16.2.21

A FEMEA traz empreendedorismo, música e artes

O protagonismo das mulheres é meta da FEMEA - Feira de Empreendedorismo, Música e Artes da Amazônia, aprovada no edital de Festivais Integrados da Lei Aldir Blanc/Secult-Pa. A programação, que vem sendo construída, com inscrições abertas a várias formas de participação, será apresentada de 8 a 14 de março, de forma virtual, por meio do site, na semana em que se comemora a luta e a conquista feminina no Dia Internacional da Mulher.

A FEMEA é um projeto feito inteiramente feito por mulheres, para dar visibilidade às mulheres, mas que deseja dialogar e alcançar todos os tipos de públicos. No momento estamos em construção, com inscrições para selecionar as 20 empreendedoras que irão compor uma feirinha virtual - abertas até 19 de fevereiro; e também para seleção de 08 conteúdos artísticos audiovisuais - até dia 22. O regulamento para os trabalhos artísticos está disponível no site, junto com a ficha de inscrição. 

Para participar dos workshops e oficina, as inscrições vão até 03 de março. Em outra postagem vou falar mais sobre essas ações formativas, coordenadas pela professora e feminista Ana Maria Linhares. A FEMEA é tudo isso. E ainda contará com dois programas de web que estão sendo gravados nesta semana e irão ao ar, com direção de Fernanda Gaia Brito e apresentação de Joelma Kláudia, na abertura e no encerramento da feira, pelo FEMEA no YouTube. Aproveito e já te convido para deixar o seu joinha por lá, estamos engajando o Canal para em breve inaugura-lo com o FEMEA Tv Web. Será também pelo Youtube, a transmissão das mesas redondas, que terão acesso gratuito e sem inscrição.

A ideia da FEMEA vem das experiências da produtora cultural Narjara Oliveira, da Senda Produções, que realizou dois anos atrás, uma feirinha com empreendedoras e sentiu a força dessas mulheres e a necessidade que temos em empreender e debater as questões ligadas aos direitos da mulher. E assim nasce a FEMEA, que reúne cantoras, instrumentistas, militantes do feminismo, representantes do poder público e profissionais que atuam na área técnica e sem as quais não poderíamos chegar a este formato 100% feminino na equipe. 

Campanha de financiamento para o GMB

Além de empreendedorismo, de música e arte como potência feminina no Pará, não sem denunciar os números alarmantes do feminicídio e todas as formas de violência contra a mulher e pessoas trans. 

O Brasil segue em primeiro lugar no ranking desse tipo de violência. Por isso, a edição de estreia do projeto abraça a luta do GMB - Grupo de Mulheres Brasileiras – Casa Bengui, que durante o FEMEA é alvo de uma campanha de financiamento coletivo, disponibilizado no site da FEMEA, com objetivo de angariar recursos para a reforma da sede do grupo, que existe há 35 anos.

O GMB se orienta pelos princípios da justiça, da democracia, da igualdade e da equidade nas relações de gênero, raça e etnia. Sua atuação se dá a partir de duas grandes frentes de luta: Violência contra Mulher e Saúde da Mulher e Autonomia Econômica das Mulheres. Dona Domingas, fundadora do grupo em 1986, vai falar mais sobre o grupo na entrevista que vai ao ar no FEMEA TV WEB, no dia 8 de março.

Ela conta que foi  a partir da união de moradoras do bairro que o movimento iniciou, mas antes era mais uma alternativa à geração de renda. Com o passar do tempo, elas também perceberam que tinham outra questão em comum, o histórico de violência ou abuso sexual. A partir daí, foi incluído nas suas metas, além da busca e incentivo pela independência financeira das mulheres, a conscientização sobre a saúde da mulher e ações para combater a violência doméstica. Saiba mais sobre a campanha disponível na aba do GMB no site: www.femea2021.com.br

Inscrições abertas:

Empreendedoras: até 19 de fevereiro

Conteúdos artísticos: até 22 de fevereiro

Workshops: até 03 de março

Formulários e mais informações: 

www.femea2021.com.br

Serviço

Feira de Empreendedorismo, Música e Artes na Amazônia – FEMEA: de 8 a 14 de março de 2021. Informações, programação e inscrições: www.femea2021.com.br. Siga-nos pelas redes sociais @feirafemea. Realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, Secretaria de Cultura do Pará, Governo do Pará, por meio da Lei Aldir Blanc. Parceria: Holofote Virtual – Comunicação, Arte e Mídia e Senda Produções.

Nenhum comentário: