10.10.20

Quatro filmes paraenses selecionados no V FICCA

O Festival Internacional de Cinema do Caeté anunciou, nesta madrugada, os filmes selecionados para a mostra de sua 5a edição. Entre obras vindas de todo o país e de países como Senegal, Colômbia, Cabo Verde, Chile e Portugal, quatro são do Pará. 

O evento será realizado simultaneamente no Brasil e em Portugal, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, com apoio da Escola Superior Artística do Porto. Estão na mostra competitiva os filmes “O Céu Sobre Nós”, de Everaldo Carvalho Gomes; “Mestre Cupijó e seu ritmo”, de Jorane Castro; “Dorso”, da Inovador Talvez Filmes; e “Minguante”, de Maurício Moraes. Ao todo foram 387 filmes inscritos, sendo que 120 passaram no crivo da primeira seleção do FICCA. 

As obras agora serão avaliadas pela Comissão de Juris Oficial, composta por 19 pessoas, subdivididas nas categorias de Longas, Médias e Curtas. Em função da pandemia do COVID-19, os vencedores revelados até o dia 30 de novembro. Apenas os filmes premiados exibidos em espaços culturais do Brasil e de Portugal.

Este ano o FICCA diplomará os realizadores dos filmes concorrentes das mostras competitivas com o Grande Prêmio Padre Bruno Sechi de Longa Metragem; Grande Prêmio Cláudio Cardoso de Média Metragem; Grande Prêmio Egídio Sales Filho de Curta Metragem; e Grande Prêmio Arthur Leandro de Documentário.

Sobre o Festival

O FICCA - Festival Internacional de Cinema do Caeté tem origem na cidade de Bragança (PA), com idealização do realizador e professor Francisco Weyl. Desde 2018, o evento vem sendo realizado, a partir de Portugal. O evento dialoga com projetos autorais, poéticos, e musicais, articulados a uma pratica de consciência estética, e de resistência, ecológica, política, urbana, e rural, e que carecem de espaço para ecoar mensagens. 

Invertendo a lógica do mercado, se materializa de forma coletiva, via redes solidárias - de compartilhamento de conhecimentos e práticas que envolvem e reconhecem as comunidades locais. É a partir da troca de olhares e experiências, que criadores de diversas linguagens se reúnem a fim de levar essa produção também à periferia, escolas, comunidades quilombolas, espaços culturais, religiosos e acadêmicos.

Mais informações e a lista completa dos filmes selecionados na 5ª edição: 

http://bit.ly/V_FICCA

Nenhum comentário: