunidades na vida pessoal e profissional. Também por meio da arte e da tecnologia, as pessoas da periferia tem alternativas para se empoderar e conquistar seu espaço.

Partindo do princípio de que o artista sempre está na vanguarda do pensamento, Sollero conta que idealizou o evento para tratar sobre o valor da arte na sociedade e jogar luz em temas caros a uma sociedade inovadora, “além de ligar a arte diretamente com a inovação”, diz o diretor. 

Além dos temas já citados, também serão abordados: Arte pulsante das periferias, Arte engajada, Centros comunitários e vida na periferia, Êxodo para o Interior, Acessibilidade artística . 

Para montar a curadoria dos temas, Sollero pesquisou assuntos relevantes para a geração que hoje está com 30 anos. Entrevistou especialmente mulheres sobre o que pensam para o futuro. Ouviu que trabalho e sucesso na carreira são importantes, mas o pensamento principal diz respeito a estarem envolvidas com questões sociais, de terceiro setor.

“Elas se preocupam em contribuir para um futuro com melhor convivência entre as pessoas e qualidade de vida, mais liberdade criativa, diversidade e inclusão, assuntos que fazem parte de uma luta antiga, ideias que agora estão incorporadas por essa geração”, finaliza.

Mel Lisboa abre evento e encena performance no sábado

Mel Liboa, no debate e na cena
A atriz Mel Lisboa, que participa da primeira mesa “Arte é a saída”, nesta quinta-feira, 22, vai encenar, no sábado, 24, o seu primeiro experimento cênico online, a peça Madame Blavatsky. A peça foi escrita por Cláudia Barral a partir da obra homônima de 1985, de Plínio Marcos (1935-1999), protagonizada na época, Walderez de Barros.  

Agora, sob a direção de Márcio Macena, Mel Lisboa entra em cena como uma espécie de hospedeira para o espírito da escritora russa, principal nome da Teosofia, Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891) que retorna para esclarecer pontos de sua história que não ficaram muito bem explicados. E no processo, outros espíritos surgem para dar cada um sua versão dos fatos.

A proposta da peça é ser um encontro caseiro e virtual, e não um espetáculo. O cenário é a casa da atriz, com pequenos ajustes estéticos que ajudam a dramaturgia. O figurino também foi composto com peças já existentes. "Escolhemos manter uma única câmera, parada, fixa, impossibilitados de fazer cortes, sem utilização de ferramentas como o zoom do equipamento, e assim transmitir a imagem mais parecida com a que seria o ponto de vista de um expectador na poltrona de uma plateia de teatro', informa a produção. 

Confira toda a programação

Dia 22 de outubro - quinta

16h - Tema: Arte é a saída. 

Com as atrizes Mel Lisboa, Isabel Wilker, Leona Jhovs (atriz, diretora, roteirista, apresentadora, cantora. Mulher TRANSfeminista ), Cauâ Taborda (líder de comunicação e assuntos públicos do Youtube na América Latina). 

Mediação – Luz Ribeiro (poeta e pedagoga, integra o Slam das Minas). 

18h - Tema: Arte Pulsante das Periferias. 

Com Slam das Minas (Carol Peixoto e Pam Araújo) e Khally (bboy, bailarino da periferia).

Mediação – Helder Oliveira.

 20h - Performance – VJ Suave (duo formado por Ygor Marotta e Ceci Soloaga

Local – esquina da Consolação com a Caio Prado, a partir das 20h.

Dia 23 de outubro - sexta

16h - Tema: Arte engajada – 

om a artista e designer gráfica Marcela Scheid, Fábio Ventura (Coletivo Abrupto). 

Mediação - Leona Jovis.

18h - Tema: Territórios criativos - a ascensão da classe criativa. 

Com o diretor , cenógrafo e figurinista, prêmio APCA 2008 Kléber Montanheiro, 

Museu do Amanhã (representante). 

Mediação – Marcelo Sollero. 

20h – Performance - Slam das Minas faz batalha de poesia ao vivo.

Dia 24 de outubro - sábado

Abertura – quatro bailarinos – Bboys.

16h – Tema: Centros comunitários e vida na periferia. 

Com Teto, coletivo Gastronomia Periférica e bailarino Khally (bbou,  ip-hop). 

Mediação : Marcelo Sollero.

18h – Tema: Território Global. Com Ygor Marota e convidado do Uruguai. Mediação – 

20h – Performance – Sessão do monólogo Madame Blavtski. 

Texto – Cláudia Barral. Direção – Marcio Macena. Interpretação – Mel Lisboa. 

Dia 25 de outubro – domingo

16h - Tema: Acessibilidade artística. Com a atriz pedagoga, psicopedagoga, arte educadora, produtora e diretora teatral Nina Mancin e diretor, roteirista e ator Victor di Marco.

Mediação: Marcelo Sollero.

18h - Tema: Empreendedorismo social em busca de autonomia. Impact, Plana Vivências, 

Mediação : Marcella Franco.

20h – Performance – bloco Vra Power

Inscreva-se no canal e acomapanhe:

https://www.youtube.com/user/polocultural

(Holofote Virtual com informações da assessoria de imprensa da Pólo Cultural)

Nenhum comentário: