6.8.21

Castanho sugere 8 baiucas para visitar em Belém

Sextou? Então imagine um tour pelas Baiucas de Belém. Esse é um dos propósitos de Bohemia e Thiago Castanho, Chef de cozinha e baiuqueiro, apresentador da Websérie “Do Boteco à Baiuca”, exibida no IGtv @thiagocastanho, que vai toda ao ar até a véspera do Círio, mas ele já antecipa aqui e dá dicas para visitar as baiucas que serão mostradas ao longo de oito episódios. Vão lá, mas usem máscaras, álcool em gel e evitem, claro, as aglomerações.

“Passear pela simplicidade, conhecer a história e vivenciar a tradicional Baiuca é a proposta da Bohemia, através do olhar de quem entende: Thiago Castanho. Por isso, apostamos em mover sabor e tradição através da Websérie”, conta Thalita Barreto, gerente Regional de Marketing da Ambev. 

O chef acredita que “à medida que a cultura local entenda que isso tem valor, a probabilidade de haver um guia ou rota turística de culinária de baiuca, aumenta, é um pensamento real”, diz ele exemplificando outras experiências no país, como Em Minas e no Rio, em relação à cultura de Boteco, e na Europa, com as Tapas portuguesas. 

“Pensem numa rota: primeiro vou ali, onde tem uma unha de caranguejo, depois vou atrás do peixe frito, da carne de sol... É uma maneira do turista e das próprias pessoas da cidade circularem e conhecerem o circuito real da nossa comida e da real boemia paraense”, comenta.

O que é que a baiuca tem?

Sobretudo, uma boa culinária, cervejas e bebidinhas da casa. De forma geral, segundo Thiago Castanho, no cardápio, entre os petiscos mais procurados e característicos de uma baiuca, estão a macaxeira frita, a carne de sol, o leitão, “que é muito famoso, feito assado, fatiado, com cebola e servida com pão ou macaxeira. É simples, mas rola disputa, na cidade, de quem faz ou conhece o melhor”, diz Castanho.

Ele também aposta nos caldos e nos peixes. “No Meu Garoto, tem um caldo nordestino ótimo. Tem baiucas que só sevem peixe frito e é uma coisa muito da nossa tradição. Além do consumido com açaí, vai muito bem com cerveja”, continua.

Então sabemos. Toda baiuca que se preze, pensa em um cardápio de petiscos, mas além disso, seu Antônio Gentil, dono da Bendita Marvada, visitada por Thiago Castanho, na websérie, chama atenção para outra especialidade que toda casa deve oferecer, a hospitalidade, uma característica, aliás, do povo paraense.

“Nosso objetivo é conquistar uma clientela que volte no outro dia, sempre. Por isso, nosso segredo está também no atendimento. No cardápio, a gente indica tudo, mas vou dar como destaque aqui a Mandioquinha e o charque acebolado, dois petiscos indicados na hora de tirar o gosto com cerveja”, explica o baiuqueiro proprietário.

Dicas para visitar

  • Baiuca Santa Quitéria -  Tv. 14 de Março, 1139 - Umarizal, Belém - PA, 66055-490
  • Bendita Marvada - Av. Sen. Lemos, 983 - Umarizal, Belém - PA, 66050-005 
  • Restaurante Mearim - Rua O de Almeida, 606 
  • Apoena Espaço Cultural - Av. Duque de Caxias, 450 Altos - Marco 
  • Meu Garoto - R. Sen. Manoel Barata, 928 - Campina, Belém - PA, 66050-000 
  • Casa Igá - Trav. Frei Gil de Vila Nova, 215 – Campina
  • Peixe Frito da Alzira - Travessa Angustura - 2815 - Marco - Belém 
  • Resenha Prime - Travessa Curuzu - 235 - Marco - Belém 

Nenhum comentário: