5.6.24

Os Dinâmicos abrem o Arte da Palavra em Belém

O FARPA - Festival Arte da Palavra, maior circuito literário do país, abre em Belém, no dia 12 de junho,  partir das 19h30, trazendo após a cerimônia, a apresentação musical de “Os Dinâmicos”,  grupo histórico que reúne integrantes do lendário Vieira e Seu Conjunto.

Formado por Mestre Vieira, o criador da guitarrada, na década de 1970, o grupo foi selecionado para participar do evento, com a honra de realizar sua abertura musical. 

A seleção de artistas é realizada em curadoria coletiva, com representantes do Sesc de todas as regiões do país, o que torna o projeto um retrato da pluralidade literária e cultural do Brasil. 

Protagonistas de documentário, DVD e série de animação, além de figurarem na trajetória de um dos artistas saudosos e mais emblemáticos da música brasileira, o Mestre Vieira, atualmente, Os Dinâmicos vão além da guitarrada e promovem um verdadeiro baile de música paraense. 

Os Dinâmicos
Foto: Gabriel Dietrich
Os Dinâmicos conta com Dejacir Magno, o primeiro artista a gravar um lambada cantada, no emblemático Lambadas das Quebradas Vol. 1 de Vieira e Seu Conjunto; com Lauro Honório, guitarra base, Luís Poça, nos teclados, além de Jairo Rocha, na bateria, Cassiano Neto, no baixo, Carlos Canhão Brito Jr., na percussão, e Dhiosy Marques, na guitarra solo. 

É com esta formação que eles apresentam, no FARPA. O grupo lançou o primeiro álbum, em 2015, este ano se prepara para gravar o novo álbum “Baile da Guitarrada”,  pelo projeto Baile da Guitarrada – LAB Música, contemplado pela Rouanet Norte. Além de gravar o novo álbum a banda vai circular com shows em cidades paraenses, chegando até Macapá /AP. 

Oficinas e bate papos na programação literária

Luciana Brandão Carreira (PA)
Além de valorizar a produção nacional, o Farpa busca incentivar a prática da leitura e abrir espaço para novos autores. O objetivo é ser um espaço de imersão dos escritores e artistas entre si e com o público. Eles participam do evento ora como palestrantes, ora como plateia, durante os quatro dias de programação. 

Estarão presentes no festival nomes como Auritha Tabajara, considerada a primeira cordelista indígena do Brasil; Márcio Benjamin, autor de romances e livros de contos de horror rural e folclóricos; Otávio Júnior, vencedor do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Literatura Infantil; e Ezter Liu, escritora de prosa e poesia, primeira mulher a conquistar o Prêmio Pernambuco de Literatura.

O projeto é composto por três circuitos: o dos Autores, que promove encontros e bate-papos entre escritores de localidades distintas, propiciando uma troca de experiências entre os profissionais e o público; o de Oralidades, com manifestações literárias que remetem, especialmente, a narração de histórias e veiculação oral de poesia; e o de Criação Literária, uma ação formativa, que por meio de oficinas possibilita a reflexão e criação nas diferentes formas e práticas de escrita.

Confira a programação do FARPA, em Belém:

12 de junho

19h30 – Abertura do Festival Arte da Palavra

20h15 – Apresentação musical grupo Os dinâmicos (PA)

13 de junho

9h30 – Oficina Caminhos do Sensível: Escrita criativa, colagem e fanzine com Lia Testa (TO)

10h30 – Contação de Histórias da ancestralidade com Anderson Barreto (RJ) e Auritha Tabajara (CE)

15h – Debate Vozes dos Brasis: da leitura à escrita literária, com Tonio Caetano (RS) e Roberta Tavares (PA). Mediação de Luciana Brandão Carreira (PA)

16h30 – Debate A poesia que ecoa da floresta, com Francis Mary (AC) e Marcia Kambeba (PA). Mediação de Pedro Augusto Baía (PA)

19h – Sarau Farpa, com Paula Yemanjá (CE), Chiquinho de Além Mar (SE), Francis Mary (AC), Julia Raiz (PR), Marcia Kambeba (PA), Roberta Tavares (PA), Preto Michel (PA), Pelé do Manifesto (PA). Mediação de Shaira Josy (PA)

14 de junho

9h30 – Oficina Biblioteca Imaginária, com Wilson Jequitibá (RJ)

10h30 – Contação de Histórias da ancestralidade com Paula Yemanjá (CE) e Chiquinho de Além Mar (SE)

15h – Debate Histórias da Ancestralidade, com Auritha Tabajara (CE) e Anderson Barreto (RJ). Mediação de Diogo Borges (RJ)

16h30 – Debate Literatura do Insólito, com Edyr Augusto (PA) e Marcio Benjamin (RN). Mediação de Luciana Brandão Carreira (PA)

19h – Espetáculo Literário Carimbó Pau e Corda, com Andressa Silva (RO) e Tanisson Passos (RO)

Nos batuques dos tambores de bio-instrumentos colhidos nas matas amazônicas, nos cantos, danças e teatro populares de Rondônia, um casal beradeiro conta a história do carimbó, desde suas raízes paraenses, e do seringândo - uma dança ancestral indígena viva.

15 de junho

9h – Oficina Escritas de si, com Febraro de Oliveira (MS).

11h – Contação de Histórias com o Grupo Bomboler (PA)

15h – Debate Literatura para Reexistir, com Otávio Jr. (RJ) e Preto Michel (PA). Mediação de Marcos Samuel da Costa (PA)

16h30– Debate Ficções em Trânsito, com Ezter Liu (PE) e Julia Raiz (PR). Mediação de Marcos Samuel da Costa (PA)

19h  – Apresentação musical do Grupo Tamboiara (PA)

Serviço 

Sesc Ver-o-Peso recebe o Festival Arte da Palavra 

Período: 12 a 15/06/2024

Programação completa no site: sesc-pa.com.br

Nenhum comentário: